Freguesia do conselho de Mafra, Ericeira é uma vila muito antiga. Diz-se que Ericeira, significa terra de ouriços. Se seriam os ouriços do mar, como o povo diz ou o ouriço-cacheiro, como dizem os historiadores, já é outra conversa. Mas a julgar pelo desenho,no antigo brasão da vila, existente no Arquivo-Museu da Misericórdia, seria mesmo o ouriço-cacheiro, o responsável pelo nome da Vila. Uma outra versão que encontrei na Marinha de Guerra Portuguesa, diz que os Fenícios chegaram ao local onde hoje se situa a Ericeira por volta do ano 1000 a.C. Á época da invasão romana da Península Ibérica, existiria no local das Furnas, um Santuário dedicado à deusa Ericina, cujo culto original se situava no monte Erix na Sicilia. Então o nome também poderá advir dessa deusa.
O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo Grão-Mestre da Ordem de Aviz, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que instituiu o Concelho da Ericeira, mas a sua história é muito mais antiga, sendo provavelmente anterior mesmo à sua ocupação pelos fenícios.Na carta do foral, faz-se referencia aos pescadores, pelo que deduz-se seria uma povoação que vivia essencialmente da pesca.
O seu porto, foi pólo de grande desenvolvimento, chegando a ser considerado o quarto do país, logo atrás de Lisboa, Porto e Setúbal. Com o avançar dos caminhos-de-ferro do Oeste, o seu porto foi perdendo influência. O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo Grão-Mestre da Ordem de Aviz, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que instituiu o Concelho da Ericeira, mas a sua história é muito mais antiga, sendo provavelmente anterior mesmo à sua ocupação pelos fenícios.Na carta do foral, faz-se referencia aos pescadores, pelo que deduz-se seria uma povoação que vivia essencialmente da pesca.
Aqui se diz que a rainha D. Maria Pia tomava banhos nesta praia e foi, na praia dos Pescadores na Ericeira que no século passado, D. Manuel II, sua mãe e avó, (a rainha D. Amélia e D. Maria Pia) embarcaram na fuga para o Brasil, aquando da implantação da República.
Hoje o turismo é a principal fonte de desenvolvimento da Ericeira. Cercada de belas praias,com uma alta concentração de iodo, e um belo clima, e uma boa oferta hoteleira, a Ericeira é muito procurada pelos veraneantes.
Sendo a única reserva mundial de surf na Europa, e a terceira no mundo, a freguesia é conhecida mundialmente pelos praticantes de surf e bodyboard, especialmente as praias de Foz do Lizandro, e a Ribeira d'ilhas.
Situada, a 35 Kms de Lisboa, 18 de Sintra e 8 de Mafra, a vila beneficia também dessa proximidade.
O Sumol Summer Fest, maior evento de música reggae do país, que se realiza todos os anos na Ericeira em Julho, trás à vila milhares de pessoas, na sua maioria jovens.
Para quem gosta de conhecer bem o local onde passa férias, aconselho uma visita ao Forte de Milreu, também
conhecido por Forte de S. Pedro, ao Forte Nossa Senhora da Natividade. Podem ainda visitar a Igreja Paroquial de S. Pedro, ou às 4 capelas existentes na freguesia.
Na gastronomia, existem variados e saborosos pratos de peixe, marisco. Destaque para os pratos de choco, que dão origem até a um festival gastronómico.
.
14 comentários:
Não me lembro de lá ter ido. Mas até me senti a viajar um pouquinho ao ver estas imagens!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Bom dia. Parabéns pela publicação interessante :))
Obrigada
Bjos
Votos de um óptimo Domingo.
Lugares e paisagens bonitos, por aqui.
(também tem multas de estacionamento...)
E fiquei a saber alguns pormenores históricos. Obrigado, amiga Elvira.
Abraço!
jorge
www.tintapermanente.pt
Nunca fui à Ericeira, mas este ano está no meu programa!
Hoje, especial: Silenciosamente a sós, no meu destino. [Poetizando e encantando]
Beijos e um excelente fim de semana!
Gosto muito de lá ir comer um bom peixe.
Um abraço e bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Gosto muito da Ericeira e os seus olhares estão magníficos!
bj
Un post que convida a visitar Ericeira. Agradezo toda a información sobre o lugar e gostaría de visitar algun día. Ha tanto que ver en Portugal! Para o conhecer un pouco tería de morar la un tempo. Interesante tudo o que dí dende o ponto de vista histórico como de esparcimento. Sinto non poder asistir a ese festival de reggae e poder bailar ao ritmo da música. Feliz verán, Elvira. Uma grande aperta.
Fantásticas imagens gosto de ver,
desses lugares por onde já passei
sinceramente, nunca me cansarei
de sempre e só as verdades dizer!
Tenha um bom dia de Domingo amiga Elvira.
Um abraço.
Fui várias vezes à Ericeira, felizmente, no tempo em que havia menos automóveis e menos turistas a atravancar tudo.
Bonitas fotos. Deve ser um lugar muito agradável ao vivo. Sempre ouço boas referências.
Bom final de domingo...
Boa tarde, querida amiga Elvira!
Amei Ericeira e achei-a elegante e charmosa.
Gostei de ver mais sobre esta
cidade linda.
Tenha dias felizes!
Bjm fraterno de paz e bem
Boa tarde Elvira,
Ericeira, a bela Ericeira, que depois de Sintra é a vila onde vou mais vezes passear e desfrutar da suas belezas!
Obrigada pela magnifica partilha.
Beijinhos,
Ailime
Olá Elvira! Sempre nos ofertando belos e importantes passeios turísticos. Muito obrigado por partilhar tamanha beleza.
Abraços,
Furtado
Tinha de vir espreitar este post, que me escapou, no outro dia!...
O meu recanto junto ao mar de eleição!... Pelo que adorei apreciar, por aqui, imagens de lugares, por lá, que tão bem conheço, e que me são tão familiares!
Adorei o texto, Elvira, que me deu a conhecer mais alguns detalhes, desta vila, que tanto aprecio!
Beijinhos
Ana
Enviar um comentário