Seguidores

26.7.19

LONGA TRAVESSIA - PARTE VIII




Todos os dias, Teresa, saía de casa de manhã, com o filho e dirigia-se a casa de Luísa. Aí, deixava Martim com o padrinho, Tiago, o marido de Luísa, e o filho deles, André.
Tiago trabalhava por conta própria, tinha flexibilidade de horário, pelo que se encarregava de levar os meninos à escola e ir buscá-los à tarde.
Teresa deixava o carro junto à casa da amiga e ia com ela, para o emprego. Por vezes trocavam, era ela quem levava o carro e a amiga.  O regresso era feito também em conjunto. Assim naquele dia, quando Teresa, desceu ao estacionamento já a amiga estava no carro à sua espera.
- Então? O que te pareceu? - Perguntou Luísa, iniciando a marcha, mal a amiga entrou no veículo,
-É o Rui. – Respondeu quase sem voz
- O Rui?- Perguntou com estranheza. Que Rui? Perguntava-te o que te pareceu o novo dono da empresa, Mário Silveira.
- Sim. Antigamente chamava-se Rui.
A amiga travou a fundo, fazendo com que o carro se imobilizasse, com um longo lamento dos pneus. Olhou para ela e só naquele momento reparou na palidez da jovem, e no tremer das suas mãos.
- Queres dizer que é… o pai do Martim?
Assentiu com a cabeça
- Caramba Tê, não tinhas dito que era milionário.
- Não era. Ou se o era, eu não sabia. Bem na verdade, eu nunca soube nada dele. Apenas que trabalhava num Banco e que fazia traduções para uma editora. Nada mais. Tinha pouco mais de vinte anos, era uma miúda loucamente apaixonada, e isso era tudo o que me importava.
- E agora?
-Agora é melhor que ponhas o carro a trabalhar. Se nos atrasamos as crianças ficam impacientes.
- Tens razão, - disse obedecendo. E acrescentou:
- Vais contar-lhe do Martim?
- Não. Nunca. Não quero que saiba. É meu filho.
Fez-se silêncio. Depois…
- Achas que te reconheceu?
- Para meu sossego e do Martim, gostaria de dizer que não. Mas tenho a certeza de que me reconheceu. Outra coisa, Luísa, por favor, não contes nada ao Tiago.
- Claro que não. Fica descansada.
Tinha acabado de estacionar. Tiago já estava à porta com as crianças. Martim despediu-se com um até amanhã, e correu para a mãe, que se baixou para o abraçar.
 Depois, despediu-se dos amigos, entrou no carro, e seguiram para casa.
Como sempre Martim não se calava, contando as peripécias do dia escolar. Porém Teresa tinha a mente ocupada com outras coisas



17 comentários:

noname disse...

Ora aí está um bico d'obra para esta mulher.

Boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

Cada vez mais me vou recordando de ter lido a primeira publicação.
Bfds

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Como boa nordestina que sou digo: ô história arretada de boa!
Beijos no coração!

Maria João Brito de Sousa disse...

Passando para colocar a leitura em dia, deixo-lhe o meu abraço, amiga.

Os olhares da Gracinha! disse...

Continuo acompanhando a história... Bj

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
É tao bom recordar !!
JAFR

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Continuo a acompanhar com interesse e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Olinda Melo disse...


Mário ou Rui?

Ora aí está muita história para contar, cara Elvira.

Bj

Olinda

chica disse...

GOSTANDO DE LER, PARECENDO RELER...BEIJOS PRAIANOS,CHICA

Edum@nes disse...

Para não esquecer, continuo a ler o que já li. Porque recordar é viver!

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira. Um abraço.

esteban lob disse...

Sigo la historia y te deseo una pronta recuperación en tu salud y la de tu esposo.
Con cariño,

Esteban

Cidália Ferreira disse...

Tempos pano para mangas., lool!

"Ps: Ando um pouco melhor sim, mas não ainda boa. Queremos tudo muito rápido, forçamos-nos, e depois corre mal!"

As melhoras para o seu marido e para si. :)

Beijos, um excelente fim de semana.

Tintinaine disse...

A cada linha que leio vou achando que já li isto, mas não consigo recordar-me do enredo. Também não faz mal nenhum.
Bom fim de semana, Elvira !!!

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Continuando a acompanhar. Estou a gostar imenso.
Beijinhos e bom fim de semana.
Boas melhoras de todos.
Ailime

Beatriz Pin disse...

Este capítulo suscita o meu interese! Verei de seguila. Voteina en falta estes tempos pero ja sei que tiveron problemas de saúde vostede e o seu marido. Espero que tudo vaia a melhor agora e quero agradecer a sua visita no meu blog. Boa semana. Beijinhos.

lis disse...

Nao lembro de ter lido sobre nomes diferentes.
Estranho esse cara, rs
Vez que não conheceu e vamos ver como vai se comportar nos proximos encontros.
Estou curiosa.

redonda disse...

Como é que será que ele vai reagir quando souber do filho?