Seguidores

1.7.18

PENICHE A CAPITAL DA ONDA


Hoje a minha sugestão vai para Peniche. Essa mesma, a cidade mais ocidental da Europa e em cujo forte, estiveram presas várias figuras, opositores ao regime político que vigorou em Portugal até Abril de 74. Entre eles estava Álvaro Cunhal, que com outros nove companheiros protagonizou a mais espectacular fuga de que há memória em Portugal. Claro que a fuga foi preparada ao pormenor no interior e exterior, mas quem visita o forte, sabe que por muito bem preparada que fosse, foi muito arrojada e sobretudo muito arriscada, já que se tratava de uma prisão de alta segurança, que os presos estavam no piso superior, que tinham de descer ao pátio do forte, o que fizeram utilizando o tronco de uma árvore, atravessar o pátio até à muralha exterior, a qual descem por uma corda feita com lençóis, para o fosso exterior do forte. Daí saltaram o muro que os separava da vila, onde os carros os esperavam para os locais anteriormente combinados. Ficou conhecida como "A fuga dos dez"



Diz a história que Peniche já foi uma ilha, mas o assoreamento ao longo dos séculos, transformou a ilha, na península que hoje é.


Cidade que vive essencialmente da pesca, o antigo porto junto ao forte mantém o pitoresco das zonas piscatórias. E se hoje Peniche é o maior porto de pesca tradicional do país, já ostentava esse titulo no 
reinado de D. Dinis.
Para quem se interessa por história, a Gruta da Furninha, tem muito a contar.


Conhecida como a capital da onda , Peniche possui lugares lindíssimos, praias maravilhosas, e óptimas condições para os desportos náuticos.


Em terra além do Forte, cuja construção inicial, data do séc. XVI, e que foi sucessivamente ampliado até ao séc. XIX, podemos visitar a igreja matriz (com azulejos do séc. XVII)a igreja da Misericórdia (com pinturas de Josefa de Óbidos) de S. Pedro, de Nª Srª dos Remédios, (com azulejos do séc. XVIII) e o Forte de S. João Baptista, na Berlenga grande.


A Baía entre o Baleal e Peniche e de rara beleza. Do lado norte a Praia do Lagide local excelente para a prática de surf e bodyboard, durante todo o ano. Do lado sul a Praia do Baleal, com um extenso areal e águas mais tranquilas.




A estrada para o Cabo Carvoeiro (o 2º mais ocidental da Europa) é de extrema beleza, pelo exotismo das suas rochas esculpidas pelo mar. Ao fundo podem ver-se as Berlengas embora não apareçam nas minhas fotos.


Na gastronomia abundante em peixes sempre muito frescos, podem deliciar-se com a maravilhosa caldeirada de Peniche, sardinhas assadas, Lagosta suada à moda de Peniche, e a maravilhosa sopa de peixe. E para sobremesa os Esses de Peniche e os Pastéis de Peniche.  


Aconselho uma visita à Fortaleza, ao seu Museu e aos ateliers de renda de Bilros.


Aconselho igualmente uma visita às Berlengas ilhas de maravilhosas paisagens, Reserva Natural, e ao Forte de S. João Baptista.



E a Praia da Consolação? Dotada de excelentes condições terapêuticas pela sua concentração de iodo é procurada por milhares de pessoas todos os anos. Ah! já me esquecia. A festa em honra da Nª Senhora da Boa Viagem, cuja procissão é feita em terra e no no mar em barcos lindamente engalanados na primeira semana de Agosto.
Então, vamos até Peniche?




Nota: Todas as fotos que utilizo neste post são minhas excepto as duas das Berlengas. A primeira é de Joana Andrade e a segunda, desconheço o autor. 

19 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Peniche?
Peniche é fixe!

https://conversavinagrada.blogspot.com/2016/08/opcoes.html

Larissa Santos disse...

Bom dia Amiga. Obrigada pelas suas maravilhosas publicações:))

{ BC - Poetizando } Um enigma se sente no ar

Bjos
Votos de um óptima Domingo

Tintinaine disse...

E eu que julgava que só se ia a Peniche para comer uma caldeirada!

Cidália Ferreira disse...

Bom dia!
Mais um "passeio" bastante interessante!! Amei! Obrigada



Beijos e um excelente Domingo

São disse...

Parece impossível, mas nunca visitei Peniche com tempo e no Forte estive no dia anterior ao do seu encerramento e não deu para fazer visita.

Grande abraço, domingo feliz

chica disse...

Beleza de lugar e aqui mais uma sugestão maravilhosa! beijos, tudo de bom,chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Fiquei a conhecer muito mais sobre Peniche.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Manu disse...

Tudo aqui ntão pertinho de mim, sendo todos os locais que gosto de visitar.

Uma reportagem muito boa!

Abraço Elvira

lis disse...

Que bom passear por Portugal pelos seu olhar Elvira_ exímia observadora e maravilhosa escritora e poeta.
Estive em Lisboa e o pouco que pude ver me deixou encantada.
Peniche fica anotado para um próximo passeio.Falar em ondas altas estive em Nazaré _as ondas mais altas do mundo_ a época nao era de ondas mas o mar é belissimo as muralhas e o visual deslumbrante.
Grande abraço e boa semana

Maria Rodrigues disse...

Excelente reportagem fotográfica e escrita.
Há anos que não vou a Peniche, fiquei com vontade de ir novamente visitar.
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Adoro Peniche e as fotos são maravilhosas.
Ainda ontem lá estive onde participei mais uma vez da caminhada das Fogueirinhas, que assim como a corrida das Fogueiras começam às 21,30h, seguidas de uma sardinhada no pátio junto aos Bombeiros oferecida pelo Município. Um convívio muito alegre com cheiro e sabor a sardinhas;))!!
Um beijinho e bom domingo.
Feliz Julho.
Ailime

jorgesteves disse...

É, sempre foi, dos meus locais favoritos! Lembro sempre, com saudades tremendas, uma louca e desajuizada semana, passado nos Farilhões; um grupo de quatro fedelhos e a colaboração de um mestre de traineira, tio de um dos improvisados Crusoe. Loucura, mas imorredoura!...
Abraço!
jorge

www.tintapermanente.pt

Graça Sampaio disse...

As Berlengas são uma maravilha! Vale a pena lá ir.
Temos um país deliciosamente bonito!

Beijinhos

Fatyly disse...

Mais um momento de recordar locais onde há muito que não vou e fico-te tão agradecida:)

Beijocas e um bom dia

Rui disse...

Das cidades do Centro litoral será muito provavelmente aquela onde mais vezes estive ! :))
O Forte de Penhice, com a sua história de que tão bem me lembro ! ... mas não só ! Não faltam motivos de interesse e beleza nesta linda cidade.
Curiosamente para mim, nunca me decidi a ir às Berlengas ! :((

Abraço

luisa disse...

Nunca fui às Berlengas... Deve ser um verdadeiro paraíso. :)

Rosemildo Sales Furtado disse...

Mais uma vez nos ofertas mais um passeio turístico. Muito obrigado pela parte que me toca.

Abraços,

Furtado

Smareis disse...

Bom dia Elvira!
Esse lugar deve ser encantador. É de encher os olhos. Que passeio em?
Adorei as imagens.
Uma boa semana, e um grande mês de julho.

Lua Singular disse...

Oi Elvira,
Quantas histórias temos para contar, umas tristes que nem penso e as boas também não gosto de recordar, Agora é um dia após o outro.
Adorei
Beijos
Lua Singular