Seguidores

12.8.20

CILADAS DA VIDA - PARTE XVIII



- Mas também não pudemos disputar a criança como se ela fosse um objeto.
- E tu - disse ele tuteando-a pela primeira vez - deves ter já tomado uma decisão para me vires procurar. Posso saber qual a tua ideia?
- Deixa-me em paz durante os próximos três meses, - ela respondeu usando a mesma forma de tratamento. Esquece a ideia de processar o Centro Clínico, de pores o caso em praça pública e pensa na melhor solução para resolvermos o caso, pondo sempre em primeiro lugar o bem-estar da criança. Prometo-te que farei o mesmo. Depois disso, reunir-nos-emos e tomaremos uma decisão.
- Estás em vantagem, falaram-te de mim, disseram-te quem sou. Eu não sei quem ou como és. Quem me diz que durante estes três meses, não desapareces e nunca mais sei nada de ti, nem do bebé?
- Isso é uma tontice e tu não me pareces nada tonto. Em primeiro lugar se tencionasse fazer o que dizes, tê-lo-ia feito, imediatamente após saber o que se passava, e quando descobrisses a minha identidade, eu poderia estar em qualquer parte do mundo. Como já te disse, embora os meus recursos financeiros não se assemelhem aos teus, tenho o suficiente para viver razoavelmente bem em qualquer lugar,  até precisar voltar ao trabalho. E em vez disso, o que fiz foi vir ter contigo, procurar um entendimento. Em segundo lugar, não sou tão ingénua, que não saiba que mal ponha os pés para fora deste escritório, porás alguém a investigar-me e a vigiar-me, para que te informe, tão logo faça, o que pensas que vou fazer. Podia evitar-te o trabalho e dar-te todas essas informações, mas sei que não acreditarias em mim e farias as tuas próprias investigações na mesma.
Mirou-a de tal modo que Teresa sentiu um arrepio. Era como se quisesse mergulhar dentro dela, chegar ao seu coração, quiçá à sua alma. Ela ainda não o conhecia. Não sabia quão difícil era enganar aquele homem, mas não precisava nenhuma bola de cristal, para ver que era um tipo duro, dono de uma vontade férrea, alguém que ela não gostaria de ter como inimigo.
-Põe-me à prova – disse-lhe com voz rouca. - Fala-me de ti, diz-me quem és, e o porquê de teres recorrido à Procriação Medicamente Assistida. És uma mulher jovem, inteligente e bonita. Porque não te casaste e engravidaste de modo natural?
- Como sabes, que não me casei?
- Estaríamos aqui, a ter esta conversa, se fosses casada? - retorquiu 
Teresa pensou que ele tinha razão. Se fosse casada não teria recorrido àquele processo para engravidar. Resolveu arriscar.
- Nasci de mãe solteira, numa pequena aldeia, no vale de Lafões, perto das Termas de S. Pedro do Sul, onde vivi até terminar o Secundário. Depois vim para Lisboa, viver com uma tia-avó, para poder frequentar a Universidade. 
No último ano do curso, tive que abandonar os estudos e voltar à aldeia, para cuidar da minha mãe, gravemente doente. Depois da sua morte, regressei a Lisboa, para casa dessa minha tia.  A intenção era terminar o curso, mas estávamos a meio do ano letivo e enquanto esperava pelo fim desse ano e início do próximo, empreguei-me numa pastelaria e apaixonei-me pela vida de empresária de tal modo que quando o dono decidiu vender o negócio, com a ajuda da minha tia, que não tinha outros parentes que não eu, comprei-o. Sou a dona da pastelaria e padaria “Flor da Avenida”, na Avenida Estados Unidos da América.  Recorri ao PMA, porque desde menina sempre sonhei ser mãe e não estava interessada em nenhuma relação. O que realmente não esperava é que a vida me armasse esta cilada. Satisfeito?





E hoje a minha Princesa mais nova faz 1 ano






18 comentários:

Janita disse...

Ele está de pé atrás, o entendimento não vai ser fácil.
Mas o que não consegue uma escritora de contos, tão hábil e experiente quanto ele? :)
Aguardemos.

Um abraço e tenha uma boa noite, Elvira.

CÉU disse...

Olá, estimada Elvira!

Parabéns, feliz aniversário, saúde e vida longa para a sua Princesinha mais nova.

Que este anito se repita por muitos, muitos anos. Felicidades e que a vida lhe sorria.

Beijos para todos e um mto especial para a aniversariante.

noname disse...

Linda essa boneca. Beijinho para ela e para a família.

O comentário à história, fica para a próxima, hoje o dia é da boneca :-)

Boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

A pequerrucha é uma boneca.
As minhas filhas, quando estavam assim com as pernocas à mostra, invariavelmente levavam uma dentada.

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Que seja o primeiro de muitos anos felizes para essa princesa.

JR

Maria João Brito de Sousa disse...

Que linda bonequinha, Elvira :) Muitos parabéns e toda a felicidade do mundo para ela!!!

Forte abraço!

chica disse...

Adorei ler e apesar das desconfianças, a coisa tá andando!


Adorei a foto da bonequinha linda! Parabéns pelo 1 aninho e muitas alegrias e felicidades pra toda família! beijos e beijinhos, chica

Janita disse...

Ah, e Parabéns à pequena e linda Margarida que, ou não estava cá quando comentei ou eu, ensonada, não a vi. O que duvido.

Como foi isso, Avó Elvira, a menina estava cá ou não?

Beijinhos e Parabéns.

Emília Pinto disse...

Parabéns à linda netinha. Desejo para ela e Mariana todo o bem que desejo aos meus netos , muito sinceramente, querida Elvra. Deixo o meu abraço e muitas beijoquinhas para a Margarida.
Emilia

Teresa Isabel Silva disse...

Muitos parabéns à princesa!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Edum@nes disse...

Os pais da criança, para o bem da mesma. Parece que estão no bom caminho?

Para a sua neta/princesa, amiga Elvira, parabéns pelo seu 1º. aniversário. Muitas felicidades e muitos ano de vida. Para ela, seus pais e seus avós.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Creio que ambos se vão entender embora estejam numa fase de desconfiança.
Parabéns para a sua princesinha linda.
Como o tempo passou rápido!
Beijinhos,
Ailime

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá Elvira!

Gostei muito da narrativa da Parte XVIII, de “Ciladas da Vida”, na agradável leitura de um primoroso texto. Parabéns, minha amiga.
Muitas felicidades para a tua Princesinha, quando ela completa o seu primeiro aniversário. Bravos!

Um abraço e bom final de semana para toda a família da Princesinha..

Pedro

teresa dias disse...

Para já o diálogo é cordial.
Elvira, adorei o pormenor da Pastelaria na Avenida Estados Unidos da América. Tudo real!

Beijinhos para a avó e para a netinha linda.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Um capítulo cheio de esclarecimento para ambos e, mesmo atrasado, mas receba os parabéns pela vida de sua princesa!
Abraços fraternos!

Rosemildo Sales Furtado disse...

Linda a tua princesa! Podes continuar caducando.

Abraços,

Furtado

aluap disse...

Mesmo com algum atraso, porque nem todos os dias -em casa- venho à net e mesmo quando venho o tempo dedicado à blogosfera é pouco, não podia deixar de dar os parabéns à sua netinha.
Que a vida lhe traga tudo de bom e que seja muito feliz :))))
Felicidades!!

João Santana Pinto disse...

Parabéns atrasados à avó.

A continuação do texto anterior em que as partes estão a criar laços mesmo que ainda não saibam...

Gostei muito do diálogo.