Seguidores

19.3.20

DIVIDA DE JOGO - PARTE XII



A mesa já estava posta, quando entrou na cozinha. André tinha tirado o avental, e tal como no dia anterior, apressou-se a puxar-lhe a cadeira para que ela se sentasse. Eva pensou que tinha que se acautelar. Aquele homem, com a sua gentileza, o ar travesso, o seu sorriso, era um perigo para o seu coração tão fragilizado. Mentalmente pediu a Deus que a ajudasse. Não se podia apaixonar por ele. Era um aventureiro, uma ave de arribação, que não tardaria a levantar voo.
- Que se passa, Eva? Não gostas do meu  “Spaghetti alla Carbonara”?
Não se atreveu a olhá-lo, como se ele fosse capaz de adivinhar os seus pensamentos.
- Desculpa. Estava distraída.
Saboreou um pouco de comida, e olhou-o surpreendida.
-Está delicioso. 
- Aprendi com a minha “nonna”. Já te disse, ninguém cozinha um "Spaghetti" como ela.
- Disseste que eras meio português. Não tens família cá?
- Tenho. Os meus avós maternos e uns tios. Em Braga, terra da minha mãe. Quando éramos crianças, vínhamos todos os anos, passar o verão em casa dos meus avós. Ainda não fui vê-los desde que cheguei. Quem sabe um fim de semana, queiras ir comigo.
- Eu? – Admirou-se. O que é que eu ia fazer contigo? Não conheço os teus avós. E tentando mudar o rumo à conversa, - disseste “éramos crianças”. Tens irmãos?
- Somos três. Pietro, o mais velho, eu e Giovanna a mais nova. Ambos casados. Entre os dois brindaram-me com cinco sobrinhos.
- E tu? És casado?
- Achas, que tenho perfil de homem casado? As mulheres não gostam de aventureiros como eu. Querem segurança, e eu não me dou com amarras. Ou talvez quem sabe, ainda não tenha encontrado a minha alma gémea.
“Toma juízo, Eva. Avisa o teu coração, que não se deixe enredar”, -pensou ela.
Estavam a terminar a refeição. Eva levantou-se para levantar os pratos e por na mesa a fruta.  Disse:
- Quando estava no orfanato, sonhava com o dia em que tivesse a minha família. Casar, ter filhos, sentir o calor de um lar. Não é que lá, tivesse razões de queixa. As freiras não eram más. Severas na educação, mas também amigas. Especialmente a Irmã Madalena. Mas é triste não saberes de onde vens, se teu pai era um homem bom ou um bandido, se tua mãe, era uma  senhora, ou uma prostituta. Se estão vivos ou mortos. Se tens irmãos. Não tens nada para trás, nem recordações, nem história. Consegues entender isto? É como se fosses a primeira pessoa da história da humanidade. És tu a base da história futura, da tua geração. Quando conheci o Alfredo, pensei que tinha encontrado a minha outra metade. Que juntos, íamos iniciar uma família, ter um lugar na história da vida de que todos fazemos parte. Como pude enganar-me tanto?

  

E porque hoje é o dia do Pai, para todos os que o são, e por aqui passem, o meu desejo de que tenham um dia o melhor possível e que S. José os proteja.

15 comentários:

noname disse...

A Elvira está a cozinhá-los em fogo lento eheh

oa noite, com saúde

Janita disse...

Um enternecedor capítulo que nos fala ao coração.
A Eva merece ser amada e feliz. Ter filhos, constituir a sua própria família.
E começo a gostar muito desse 'aventureiro' de bom coração! :)

Boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

Madonna, o que aí vem!!!
Abraços

Tintinaine disse...

Hoje, vai ser um Dia do Pai diferente, os comerciantes não vão azucrinar-nos a cabeça com a lenga-lenga dos costume.
Bom dia, sem vírus!!!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Depois de ler mais um capitulo deste conto , passo a desejar um bom dia a todos os pais , e que os filhos nem hoje nem nunca se esqueçam deles .

