Seguidores

1.11.18

ESTRANHO CONTRATO - PARTE I




A terra era pequena mas agradável. Rodeadas de extensos pinhais, algumas casas térreas, dispostas em quadrado, formavam uma praça, quase totalmente ocupada por um cuidado jardim. No meio deste, um pequeno lago, com uma bela planta aquática, bancos pintados de vermelho, estrategicamente colocados sob a protectora sombra das árvores, e um coreto, onde aos domingos se exibia a banda dos bombeiros, ou o senhor Alberto com o seu acordeão. Na parte de cima do jardim, para quem entra na vila, uma pequena igreja dedicada à Imaculada Conceição.
 Do outro lado da igreja, a estrada que avança para o centro da localidade, a parte nova da terra, onde pontificam os prédios altos, as ruas mais largas, a escola, as lojas e centros de diversão.
Na igreja, habitualmente deserta àquela hora, da manhã realizava-se naquele dia um casamento.
Junto ao altar, um homem alto, impecavelmente vestido de escuro, e uma mulher de mediana estatura, envergando um saia-casaco azul celeste, trocavam as alianças.
Assistiam ao acto além dos padrinhos, uma mulher aparentando mais de trinta anos, que tinha a seu lado três crianças, e um bebé ao colo, e ainda três mulheres de meia-idade, que costumavam ajudar o padre a manter a igreja impecável, procedendo à limpeza do local, ou trocando as flores envelhecidas.
No altar, o homem curvou-se e depositou um leve beijo na testa da mulher. Por fim o padre procedeu à bênção final, e os noivos dirigiram-se com os padrinhos à sacristia, para a assinatura do registo do casamento. As crianças que até aí se tinham mantido mais ou menos sossegadas, saltaram do banco e correram para a sacristia, sem fazer caso da mulher que os chamava de volta. Uma pequenita loirinha, que não teria ainda completado os três anos, correu a agarrar-se às pernas do homem, que terminando a sua assinatura lhe pegou ao colo, e deixou que ela lhe envolvesse o pescoço num amoroso abraço 
Terminada a cerimónia de assinatura, saíram para o adro sob o olhar curioso das três mulheres. Aí despediram-se dos padrinhos e entraram no carro juntamente com a mulher que transportava o bebé adormecido e as restantes  crianças.

reedição

Um Bom feriado para todos


E um Novembro calmo e feliz para todos.

19 comentários:

chica disse...

Vou gostar de reler... Esse cenário na igreja Imaculada Conceição me encanta, pois casei numa igreja desse nome o início de nosso namoro aconteceu, por coincidência, no dia dessa santa...

Muito bom e3sse início... bjs, tudo de bom ,ótimo feriado! chica

Maria João Brito de Sousa disse...

:) Vou acompanhar. Para mim é uma estreia.


Abraço, Elvira.

esteban lob disse...

Empiezas otra de tus creaciones literarias, estimada Elvira, con los bríos y la calidad de siempre. Se ve atrayente.

Un beso.

noname disse...

Para mim é novidade :-)

Bom feriado, Elvira

Janita disse...

Assim, à primeira vista/leitura do primeiro episódio, parece-me estar a reconhecer a cena...verei com a continuação, se é a que penso.

Um abraço e um bom feriado.

Edum@nes disse...

Um estranho casamento, para quem desconhece o mistério em que estará envolvido?

Tenha um bom dia de Todos os Santos, amiga Elvira.
Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Não conheço. Vou gostar de acompanhar!

Sensibilidade de um olhar que te cativa.
Beijos - Boa noite!

Kique disse...

Relembrar uma grande historia é sempre bom
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Poesia com Rapadura...

Anete disse...


Já estou gostando do primeiro capítulo...
Um feliz Novembro! Aqui, é um mês muito festivo, tive os três filhos nele...
Bom feriado! O meu carinho...

Sandra May disse...

Estou aqui pra acompanhar, bem interessada...
Novas emoções virão, com certeza!
Bom final de semana, excelente mês de novembro e que Deus guarde a todos nós!

Quase Cinderela disse...

Gostei muito deste início.
Não conhecia ainda
Fico à espera do próximo capítulo :)
Beijinho grande

Unknown disse...


40 Funny Illustrations Proves That The World Has Changed For The Worse https://goo.gl/mE6zfU

55 Funny Illustrations of Two Kinds Of People In The World https://goo.gl/6GbZPy

45 Illustrations presenting the Brutal Realities of Life https://goo.gl/dmCEkW

Funny Illustrations Of Living As a Giraffe Or a Crocodile https://goo.gl/9sZWH3

Os olhares da Gracinha! disse...

Mesmo que o conheça...é sempre um bom momento poético!!! Bj

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Olá, oba essa vai dar para acompanhar e o primeiro capítulo é cativante.
Beijos!

Lua Singular disse...

Oi Elvira

No meu segundo casamento , meu filho ficou com minha prima.
Entrei só com meu futuro marido.
Foi o casamento do ano, ficou caríssimo.
Beijos no coração
Lua Singular

aluap disse...

Acho que a Elvira é como eu, a mim custa-me desprender do que escrevo e, por isso, releio de quando em vez, textos escritos à mais tempo. É como uma repetição na continuidade entre o terminar de um texto e o princípio de outro. Gosto da oportunidade de saborear um escrito, um conto, mais antigo.
Vou acompanhar.
Bom domingo e um abraço.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Mais uma bela história/estória que se inicia e, com certeza iremos gostar.

Abraços,

Furtado

Berço do Mundo disse...

Parece nova a história, será que não acompanhei da primeira vez? Vou tentar não perder pitada. Bom Novembro.
Beijinho
Ruthia d'O Berço do Mundo

Smareis disse...

Boa tarde Elvira!
Andei um pouco ausente, precisei viajar de urgências, problemas, familias, mas tudo bem, agora de volta.
Adoro esse inicio da história, principalmente esse casamento cheio de mistérios.
Vou ler alguns capitulos agora, e volto mais tarde pra ler o restante. Eu acho que quando vc publicou essa historia, não me lembro, mais acho que não li os capitulos finais. Agora eu vou até o final.
Beijos e uma boa tarde, e um excelente mês de novembro.