Seguidores

18.3.19

UM HOMEM DIVIDIDO - PARTE IV







Depois das festas de Natal, António aconselhou-se com o cunhado sobre como aplicar o dinheiro, de forma rentável de modo a que pudesse não só multiplicar a sua fortuna, como vingar-se do seu ex-patrão, pois essa ideia era como uma droga no seu espírito. Ele acreditava que o seu pai morrera por causa do desgosto de pensar que o filho se tinha apropriado do que não lhe pertencia. 
O cunhado era de opinião que há duas coisas de que o ser humano não abdica nunca. De comer, porque se o não fizer morre, e de querer parecer importante, estar bem na vida. E para isso, procura três coisas. Bons restaurantes, uma boa casa e um automóvel de luxo. Essencialmente o automóvel, pois quanto mais luxuoso, mais importância se dá a quem o tem.
E foram esses os seus primeiros investimentos. Um restaurante e um “stand” de automóveis. Ele mesmo, procurou mercados onde encontrar os melhores e mais frescos ingredientes ao melhor preço, para o restaurante, escolhera o chefe e os empregados. E estabeleceu além do ordenado, um prémio extra para cada um, se o restaurante obtivesse determinados objetivos. Esse incentivo criou neles o desejo de serem cada vez melhores e aumentarem cada vez mais a faturação. E três meses depois da inauguração, para se poder almoçar ou jantar no "Cozinha Portuguesa", já era necessário marcar mesa com uma semana de antecedência. Então abriu outro, numa cidade vizinha. Sempre com o mesmo método, e o mesmo nome, foi criando uma cadeia de restaurantes, nas principais cidades do país. Em três anos, os restaurantes "Cozinha Portuguesa" eram reconhecidos em todo o país, como símbolo de bom gosto e qualidade. O negócio dos carros também ia muito bem. Meio ano depois do seu regresso, António fora procurado por Júlio Correia, o seu ex companheiro de apartamento e de fortuna. Júlio queria tornar-se sócio no negócio dos automóveis, e assim não só tinham expandido o negócio a outras cidades, como o tinham alargado ao aluguer de carros. 
Três anos após o seu regresso, António Ferreira, quase duplicara a sua fortuna inicial, e  transformara-se num dos empresários mais bem sucedidos do país.
 Sempre assessorado pelo cunhado, a quem contratara os seus serviços de advogado, oferecendo-lhe além de um bom ordenado uma participação de cinco por cento nos negócios, o empresário aprestava-se para se envolver no negócio das imobiliárias, comprando uma pequena empresa que se encontrava insolvente. Nos dois anos que se seguiram, usou de uma política agressiva na imobiliária, não só em prol do seu crescimento, mas também visando afundar a empresa do seu inimigo. Agora, a sua empresa era a maior e mais importante do país. E finalmente estava prestes a vingar-se do homem que dezassete anos antes, lhe destruíra a honra e causara a morte do seu pai. Mas para além de arruinar o seu ex-patrão, António tinha um sonho.  Casar-se com a jovem  Paula única filha do seu inimigo.   
Ele conhecera Paula, há quase dezoito anos, quando trabalhava nos escritórios do pai dela. O Jorge, era viúvo, e costumava levar a filha para o escritório, quando a ia buscar à escola. Paula teria na altura, nove ou dez anos. Era uma garota tímida, alta e sem graça, mas que tinha os mais belos olhos verdes que ele já vira. E também os mais sofridos. Às vezes, António quase sentia uma necessidade premente, de abraçar a miúda e tentar por um pouco de alegria naqueles olhos. Depois que fora despedido, nunca mais a vira, até há cinco anos atrás quando do seu regresso de Paris, se cruzou com ela no Banco. Era uma mulher muito bonita, que caminhava com segurança, em nada fazendo lembrar a menina tímida que ele conhecera, exceto nos olhos.
Reconhecera-a imediatamente. E se em criança os seus olhos o impressionavam, naquele dia deixara-se enfeitiçar.
Desde esse dia, as suas fantasias passaram a ter um nome. Paula Maldonado.
E ele passou a sentir-se um homem dividido. Por um lado, pensava na jovem, como alguém a quem amar, uma companheira para a vida, a quem desejava fazer feliz, sem qualquer esquema de vingança. 
Por outro lado, casar com a filha do homem que o considerava ladrão, era mais uma forma de se vingar do seu ex-patrão.


A recuperação do meu olho, continua muito lenta. Tanto que por vezes  chego a duvidar das melhoras. Continuo com o tratamento e os cuidados que o médico recomendou. 

21 comentários:

noname disse...

A história adensa-se, vou esperar para ver, o que a Elvira nos reserva.

Continuação de melhoras.