JAFR

Maria João Brito de Sousa disse...

A história continua e a vida, por enquanto, também.

Forte abraço, amiga.

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia:- PARECE QUE QUANDO SE CONHECERAM, O MARIDO DA GAROTA, ERA UMA SIMPATIA ASSIM COMO ESTÁ A SER O aNDRÉ, tODOS OS HOMENS - CONTRA MIM FALO - ESTUDARAM NOS MESMOS LIVROS. nEM TUDO O QUE PARECE É.
a VIÚVA ATÉ PODE TER SORTE. mAS CAUTELAS E CALDOS DE GALINHA NUNCA FIZERAM MAL A NINGUÉM.
.
Votos de um dia de paz e amor

chica disse...

Ela foi bem enganada,mas agora... Vamos indo!

Feliz dia aos papais daí! bjs, chica

João Santana Pinto disse...

Gostei muito do texto, da forma como está desenvolvido, de como nos guia para nos deixar agradados com André, da maneira como nos conduz a achar que há romance no ar, de que apesar de aventureiro pode ser o pretendente que Eva merece.

Em todo o caso, não vou, para já, cair em enganos… a autora já me habituou a grandes enredos e a momentos de apreensão e vou aguardar antes de esperar apenas por dias felizes (apesar de Eva os merecer, a vida tal como a autora gosta de reportar… tem sempre os seus desafios).

Abraço e até amanhã

Cidália Ferreira disse...

Mais um episódio bastante interessante!
-
A fé atravessa-nos o pensamento cruel
-
Beijos e uma excelente tarde!

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Realmente a vida de Eva não tem sido nada fácil e merecia ter uma família onde se sentisse feliz!
Há males que vêm por bem e quem sabe não esteja longe o dia...
Beijinhos e feliz dia dos Pais da sua família.
Ailime

Edum@nes disse...

Obrigado amiga Elvira, desejo também um bom dia para si e para seu marido. Um abraço.

Os olhares da Gracinha! disse...

Enternecedora a leitura e que como pai seu marido tenha tido um dia feliz!!!

Unknown disse...

Voltei com meu ex-namorado com a ajuda do Dr.Wealthy, o melhor lançador de feitiços on-line, e eu recomendo o Dr.Wealthy a qualquer pessoa que precise de ajuda. Eu quero testemunhar como eu voltei com meu namorado depois que ele terminou comigo, estamos juntos há 4 anos, recentemente eu descobri que meu namorado estava tendo um caso com outra garota, quando eu o confrontei, isso levou a brigas e ele finalmente terminei comigo, tentei tudo o que pude para recuperá-lo, mas sem sucesso até que vi um post em um fórum de relacionamento sobre um lançador de feitiços que ajuda as pessoas a recuperar seu amor perdido através do feitiço de amor; no começo, duvidava disso. mas decidi tentar, quando entrei em contato com esse lançador de feitiços por e-mail, e ele me disse o que fazer e eu o fiz. Então ele fez um feitiço de amor por mim. 48 horas depois, meu namorado realmente me ligou e me disse que sentia muita falta de mim, tão incrível! Foi assim que ele voltou no mesmo dia, com muito amor e alegria, e pediu desculpas por seu erro e pela dor que me causou. Então, a partir desse dia, nosso relacionamento agora era mais forte do que era antes, tudo graças ao Dr.Wealthy. Ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história na Internet que o Dr.Welly, real e poderoso lançador de feitiços, que eu sempre rezarei para viver muito tempo para ajudar seus filhos em tempos de dificuldade, se você estiver aqui e precisar do seu Ex de volta ou seu marido se mudou para outra mulher, não chore mais, entre em contato com este poderoso lançador de feitiços agora. Aqui está o contato: envie um e-mail para: wealthylovespell@gmail.com Você pode escrever o número do WhatsApp OR viber: + 2348105150446, OBRIGADO AO Dr.Wealthy

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Torcendo para que a sorte sorria para ela e o futuro seja de felicidade.
Beijos!