Seguidores

15.1.16

AMANHECER TARDIO - PARTE XXX

foto do google


Luís era um jovem de dezoito anos, e estava loucamente apaixonado por Odete. Eram vizinhos de bairro e conheciam-se desde meninos. Quando  tinha treze anos, tomara coragem e pedira-lhe namoro. Odete, dois anos mais velha, e já uma mulherzinha aceitou. Ele ficara todo orgulhoso. E contara aos pais. O pai esboçara um sorriso e não dissera nada. O pior foi a mãe. Primeiro não gostava da gaiata, que achava pretensiosa. Depois, ele era ainda um menino tinha que se dedicar aos estudos. Claro que ele tinha ficado irritado com a opinião da mãe. Na verdade aos treze anos, Luís nada tinha de bonito. Era demasiado alto, e muito magro. A única coisa interessante nele, eram os seus olhos cinzentos que às vezes mais pareciam de prata e que se destacavam no rosto muito moreno. E Odete era a jovem mais bonita do bairro. Mais do que amor, Luís sentia um grande orgulho por ela ter aceitado namorar consigo. Tinha a certeza que era o rapaz mais invejado de todo o bairro.
Aborrecido pelo implicância da mãe, decidiu mostrar-lhe que o namoro não o impediria de ser bom aluno e sempre passou com excelentes notas.
Acabado o liceu era necessário escolher a carreira, mas na altura ele não se sentia vocacionado para nada, e escolheu Direito como podia ter escolhido qualquer outra coisa. Tinha dezoito anos, e continuava demasiado alto e magro. E cada dia mais apaixonado. Com vinte anos, Odete era agora uma linda mulher, que gostava demais dos galanteios de outros homens que não o namorado. Toda a gente no bairro via isso excepto Luís. Abandonara a escola há muito, antes mesmo de completar o nono ano, e sem emprego, passeava-se na rua sem outro motivo que não fosse exibir a sua beleza e provocar a libido masculina.  A mãe de Luís, bem que tentava abrir os olhos do filho, dizendo-lhe que Odete não era mulher para ele, mas Luís, qual D. Quixote, sempre defendia a namorada, dizendo que a mãe não precisava ter ciúmes, o amor que sentia por Odete, em nada beliscava o que sentia por ela. Se a jovem não queria estudar, que mal havia nisso?  Afinal a vontade que ele tinha de estudar também não era grande, mas a mãe voltava à carga, pois o namoro já se prolongava demais. Intuições de mãe, - respondia quando o filho lhe perguntava, o que ela tinha contra a sua namorada. Estavam as coisas neste pé quando um dia ao chegar a casa da namorada não a encontrou, e a mãe dela, lhe contou a chorar, que a filha tinha fugido com o sobrinho do Henrique do talho, ela nem sabia para onde, pois não o dizia na carta de despedida que lhe deixara .
Sentiu que o seu mundo ruía e teve vontade de morrer. 
Luís havia  completado dezanove anos, na semana anterior. Aos dezanove anos, um homem ainda tem uma visão muito romântica da vida. E afinal ele crescera a amar Odete e namoravam há mais de cinco anos. Fechou-se no quarto e chorou de frustração e raiva. E jurou a si mesmo que nunca mais ia confiar em mulher alguma. Nesse dia morreu Luís  e nasceu o Nuno. Estava no primeiro ano e como continuava sem grande interesse pelo curso, resolveu mudar. Optou por Literatura e Línguas. Aos 25 anos ingressou na Marinha já com o Curso terminado.


15 comentários:

Teresa Brum disse...

Interessante, está ficando cada vez melhor, um abraço.

Teresa Brum disse...

Interessante, está ficando cada vez melhor, um abraço.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde a vida é assim mesmo, mesmo no que mais confiamos o inesperado acontece, todos vivemos sujeitos ao inesperado e nada se pode dar como certo.
AG

Edum@nes disse...

Afinal ele tinha motivos para não confiar nas mulheres! Por a mulher, por quem ele estava apaixonado o ter traído com outro homem. Mulheres há muitas mas era aquela que ele amava. A mãe dele tinha razão!

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.

Anete disse...

Olá Elvira, capítulos muito bons do conto que se torna mais e mais empolgante.
Um romance muito bonito começará a qualquer momento... Aliás, já iniciou! Isabel e Luís formarão um bonito par! O passado dos dois dará uma linda guinada! (?)
Bom final de semana. Abraço

Os olhares da Gracinha! disse...

Um belo conto real e interessante!
Quanto aos moinhos dr Palmela...ainda não conheço!
Bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Um belo conto real e interessante!
Quanto aos moinhos dr Palmela...ainda não conheço!
Bj

Elisa disse...

Bom fim de semana Elvira . Ca espero a continuação da história :) beijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.com

Jaime Portela disse...

Nem sempre, mas muitas vezes vale a pena ouvir e ter em conta as opiniões das mães...
Uma narrativa excelente, como há muito estou habituado a ler por aqui.
Elvira, minha amiga, tenha um bom fim de semana.
Abraço.

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

As mães sempre enxergam lá na frente.
Homens e mulheres de má índole existem...
Basta-nos o discernimento.
Não se deve perder a fé!
Ótimo Elvira.
Abraços!
Mariangela

aluap disse...

Nunca se deve dizer nunca!
Mas desde sempre foi assim, lembro-me que nas aldeias quando sobressaía uma moça mais prendada com a beleza, logo era disputada pelos homens e invejada pelas outras, inclusive pela "sogra". Com o tempo o Luís aprendeu que beleza exterior não é tudo e agora talvez preferida encontrar numa mulher outras qualidades, modéstia, carácter, bondade...
Beijinhos/Bom fs.

paideleo disse...

A esa altura da vida os amores son mui sentidos e poden rematar mal.
A ver como segue a historia.
En canto ao blogomillo é o grupo de blogues que teñen en común seren escritos todos en galego anque varíe a temática. Polo 2006- 2007 estaban no millor momento pero agora co iso das redes sociais e a expansión dos móbiles foron a menos e por iso queren ter unha listaxe actualizada deses blogues.

Janita disse...

Após trinta episódios passados a história continua sem fim à vista mas sempre com novos acontecimentos a despertar a curiosidade do leitor e aguçar o interesse pelos próximos.
Desgostos de amor acontecem em qualquer idade, mas os da juventude, quando se acredita no amor eterno, doem muito mais.
Voltarei, com prazer!!
Um abraço e tudo de bom, Elvira!
Janita

Gaja Maria disse...

Agora compreendo a atitude de Luis/Nuno para com as mulheres :)

Ana Freire disse...

Cada vez mais interessante, esta história, que nos dá a conhecer profundamente esta nova personagem... e prosseguindo a leitura...
bj