Seguidores

8.3.19

DIA 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Para todas as mulheres que por aqui passem, amigas ou não, conhecidas ou desconhecidas, neste dia que se convencionou ser da MULHER, (como se nós não o fossemos todos os dias) e que devia ser uma jornada de luta, pela igualdade de direitos, pela dignidade, e pelo respeito, e infelizmente está convertido a pouco mais que  almoços e jantares de mulheres, que uma vez por ano se juntam em locais mais ou menos aprazíveis, onde se divertem festejando a data, comendo e bebendo, e até gracejando com os empregados. 
E enquanto centenas de mulheres, festejam assim o dia, outras há que são maltratadas, violadas e violentadas, (algumas até à morte) escondidas e envergonhadas, na prisão em que se tornou o lar com que sonharam.
A vida de milhões de mulheres em todo o mundo, é como a roseira de foto. Por cada momento de amor (rosa) vivem dezenas de maus tratos, físicos ou morais (espinhos).
Então que o dia seja de luta e de afirmação. 
Mas lutar pela igualdade, não é copiar os defeitos dos homens.
Nós mulheres, não precisamos que os governantes façam um bonito discurso alusivo ao dia.
Precisamos que façam cumprir as leis, que nos dão o direito a não ser discriminadas por facto de sermos mulheres. Que nos paguem salários iguais, quando executamos as mesmas tarefas. E que nos respeitem como ser igual.
Também não queremos que os nossos pais, irmãos, amigos, namorados, maridos e filhos, nos mimem com flores, jantares, ou idas ao cinema, uma vez por ano, e nos humilhem, maltratem ou nos ignorem no resto dele.
Nós não queremos tirar o lugar aos homens, nem ser melhores que eles, queremos estar a seu lado como seres humanos, diferentes no género, mas iguais em direitos e deveres.
Não queremos ser mais um número nas estatísticas da violência doméstica, cujos números são assustadores. 
Queremos que nos retribuam o amor e respeito, que lhes devotamos. 
Será pedir demais?
O meu maior sonho, seria ver abolido este dia, porque a 
a sociedade se tornara verdadeiramente igualitária.



Nota: Aos que perguntam como estou, informo que estou desejando ir no dia 12 fazer novos exames e falar com o Prof. para ver se ele me diz como está a evolução, porque melhoras, eu não noto nenhumas. O olho continua fechado, por vezes abre uma nesga, mas ver não. 



.




18 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Cara amiga
Viva
A Utopia!

Desejo-lhe um promissor
dia doze

chica disse...

Feliz dia das mulheres,Elvira e que dia 12 traga o que todas esperamos: boas notícias! bjs, chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Que seja um grande dia e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Tintinaine disse...

Depois de um discurso desses fiquei sem palavras. Mas posso dizer que admiro as mulheres em muitos aspectos, onde os homens são uma nulidade.
Bom fim de semana!

Mariazita disse...

A luta efectiva pela igualdade de direitos começou há muitos anos, em inícios do século XX.
Daí para cá muito se conquistou, sem dúvida. Mas o que ainda falta representa trabalho árduo. Não podemos baixar os braços.
Gostei muito do seu texto.

Nos últimos dias não tenho ido muito ao Face (onde costumo inteirar-me da saúde dos seus olhos). Começam os concursos na Universidade (a amiga sabe...) e o tempo escasseia.
Por isso gostei que tenha dado aqui notícias acerca da sua saúde. Não são as que se desejariam... mas tudo se vai resolver, assim espero.
Melhoras rápidas é o que desejo.

Bom Fim-de-semana
Abraço
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Os olhares da Gracinha! disse...

As melhoras e um belo de um dia especial!!! Bj

António Querido disse...

Eu não fui buscar tanta inspiração, mas quis dizer a mesma coisa em menos palavras, a mulher não pode baixar os braços e lutar cada vez mais pelos seus direitos!

Rápidas melhoras AMIGA ELVIRA.

Cidália Ferreira disse...

Obrigada pela parte que me toca! AMEI <3

Mulher; Nome forte, neste mundo tão ingrato
Feliz dia Internacional da Mulher
Beijos e bom fim de semana.

Anete disse...


Uma mensagem reflexiva demais...
Melhoras, Elvira, o processo é lento mas creio que está ocorrendo para o seu bem... Mais paciência e força...

Que hoje possamos nos alegrar por sermos mulheres que lutam, conquistam e têm um Deus Todo-Poderoso/Amoroso!!!
O meu abraço

_ Gil António _ disse...

Escreveu grandes verdades. Rápidas melhoras para si.
.
Cumprimentos
.
** Mulher: o equilíbrio do inseguro mundo **

Majo Dutra disse...

FORÇA, AMIGA.

ABRAÇO GRANDE.
~~~~

Olinda Melo disse...


Tudo de bom para si e para todas as mulheres em todos os dias do ano, é o que eu desejo.

Boas melhoras.

Beijinhos

Olinda

teresa dias disse...

Vivam as MULHERES!
Excelente texto.
Fique bem, Olinda.
Beijos.

Edum@nes disse...

O que eu mais desejo neste dia Internacional da Mulher e sempre, é que entre homens e mulheres, não haja mais violência. Substituam-na por amor e carinho!

Desejo também amiga Elvira, a recuperação de sua visão. Um abraço.

CÉU disse...

Olá, estimada Elvira!

E já somos duas a pensar da mesma forma. Um dia pra nós, para quê? Os dias são todos do homem e da mulher. Que eu saiba, não há dia internacional do homem, ora isto é discriminação, a meu ver.

E já foram assassinadas 12 só este ano. Nem k fosse só uma, já era muito. Têm de criar-se leis para punir, severamente, os assassinos.
Eu, que sou a favor da pena de morte, em casos extremos, e este é um deles, mandaria fazer, caso fosse tribunal, o mesmo que o homem fez à mulher. Degolou? Vai ser degolado, também.

Então, a vista não tem grandes progressos, mas tenho visto comentários seus nos blogues. Cuidado, não esforce! A recuperação é mto lenta, como já lhe tinha dito.
Dia 12 vai ter boas notícias.

Beijos e bom fim de semana.

Odete Ferreira disse...

Nunca são demais as palavras-grito e as palavras-poema. Por isso louvo as tuas e acompanho-te na denúncia.
Verifico que os problemas de visão continuam, desejo as melhoras.
Também andei a tratar uma meibomite...
Bjinho grato pela presença no meu espaço, que não posso cuidar por tempos.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um grande artigo sobre o tema!
Concordo plenamente e embora me encontre, depois de reformada, com colegas minhas num almoço, para nós é uma forma de recordarmos tempos de empresa onde trabalhámos a maioria uma média de quarenta anos.
Também ficarei muito feliz se puder ainda assistir à abolição deste dia.
Desejo que tenha boas notícias do seu médico.
Um grande beijinho.
Ailime

Victor Barão disse...

ÁMEN, minha amiga, simplesmente o meu ÁMEN

Abraço

VB