Seguidores

9.3.18

A TRAIÇÃO - PARTE X

   


A ansiedade, com que João olhava a marcha lenta dos ponteiros do relógio, terminou no momento exato em que a campainha da porta soou. Lentamente, aparentando uma tranquilidade que estava longe de ser real, levantou-se e foi abrir a porta.
- Entra. Perdeste a chave?
Ela não respondeu. Passou na sua frente em direção à sala. Não se sentou. Ficou de pé olhando à volta. A sensação que tinha era de que nunca se tinha ausentado, pois tudo estava exatamente igual ao que era quando partiu.
- Senta-te, - disse ele acomodando-se num cadeirão em frente do sofá.
Esperou que ela se sentasse e então perguntou:
- Como está a tua mãe?
- Como queres que esteja? Não consegue dar meia dúzia de passos seguidos, não consegue fazer nada.
- Explicaste-lhe que a única solução é a cirurgia?
- Sim. E ela quer ser operada. Diz que, como se sente agora, não é viver.
-E então, qual é a tua decisão?
-Tenho hipótese de escolha?
-Não,- disse firme e até talvez um pouco rude.
- Aceito, com a condição de o fazer só depois da sua operação.
-Inegociável. Regressas esta noite mesmo. A tua mãe já jantou?
- Já. Já a deixei deitada. Mas João o meu pai está em viagem com o camião, a minha mãe não pode ficar sozinha na situação atual.
- Não tens ninguém que possa lá dormir hoje? Uma tia, prima, alguma vizinha?
- Não.
Bom, então esta noite ficas com ela, mas amanhã de manhã mando-te alguém para cuidar dela até ser internada segunda ou o mais tardar terça-feira. Quando regressa o teu pai?
- Não sei. Vou telefonar-lhe esta noite.
- Muito bem. Amanhã, quero-te em casa para o almoço.
- Quero, quero, quero… Que se passa João? Onde está o homem bom e compreensivo, com quem vivi?
- Quem sabe? Talvez tu, o tenhas assassinado!
- Trata-se então de uma vingança?
- Não. Trata-se apenas de querer em casa a minha mulher, já to disse ontem.
-Posso voltar para casa, mas não serei tua mulher. Não vou para a cama contigo.
- Isso, minha cara, era uma coisa para ver, se eu estivesse interessado. O que não é o caso.
Ela recebeu aquela resposta como se fosse uma bofetada. Ele continuou.
-Agora que já está tudo tratado, podes ir. Mas não te esqueças, volta amanhã antes do almoço. Não me faças ir buscar-te. Como vieste?
- De táxi.
-Tens o teu carro na garagem. Se tens a carta contigo, os restantes documentos estão no quarto. Vou buscá-los?
- Não. Eu apanho um táxi.
Levantou-se e dirigiu-se à porta. Ele seguiu-a, e quando ela já saía recomendou-lhe:
- Não te esqueças de trazer a chave. Não fica bem a dona da casa tocar a campainha.

24 comentários:

_ Gil António _ disse...

Passando e gostando de ler o seu belissimo texto em diálogo
.
Querendo ler é só clicar.
* Fogo de Amor: O Infinito da Mélica Ternura *
.
Votos de um dia feliz

noname disse...

Ainda não percebi o que ele quer. Mas, parece-me que não aprendeu nada.

Boa noite, Elvira

Janita disse...

Quem dera a muita mulher ter tido um marido desses, que é diferente, ora essa, menina Noname! O que tinha ele que aprender se foi ela que o deixou?
Porra, lá para a Lourdes. Deixou-o por causa duma suspeita, voltou por uma conveniência, é natural que ele, gostando ainda dela e tendo o orgulho ferido, tente mostrar uma frieza que não sente. Um homem não é de ferro. Vamos lá colocar-nos no lugar dele e tentar ser isentos!!

Bem...já estou a gostar mais disto. Ele que fique firme, mas é...:)
Cá estou lendo e torcendo para que tudo entre nos eixos.

Um abraço.

noname disse...

Olá menina Janita. Leu a menina a história desde o início? Ou não terá tomado atenção ao facto de quando ainda com ela, ela mal o ver, por excesso de trabalho? Ter um marido para lavar cueca, não chega a muita mulher com um marido desses. ahahahahaha

Cidália Ferreira disse...

Puxa está a causar-me nervos o João. Chantagem e exigência. Irra!!
Mas será que vai dar certo? Estou curiosa!!!

Beijo. Bom fim de semana.

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Mau mau Maria, nesse caso Odete e João. Vejam lá mas é se se entendem de uma vez por todas?
Não lhes ficam bem continuarem de costas voltadas, marido e mulher. Se é que, verdadeiramente, se amaram?

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira. E que das nuvens continue a cair água na terra onde ela fizer mais falta sem causar danos nem pessoais nem materiais.
Um abraço.

Teresa Isabel Silva disse...

Cada vez gosto mais!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

chica disse...

Ele está se achando o poderoso.Chato assim...Chantagem e no fundo ele sabe que ela gosta dele...Vamos ver!!! bjs, tô gostando muito! chica

Isa Sá disse...

A passar por ca para acompanhar a historia

Joaquim Rosario disse...

bom dia
como de costume o conto está a ficar ao rubro e a deixar os leitores em pulgas . acho porem que o doutor não está a ser coerente com a decisão que está a tomar , mas vamos aguardar para saber o final .
JAFR

Larissa Santos disse...

Um Médico nuca devia de fazer nada por interesse. É ir contra os princípios. Tem outro nome que agora não me ocorre. Vamos a ver como termina. Gostei, mas...

Hoje:- Alma que Vagueia.
.
Bjos
Votos de um bom Sábado.

Tintinaine disse...

Estou a adivinhar que vai sair daí coisa grossa, só não consigo saber o quê.

Manu disse...

Um marido totalitário e arrogante.
Fico a aguardar o desfecho da história, mas presumo que não vem aí nada de bom.

Abraço Elvira

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Palpita-me que vem aí "mau tempo".
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Cantinho da Gaiata disse...

Esse João está a ser muito brutinho, será que vai levar a Odete a bom porto.
Estou curiosa.
Bjs

Smareis disse...

Ele esta achando que é o dono da situação. Coitada da Odete!
Bjs!

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
O João está a pressionar muito...
Não será assim que conseguirá alcançar os seus intentos.
Beijinhos,
Ailime

Gaja Maria disse...

Ambos tem queixas um do outro embora se amem. Curiosa para ver o que vai dar.
Abraço Elvira

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

A curiosidade aumentando diante do clima de romance, intrigas, desejos amor e ódio.
Abraços!

redonda disse...

Se a ideia dele é reconquistá-la, não se está a portar nada bem...

Unknown disse...

A tática usada por João pode até dar certo, mas não acho que seja a correta. Acho que ambos deveriam partir para um diálogo civilizado para chegarem a um denominador comum.

Abraços,

Furtado

Andre Mansim disse...

Ele está pegando bem pesado!!!