Seguidores

31.10.18

VAMOS FALAR DE COISAS SÉRIAS?


Vocês devem ter reparado que durante todo este mês de Outubro, tive esta foto no final dos mês posts. De facto convencionou-se que Outubro seja o mês de prevenção do cancro da mama, mas isso não quer de modo algum dizer que no resto do ano descuremos a observação dos seis, e ao menor sinal de alerta recorramos ao médico. Tenho a certeza de que as minhas amigas, estão cientes disso mas nunca é demais lembrar. Já perdi várias amigas, duas delas até aqui dos blogues, ceifadas pela doença. Mas também os homens devem estar atentos, já que embora mais raro ele também atinge os homens.
E agora que o mês rosa termina, começa Novembro, o mês azul, que se convencionou ser o mês de prevenção do cancro da próstata. 
Em Portugal surgem 4000 novos casos por ano e, apesar de ser o tumor mais frequente, se for diagnosticado e tratado numa fase inicial tem grandes probabilidades de cura na maior parte dos casos. E no entanto quantos homens continuam a morrer dele?
Por isso meus amigos, façam os rastreios, não descurem a vossa saúde. Não vou voltar ao tema, mas vou manter durante todo o mês esta imagem nos meus posts.

18 comentários:

chica disse...

Importante alerta,Elvira! Precisam mesmo se cuidar! beijos, chica

Edum@nes disse...

São mesmo coisas sérias. Vale mais prevenir do que remediar. Pela parte que me toca. Não remediei fui direitinho para o bloco operatório e submetido à cirurgia. Após a mesma levaram-me para o recobro onde passei a noite mais longa da minha vida. Nunca tinha tido tantas dores. Mas valeu a pena. Não era maligno. Segundo me informou o cirurgião, tiram-me 80% da próstata.

Tenha uma boa noite amiga Elvira.
Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Nunca é demais lembrar!
Tenho uma irmã de no prazo de 2 meses decidiu retirar a mama e cortar o mal pela raiz, pensamos nós.
Faço o rastreio de dois em dois anos.Mas tenho sempre medo, pois magoam-me sempre!

Sensibilidade de um olhar que te cativa.
Beijos - Boa Noite!

luisa disse...

Nunca é demais lembrar, Elvira.

Olinda Melo disse...


Muito importante este alerta, Elvira, tanto no que diz respeito às mulheres como aos homens.

Obrigada.

Bj

Olinda

Larissa Santos disse...

Cada vez mais é importante o alerta. Muito obrigada.


Bjos
Votos de uma óptima noite de halloween


Kique disse...

Um alerta muito especial
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Terapia de Grupo...

Pedro Luso de Carvalho disse...

Boa noite, Elvira, penso que a Campanha sobre o câncer de mama feita aqui em Porto Alegre, no mês de outubro, é dentre as demais campanhas a favor da saúde, a que tem mais participação das mulheres que se vestem com roupas cor de rosa, muitas delas com sombrinhas a passearem pelas ruas e praças da cidade. E todos aplaudem estas mulheres, que se recuperaram dessa doença.
Um bom resto de semana
Um abraço.

Rogério G.V. Pereira disse...

Eu chamo a isto

SERVIÇO PÚBLICO

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
A prevenção é importantíssima, tanto para homens como mulheres.
Não descuremos os exames de rotina.
Beijinhos e bom feriado.
Ailime

Pedro Coimbra disse...

Acredito que todos nós conheçamos vítimas desse mal terrível.
Abraço

Tintinaine disse...

Lá diz o ditado - Quem te avisa teu amigo é!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Este tema sempre me comove , e nunca é demais que se fale na prevenção , pois á cinco anos atrás se tivesse havido um pouco mais por parte dos medicos e não só , talvez eu hoje não estivesse aqui a escrever estas frases que muito me emocionam .

Por favor previnem-se.

Joaquim Rosário

Maria João Brito de Sousa disse...

Nunca é demais lembrar. Obrigada, Elvira.

Um bom Novembro azul.

Abraço

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

É sempre importante estes alertas para esta terrível doença.
Um abraço e bom Feriado neste dia de Todos os Santos.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Anete disse...

Prevenir é preciso e você está tendo uma ótima iniciativa, Elvira!...
O meu abraço neste comecinho de Novembro...

Rui disse...

Muito meritório de sua parte, Elvira !
Quantas vidas se poderiam salvar se houvesse a consciência dos resultados de uma vigilância e prevenção atempadas !
Quantas vezes não é a doença em si o maior problema, mas sim o seu estado de adiantamento !?...

Grande Abraço

Portuguesinha disse...

Ai Elvira, eu sou tão Neandertal nestas coisas!
Sou informada, sei que se devem fazer exames médicos a tudo e mais alguma coisa... mas procratino.
A sensação que tenho é que, se for mexer em ninho de vespeiro... sai problema. Bem avisei que sou Neandertal! Há algo em mim que vem nos genes, que é mais forte.

Eventualmente uma pessoa vai ao médico, faz exames rotineiros, escuta "está tudo bem" e agarra-se a essas palavras, que dali a cinco, dez, quinze anos ainda está a fazer efeito, embora provavelmente já tenham passado do prazo de validade.

O tempo passa depressa. Se for a ver, o último exame que fiz foi há uns anos que nem sei precisar. Mas, em caso de suspeita ou sintoma, aí sim. Vou logo procurar rastrear. Foi quando cheguei ao Reino Unido, há dois anos, que tive um susto. Não foi nada mas... só o susto já muda a forma de viver a vida.


Boa iniciativa.