Seguidores

21.5.18

CONVERSANDO COM O LEITOR


Mais uma história chegou ao fim. Terá agradado a uns e não a outros o que é normal, mas foi a história mais difícil que escrevi até hoje, porque eu tinha escrito uma história a ser publicada em 28 dias que se chamava "A promessa". Nela o Carlos casar-se-ia com a Luísa, que carente pela morte do marido se apegaria a ele, enquanto ele cumpriria a sua promessa com o coração sofrendo de amor pela Emília. De vez em quando eu penso escrever uma história que não acabe bem, e esta era uma delas. Acontece que  quando vos pedi um título para a história, a grande maioria escolheu  "Renascer". Então disse-vos que eu escolhera "A Promessa" e perguntei qual dos dois preferiam. "Renascer" foi a vossa escolha clara. 
Esse titulo não encaixava na história que eu tinha idealizado, e vai daí apaguei tudo, a partir do capítulo XV e mudei toda a  trama, acabando  por torná-la diferente e bem mais longa. 
Depois quero dizer-vos que apesar da história ser ficção, baseou-se em alguns factos reais.  
Por exemplo começa por dizer que Salazar já tinha caído da cadeira mas ainda estava no governo. E isso foi real no final de Agosto de 1968, data em que situei o início desta novela.
Já morreu um primo meu, que foi gravemente ferido no norte de Angola, e que esteve vários meses inconsciente num hospital de Angola, após meus tios terem recebido um telegrama com a notícia da morte dele, em Março de 1965. Não era fuzileiro, mas do exército, e não perdeu a memória, mas todo o tempo que esteve em coma, a família chorava a sua morte, e a minha tia mandava rezar missas pela sua alma.  O acidente na ponte da vila de Peso da Régua, também foi real, aconteceu em Maio de 1964, quatro anos antes do Carlos a minha personagem, ter recuperado a memória, exatamente como a Emília lhe diz. 
A decisão da Luísa de manter uma viuvez até ao fim dos seus dias, incompreensível nos dias de hoje, não era caso raro na época. Minha tia Palmira, recentemente falecida, ficou viúva em 1969 com dois filhos pequenos e assim se manteve até à morte. Uma amiga minha casada com um pescador de bacalhau do navio Creoula, Também ficou viúva nos anos 60 com uma menina de dois anos e outra de poucos meses. Vive aqui perto e ainda hoje já bisavó, guarda a memória do marido na viuvez que mantém. 
As festas de Nossa Senhora do Socorro também acontecem em Agosto. Os guardas-florestais, também existiam, meu tio João, foi-o no parque florestal de Monsanto,  e a casa que eu descrevo era a sua casa, bem como a mítica fábrica de gelados  Rajá que ali existia. Esses gelados foram tão famosos na época, que ninguém dizia que ia comprar um gelado, mas que iam comprar um Rajá, fosse qual fosse o gelado, ou a marca. Finalmente a notícia  e a canção no capítulo final que todos sabem foi o sinal para a Revolução do 25 de Abril. Estes são os factos reais em que me inspirei para escrever esta novela. O resto é ficção.
Resta-me acrescentar que a vila de Peso da Régua, ou simplesmente Régua, foi elevada a cidade em 1985.
Espero que tenham gostado.



Um bem haja a todos os que têm perguntado pela minha saúde. Fiz exames na Sexta-feira. O resultado  demora oito dias. Entretanto desde ontem, quase não tenho tantas dores. Penso que o pior já passou. Vamos ver.

24 comentários:

Isa Sá disse...

As melhoras, rápidas, e que venham mais histórias.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

Recomende ao seu médico que a ponha boa depressa, pois não queremos perder a nossa novelista.
Boa semana!

Cantinho da Gaiata disse...

Bom dia amiga, espero que tenha rápidas melhoras.
Agradeço este fim, mas ter tudo escrito e depois mudar... deve ser complicado e ainda mais com as publicações diárias.
Mas adorei 😁.
Bjs

Larissa Santos disse...

Gosto sempre dos seus contos. Já espero outro.

Continuação das melhoras.

Hoje:- [ Poetizando e Encantado]-Conto as pétalas, e almejo a tua graça .

Bjos
Votos de uma óptima Segunda- Feira

O meu pensamento viaja disse...

As melhoras, Elvira.
Beijinhos

chica disse...

Tuas histórias me agradam sempre e essa mistura de realidade e ficção as tornam melhor ainda. Imagino o quanto trabalhaste pra escrever e reescrever...Valeu! Quando a próxima?

