Seguidores

21.8.20

CILADAS DA VIDA - PARTE XXII




Cumprimentou as empregadas, e os poucos clientes que havia aquela hora, e dirigiu-se à cozinha, onde se encontravam Hugo o padeiro, Mário o pasteleiro, e os três ajudantes Maria, Acácio e Alfredo. Depois de os cumprimentar, perguntou:
-Como correram as coisas por aqui durante a minha ausência?
- Se exceptuarmos o maior movimento no sábado por termos fornecido os doces e o bolo de casamento para a Quinta do Marquês, nos outros dias o movimento foi o habitual nesta altura do ano - respondeu Mário.
- Bom, quero dizer-vos que durante uns tempos vou ficar afastada. Daqui a pouco chegará a pessoa que ficará a gerir o negócio. Trata-se da Inês, a minha amiga, que todos conheceis, até por ser filha aqui do Mário. Quero que todos vós, a tratem com o mesmo respeito com que sempre lidaram comigo. Confio em vós, para que esta casa, que de certa maneira também é vossa, já que é o vosso local de trabalho, continue a ser o que tem sido até hoje. Um local de referência para quem a procura. Do seu sucesso, depende o meu e vosso ordenado.
- Vai para fora? – perguntou o padeiro.
- De momento não.
- E vais ter coragem, de não apareceres por aqui, morando a meia dúzia de metros? - perguntou Mário.
- A menos que por qualquer razão me chamem, terei sim. Com a Inês na gerência, a minha presença aqui, pareceria um ato de vigilância, como se não tivesse confiança no seu trabalho. Bom vou para o escritório.
Pouco depois, recolhia e metia num saco, os poucos objectos pessoais, que tinha na secretária. Depois abriu a carta da eletricidade, registou no livro das despesas a importância e arquivou a fatura.
Ligou o computador e verificou o email da empresa, enquanto pensava na decisão que tomara. Ia sentir saudade do movimento na pastelaria. Das conversas com os clientes, de ajudar a estender ou a rechear as massas, do cheiro do pão acabado de sair do forno, que se misturava com o aroma da canela, ou da baunilha, ou o cheiro forte do café. Porém estava convencida que tomara a melhor atitude. Pelo menos durante a gravidez. Apoiou os cotovelos na secretária, e apoiou a cabeça entre as duas mãos abertas, precisamente quando Inês entrava no pequeno gabinete, que servia de escritório.
- Bom dia! Não te sentes bem?
- Bom dia! Estou bem não te preocupes. Estava apenas a pensar, nas saudades que ia sentir do movimento na pastelaria. Foi a minha vida durante vários anos.
- Mas não tens que sentir saudades, moras a meia dúzia de metros, podes estar aqui sempre que te apeteça.
- Eu sei, mas prefiro não vir. Bom senta-te e vamos conversar. Ontem não falámos de ordenados, não sei quais são as tuas expectativas quanto a isso.
- Não as tenho. Tu dirás o que pensas que mereço em relação ao trabalho que irei executar, sem esquecer a minha prática inexistente.
Teresa referiu uma quantia e perguntou:
-Parece-te bem?


16 comentários:

noname disse...

Expectante, aguardo já o próximo capítulo.

Boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

Vai para outra "doçura".
Abraço, bfds

Tintinaine disse...

Para começar parece-me bem!
Bom fim de semana!

Alexandra disse...

Hummmm cheira-me que será somente um até já. Mas, nunca se sabe o que a Elvira e a sua criatividade ditam... :)

Bom fim de semana.

Abraço e saúde, Elvira.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um excelente capitulo, gostei.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

chica disse...

Muito bom e nós acompanhando e gostando! bjs, lindo fds! chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Também me quer parecer que Teresa vai voltar mais depressa do que imagina... mas claro que posso estar enganadíssima :)

Abraço e muita saúde, Elvira!

Janita disse...

E até segunda-feira, fica tudo a cozinhar lentamente, em banho-maria.

Abraço.

Edum@nes disse...

Inês não disse, nem que sim, nem que não. Quem cala consente.

Bom fim de semana amiga Elvira. Um abraço.

Duarte disse...

Esta criatividade tão tua faz com que nunca possa prever um desenlace. Intrigado estou.
Está sendo mum bom trabalho para publicar. Já me digas o que opinas.
Um grande abraço nosso.

Cidália Ferreira disse...

Mais um episodio com sucesso! :))
*
Onde a mente relaxa lentamente...
.
Beijo e um excelente fim de semana.

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Mais um capítulo muito bom!
Admiro muito a sua criatividade e inspiração.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime

aluap disse...

Os doces e bolos da sua pastelaria estão associados a casamentos e a Teresa vai agora começar a uma nova caminhada, se no final não houver um matrimónio, que haja um bonito bapizado com doces, bolos e tudo o que a festa tiver direito!

teresa dias disse...

Hum, continuo a dizer que não gosto da Inês...
Bjs.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Será que Inês vai ter pique para manter e aumentar o lucro da empresa????
Abraços fraternos!

João Santana Pinto disse...

O negócio faz parte da escrita mas é uma "personagem secundária". Agora que ficou livre do negócio, a parte pessoal vai ficar disponível para dar cor à história