Seguidores

14.8.18

FOLHA EM BRANCO - PARTE XVI





Não tiveram que esperar muito, para que a assistente do médico, chamasse por Miguel. Este deu a mão à jovem tentando incutir-lhe coragem. Ao vê-los entrar, o médico disse;
-Só o senhor por favor. A jovem, aguarda lá fora.
- Mas a consulta é para ela, doutor.
- Como assim? Aqui diz, Miguel Fernandes
-É que ela não sabe como se chama. E tinha de dar um nome, por isso dei o meu.
- Ela não sabe como se chama? E o senhor também não sabe o nome dela? - Estranhou o médico
- Não doutor. Nunca a tinha visto até ontem.
- Bem, - disse o médico recostando-se na cadeira, - o melhor é sentarem-se e contarem-me essa história.
Miguel contou como percebeu que a jovem se ia suicidar, como contra a sua vontade, a tinha salvado, o desmaio e depois a falta de memória da jovem quando acordou. 
-A falar verdade, - acrescentou, nem sequer sei se a perda de memória aconteceu naquela altura, ou se já existia antes.
O médico ouviu com atenção e depois pediu a Miguel para se retirar, e esperar na sala.
Depois que ele saiu, o médico fez algumas perguntas à jovem, nomeadamente se ela se lembrava da tentativa de suicídio, constatando que ela não sabia nada, a não ser o que Miguel contara. Depois, examinou-lhe os olhos, fez-lhe alguns testes simples, como seguir com o olhar um objecto ou responder a uma frase, com a primeira coisa que lhe viesse à cabeça, coisa que a jovem teve dificuldade em fazer, talvez porque se sentia perdida e cada vez mais nervosa. Por fim o médico deu-lhe uma folha em branco, pedindo-lhe que escrevesse nela o que lhe viesse à cabeça. A jovem olhou para o papel, pensou uns instantes e traçou uns riscos imprecisos que não significavam nada.
Então o médico pediu-lhe que chamasse Miguel.
Quando ele entrou, o médico disse:
-A jovem está com amnésia, que pode ser, ou não, temporária. Talvez, não saiba, mas a amnésia, pode ter origem emocional, ou física. Vamos supor que esta jovem sofreu um grande desgosto.  A perda de alguém querido, por exemplo,  é sempre um choque emocional muito grande, e isso pode ter-lhe provocado a amnésia. Mas também pode ter um problema físico. Um tumor, uma infecção no cérebro, certos tipos de doença bipolar, problemas da  glândula  hipófise, doenças crónico-degenerativas do sistema nervoso uma pancada na cabeça, enfim tanta coisa que pode provocar a amnésia. Ela tem-se queixado de dores de cabeça?
- Não doutor. Pelo menos ontem e hoje não.
- Bom, eu inclino-me mais para um distúrbio emocional. Mas não podemos descartar nenhuma das hipóteses. Para já, acho-a demasiado nervosa, e muito ansiosa.  Vou receitar-lhe o Lexotan.  Vai tomar meio comprimido à noite, durante cinco dias. A partir do sexto dia, passa a tomar um comprimido inteiro.  É  um ansiolítico, fraquinho,  só para ficar mais calma e menos ansiosa. É bom que não exceda a dose, para não corrermos o risco de provocar o efeito contrário. Entretanto vai fazer uma ressonância magnética do crânio, para detectarmos se existe alguma anomalia física. Só depois disso, podemos saber, que caminho trilhar.
 - E não se pode fazer mais nada?- Perguntou Miguel.
-Dê-lhe um bloco de desenho. E traga-me os seus desenhos quando voltar. Pode ser que deixem transparecer alguma coisa.
E voltem assim que tiverem a RM.
- Obrigado doutor.









12 comentários:

chica disse...

Vejamos como as coisas vão acontecer ...Gostando de reler e relembrar...bjs, chica

Cidália Ferreira disse...

Certamente que irão encontrar alguma forma de descobrir o que teria acontecido!! ;)

Existem momentos que não se explicam...sentem-se.

Beijo e um excelente Dia!

Josélia Micael disse...

Bom dia Elvira!
Tenho lido com muita atenção e apreciado muito tudo o que escreve!
Não sei se estou certa mas prece-me um romance... se estiver errada por favor diga-me amiga!
Só sei que estou a adorar este maravilhoso trabalho, meus parabéns!
Beijo fraterno, e uma feliz semana. 😘

Joaquim Rosario disse...

Boa tarde
esta historia está cada vez mais emocionante para nós , mas para os intervenientes deve estar a ser pior , pois não há maneira de se ver algo na folha !!
JAFR

António Querido disse...

A RM irá descobrir o mistério! Felizes dos que caminham de boa saúde.

O meu abraço.

Portuguesinha disse...

Vai prescrever o remédio em nome do Miguel, presumo...
A jovem não tem nome.

Manu disse...

Um episódio emocionante que faz com que fique aqui a pensar qual será o desfecho.

Abraço Elvira

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Rui disse...

Muito interessante, Elvira.
Só agora consegui pôr a leitura em dia ! :)
O Miguel é realmente um cavalheiro e está metido num grande imbróglio !...
Creio que em breve se começará a desvendar alguma coisa !?
A questão dos desenhos, por ex., poderá fazer soltar qualquer coisa no inconsciente, ou mesmo sub-consciente da rapariga !
Em breve poderá acontecer qualquer facto que lhe avive a mem´
oria num ou noutro pormenor, tal como já aconteceu aquela pequena reacção ao abordar questões familiares !?
Aguardemos ! :)

Abraço, Elvira

lis disse...

Oi Elvira
Não poderíamos mesmo esperar muito da primeira consulta segue exames,observações,etc. Tomara venha a luz para a menina.
A ansiedade continua rs
Estou adorando,
meu abraço

Pedro Coimbra disse...

Eu também tenho que fazer uma série de testes.
Mas é noutra parte do corpo :))
Abraço

Os olhares da Gracinha! disse...

Toda a ajuda é bem vinda!!!bj