Tomara exames estejam de acordo! Fica bem! bjs, linda semana! chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

As melhoras minha amiga e espero que este problema de saúde seja uma coisa passageira.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Janita disse...

Como eu disse, logo no início, à Elvira, não acompanhei esta novela pelos motivos então explicados. Irei aguardar a próxima, esperando que não tenha resquícios da guerra no Ultramar.
Desejo que se sinta melhor e o resultado do exame seja tranquilizador.

Boa semana e um forte abraço.

Olinda Melo disse...


Olá Elvira


Muito obrigada e boas melhoras.

Bj

Olinda

Joaquim Rosario disse...

Boa tarde D.ª Elvira
Na minha humilde maneira de ver , você tem uma capacidade de autora muito acima da média , e tem com certeza muitos e fieis seguidores .
Continuação das melhoras , e quando puder estaremos á espera de novos contos e Poemas .
JAFR

Anete disse...


Sempre gosto do que escreve, Elvira! Parabéns novamente!!
Melhoras e bons resultados dos exames...
Uma linda semana... Bj

Edum@nes disse...

Se o destino é quem manda. Vencerá todas as promessas. De quem enganado anda. Neste mundo às avessas!

Desejo as suas melhoras, bem como um bom dia de Segunda-feira amiga Elvira.
Um abraço.




António Querido disse...

Muitos contos, muitas novelas tem ainda para nos contar, e nós cá estaremos para as ler, temos que lutar pela vida sempre sorrindo!

AS rápidas melhoras e o meu abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

A próxima novela acompanharei, minha amiga, as coisas por aqui se juntaram, parece que fizeram um complô! Os finais de suas novelas sempre surpreendem, vamos à outras. Na verdade sempre existe alguma coisa de real que colocamos meio camufladamente...rsrs A ficção e a realidade se misturam, aí é que fica bom!!!
Beijo!

Teresa Isabel Silva disse...

Melhor que a história foi mesmo saber estas curiosidades... Vou agora esperar ansiosamente pela próxima!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Cidália Ferreira disse...

Esta história foi muito bonita. Ainda bem que inseriu nela factos reais, pois assim torna-se um pouco mais "suave" a escrever. Sou do tempo em que a minha Mãe recebia telegramas de um tio meu que estava no Ultramar.. Parabéns! Amei!!

Beijo. Boa noite

Gaja Maria disse...

Essa mistura de realidade com ficção anima a história tão bem contada e dá-lhe ainda mais interesse. E as melhoras Elvira. Abraço

Kique disse...

Elvira que tudo corra bem as melhoras
Bjs
Hoje em Caminhos Percorridos - Chega uma altura na vida...

Fatyly disse...

Gostei deste final e foi de facto mais uma história de amor bem narrada e escrita:)

As tuas melhoras e vai correr tudo bem! Força!

Beijocas

Rui disse...

Uma das coisas que eu admiro na sua escrita é precisamente essa mistura da ficção com alguns factos reais, que lhe permitem enquadrar na perfeição cada situação com a respectiva "data" e inclusive lembrar-nos situações reais vividas naquelas alturas, perfeitamente enquadradas.
E isso, é muito importante para quem está a acompanhar a trama e dessas situações mantém memória !
Isso trás "realidade" aos contos ! Por vezes fica-se espantado com a sua precisão cronológica das coisas passadas !

Quanto à alteração da estória ,... eheh... os leitores passaram-lhe uma rasteira, mas acho extremamente interessante este tipo de escrita em que se vai escrevendo o quê, em função das opiniões e comentários dos leitores ! ...Um desafio deveras aliciante e muito trabalhoso, porque em cima do acontecimento !

Mais uma vez, Elvira, adorei e para si, os meus parabéns !!!

Abraço

Rosemildo Sales Furtado disse...

Conforme falei no comentário anterior, gostei bastante e adorei o final. O único problema é que ficou aquele gostinho de quero mais. Bela história/estória Elvira! Parabéns!

Abraços,

Furtado

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Gostei muito da história e dos elementos históricos ou outros com que compôs, fazendo com que fosse um sucesso.
Beijinhos,
Ailime

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Essa história pode ter sido difícil para você escrevê-la, mas para nós leitores foi uma das melhores, bom enredo, aspectos reais e irreais entrelaçando-se entre si, atribuindo mais emoção e veracidade dos fatos. Amei e que Deus continue a restaurar sua saúde. E vamos para acompanhar a nova história de mais sucesso, com certeza!
Beijos carinhosos!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

GOstei do conto e do seu final.
boa semana.
beijinhos
:)