Seguidores

8.8.19

LONGA TRAVESSIA - PARTE XIX






Nessa noite, enquanto deitava o menino, pensou que se esquecera de avisar Rui, que na semana seguinte entrava de férias. Desde que entrara na firma, sempre deixara metade das suas férias para o fim do ano. Aquela era a época de menos trabalho, e para ela era importante pois o filho entrava de férias e não tinha ninguém de família na cidade, onde deixá-lo. Aquelas férias estavam marcadas desde o princípio do ano. De qualquer modo, a lei diz que em caso de necessidade, as férias podem sofrer alteração e com a restruturação da empresa, isso podia acontecer.
Mal o filho adormeceu, telefonou à amiga.
- Luísa, esqueci-me de avisar o Rui que entro de férias segunda- feira. Crês que vai haver problema?
- Caramba Tê, devias tê-lo feito. Esta tarde, ele disse que no ritmo em que estão as coisas, tudo estará pronto na próxima semana, o mais tardar quinta-feira e depois vai dar férias coletivas ao pessoal até ao início do ano. E tu vais faltar segunda-feira sem avisar?
-São as minhas férias. Estão marcadas desde o início do ano.
- Eu sei. Mas as condicionantes são outras, devias ter-lhe dito.
- Mas não posso ir. Não tenho com quem deixar o Martim.
- O Tiago pode levá-lo para a oficina. O André vai com ele e adora o ambiente da oficina. Pelo menos na segunda, até falares com ele. Depois logo vês.
- E o Tiago não se importa?
- Não mulher. Até vai agradecer. Os dois brincam juntos e deixam-no mais livre para trabalhar. E depois se entrarmos de férias quinta-feira, são poucos dias.
- Obrigada. Não sei que seria da minha vida sem ti.
Disse-lho a meio da manhã de segunda-feira, depois de terem falado com os dois trabalhadores, que tinham em opção para o lugar de chefe da secção B.
- Era para não ter vindo trabalhar. Oficialmente estou de férias até ao fim do ano.
- Como assim? Não me disseste nada.
- Por isso, estou aqui. Esqueci-me de te avisar na sexta-feira.
- Não podes ir de férias agora. Estamos a trabalhar em velocidade supersônica para acabar tudo dentro de três dias. Depois vai tudo de férias,
- Mas assim eu fico prejudicada. Não gozei as férias para as deixar para o fim do ano. São as minhas férias, não és tu quem mas dá.
- Sabes que te daria muito mais do que umas férias, não sabes? – Disse fitando-a muito sério. 
- Ela corou e baixou o olhar incapaz de ver as promessas que os olhos masculinos exibiam
Procurando aparentar uma serenidade, que não existia, disse:
- Voltemos ao trabalho. Já decidiste?




10 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

Cá estou, amiga.

Lido o novo episódio desta Longa Travessia, envio-lhe um abraço e desejo muito sinceramente que se encontre melhor.

Pedro Coimbra disse...

Olha as defesas a cair.
Abraço

noname disse...

Espero que dê luta, não entregue os pontos assim, o que ele fez lá atrás, não merece condescendência. Estou tão mazinha, hoje :-)

Bom dia Elvira, espero que esteja melhor

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Uma tensão que com o tempo terá que desaparecer !!
JAFR

chica disse...

E vamos acompanhando e curtindo! beijos, tudo de bom,chica

Cidália Ferreira disse...

Ela é "rebicuda". mas ele dá sempre a volta! Amei!

Beijos e tudo de bom.

Os olhares da Gracinha! disse...

Mais um belo momento... Bj

Edum@nes disse...

Teresa já tem com quem deixar o filho. Parece não se opor à alteração da data para entrar de férias só daqui a três dias?

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Continuando a acompanhar com muito interesse.
Espero que esteja a melhorar do seu braço.
Beijinhos,
Ailime

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Acompanhando com o máximo de interesse.
Beijos!