Pedro Coimbra disse...

Vingança é um sentimento que me revolta.
Não gosto, não sou assim.
Boa semana

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Dois desejos que se podem tornar perigosos , já que um não tem nada a ver com outro . Mas por vezes a vida traz-nos muitas surpresas e é com elas que aprendemos !!
JAFR

Tintinaine disse...

Tem mulher bonita na história e isso faz-me gostar dela sem reservas.
Bom dia e as melhoras para esse olho que tanta falta faz. Ver o mundo com um olho só não é grande solução!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Importante seguir os conselhos do médico minha amiga e as melhoras, aproveito para desejar uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Isa Sá disse...

As melhoras rápidas!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Os olhares da Gracinha! disse...

Que recupere em bem!
...
Vou em busca do capítulo 3...e reler este!
Bj

chica disse...

Esse sentimento não o faz bem viver!!! Tá linda a história! Te cuida bem do olho,Elvira! Boa semana! bjs,chica

Larissa Santos disse...

Adorei. Quando uma pessoa é acusado inocentemente, luta para que se "faça justiça" mais tarde ou mais cedo. Ele deve sorte. :))

Hoje:- Mesmo que faltem as forças, eu vou...

Bjos
Votos de uma óptima Segunda- Feira.

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Elvira!
Que seu olho fique logo bom de vez!
Li todos capítulos anteriores e vamos ver como o homem se resolve com

questões do passado.
Tenha um início de nova semana mais perfeita serenidade.
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
🙏🌷😘

Cidália Ferreira disse...

Ou seja, apesar que querer "fazer vingança", e amar a Paula, tem medo de um dia ela descobrir e deixá-la magoada! AMEI!


Momentos sempre únicos...
Beijo e uma excelente semana!

Teresa Isabel Silva disse...

Estou a gostar de acompanhar a história.

Quanto à recuperação, de certeza que vai acabar tudo bem, não tenhas dúvidas disso!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Edum@nes disse...

Só não estou de acordo em ele continuar com a ideia de se vingar do ex-patrão. Ele que case com a menina dos olhos bonitos se ela quiser. E faça ver ao seu sogro que é um homem inteligente. E para lhe provar que não é gatuno, vá à máquina da verdade!

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Janita disse...

Não gosto nada dessa coisa de vinganças. Que ele queira fazer justiça e limpar o seu nome é uma coisa, agora continuar obcecado com a ideia de se vingar do Maldonado, através da filha inocente de tudo, está mal, muito mal.

Quanto ao seu olho operado, já nem sei que lhe diga... se descanse a vista e se cuide, se espere e tenha fé na medicina. Acho que o melhor é dizer-lhe as duas coisas.

Um abraço e as melhoras

Emília Pinto disse...

Estou, claro a acompanhar a história. Espero que ele não leve a cabo a ideia de vingança, pois em geral, isso não dá certo, Elvira, fiquei triste por não te ver totalmente recuperada, mas, de certeza que, embora lentamente, o problema vai-se resolver. Tu és forte e vais saber esperar. Um beijinho de grande amizade. Virei aqui para saber, principalmente, da tua recuperação.
Emilia

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Uma pena que continue a pensar em vingança nomeadamente quando pensa em casar com a filha do "inimigo"!
Gosto do início desta história que muito ainda tem para nos oferecer.
Elvira Desejo-lhe boas melhoras. Descanse a sua vista.
Beijinhos,
Ailime

Kique disse...

Que a recuperação seja rápida
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Homens de tanga

Rui disse...

Creio bem que algum facto irá conseguir dissipar esse desejo de vingança, que só servirá para compensar o "amor-próprio", mas absolutamente mais nada.
A vingança não poderá conduzir a nada e creio que esse "facto" terá um nome de mulher ! :))
A incógnita é, como irá isso acontecer ?... :)

Quanto aos olhos, lembre-se que o médico disse que seria um processo muito lento !

Abraço e Tudo de Bom

Gaja Maria disse...

A história está interessante. As melhoras Elvira.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Mesmo com sentimento de vingança, mas a história promete emoções românticas e fortes.
Beijos!

cata-vento disse...

Continuo atenta ao desenrolar da novela. Espero que o rumo que ele quer dar à sua vida não seja perigoso. Estará mesmo apaixonado pela Paula Maldonado ou haverá nisso um misto de vingança que poderá tornar a vida a dois num inferno. Como perdoará ele o sogro, se o vier a ser, caso o casamento se concretize? Como deixara ele de o ver como o causador da morte do pai? Conseguirá perdoar-lhe? Conseguirá dar uma vida feliz à Paula? Estou preocupada e ao mesmo atenta ao desenrolar dos acontecimentos.

Beijinhos