Seguidores

23.6.20

ISABEL - PARTE XXX



Aquelas duas semanas, tinham sido muito intensas para Luís, dividido entre o trabalho temporário que estava fazendo, a preparação do lançamento do seu novo livro, que seria já no final do mês, e o acompanhamento sempre que possível do trabalho de decoração da sua nova casa. O trabalho, no centro comercial, nada tinha a ver com jornalismo, nem bem se podia chamar um trabalho, embora ele o levasse a sério, era um favor feito a um empresário amigo do seu pai. Luís precisava de conviver naquele local para observar as rotinas dos empregados, já que as personagens da novela que estava a escrever, estavam ali empregadas, e o amigo de seu pai, fora surpreendido pelo pedido de transferência do seu director comercial, e apesar das várias entrevistas, não tinha ainda encontrado a pessoa com o perfil adequado ao lugar. Assim e com a intervenção do seu pai, tinham chegado a um acordo e Nuno Fraga ocupara o lugar 
Chegava à noite cansado e sem vontade de fazer outra coisa que não fosse, tomar um bom banho e dormir. Escusado será dizer que a promessa de telefonar à mãe e ir jantar com os pais, foi completamente esquecida.
Porém e apesar de tudo, não raras vezes se surpreendia a pensar em Isabel. Por onde andaria ela? Onde viveria, o que faria? Procurara o seu nome na lista telefónica mas não o encontrou, o que não lhe causou qualquer surpresa. Atualmente poucas pessoas dispunham de um telefone fixo. Da próxima vez que o destino os juntasse teria que arranjar maneira de descobrir o número do seu telemóvel.Tentava afastar estes pensamentos, mas eles permaneciam lá como erva daninha sempre pronta a estender as suas raízes.
Naquele dia tinha acabado de preparar com o editor, o lançamento do seu segundo livro, faltava já só dez dias para a data do lançamento.  A sua vontade era continuar incógnito, mas segundo o editor, seria um erro. Os leitores acharam muito interessante um primeiro livro de um autor que queria permanecer incógnito. Mas um segundo nas mesmas condições, podia parecer que se tratava de snobismo, e desprezo por eles, leitores. E isso podia ditar o fracasso do livro. Outra boa notícia desse dia foi a chegada do director comercial para o lugar que ele ocupara até ali. Claro que ele continuaria por lá, mas agora terminada a sua missão, só algumas horas por dia, porque a novela teria que estar pronta no fim de Novembro para estrear em Março.
Acabara por descobrir que escrever uma novela, era muito diferente de escrever um livro. Ele escrevia o livro, e apresentava-o ao editor para a publicação. A novela teria que ser aprovada pela direcção de programas, depois, haveria a escolha do elenco, o que resultava de imensos castings. A escolha do roupeiro e adereços, que compunham cada personagem, os cenários, enfim um mundo de coisas antes de começarem as gravações. Mais tarde a campanha de lançamento e só depois a estreia. Ou seja antes do primeiro episódio ir para o ar eram meses e meses de trabalho intenso. E depois o trabalho continuava, pois depois da novela ir para o ar, eram as audiências que comandavam. Se o sucesso fosse grande, teria que esticar ao máximo a trama, e os duzentos episódios, que lhe tinham pedido inicialmente, poderiam ir até aos trezentos. Se fosse um fracasso, teria que reescrever grande parte da trama, matar alguns personagens, introduzir outros, etc. Percebeu porque se adaptam grandes obras literárias a novelas mas raramente um bom escritor escreve novelas para a Televisão. Na prática o escritor pode ter uma excelente ideia, mas se ela não fizer subir as audiências, ver-se-à obrigado a enveredar por um caminho que não lhe diz nada, apenas para cair no gosto popular.
Na verdade, ele não pretendia dedicar-se a esse tipo de escrita, aceitara fazer aquela, apenas como se fosse um desafio.
Por tudo isso e porque acabara de se mudar para o seu apartamento, finalmente pronto, Luís sentia-se um homem realizado.
Aprestava-se para regressar a casa, quando viu Isabel no centro comercial, prestes a entrar no supermercado. Pensou que ou o destino lhe estava a dar uma ajuda, ou andava a brincar com ele. Reparou que ela não o tinha visto. Aproximou-se.
- Boa noite Isabel, – saudou, pondo-se a seu lado.


E como hoje é vésperas de S. João, festejem-no em casa e não joguem a vossa saúde na roleta da sorte. Para não terem más surpresas.







14 comentários:

Fá menor disse...

Muito bem! Estou a gostar do rumo. :)
Boa semana, amiga Elvira!
Beijinhos.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Outro episódio que adorei e finalmente o encontro dois.
Vamos aguardar o que nos diz o futuro.
Beijinhos e boa semana, com saúde.
Ailime

noname disse...

Ora, ora o sr. Luís a tomar a iniciativa de provocar um encontro :-)


Boa noite, Elvira

Alexandra disse...

Ora ainda bem que o rapaz tomou a decisão (acertada, espero eu) de se "colar" à menina.

Qual vai ser a reacção que a Isabel vai ter? Só a Elvira sabe, e eu vou ter que esperar... :)))

Um abraço e boa semana.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Acredito que agora as coisas se esclarecerão. Gostando e aguardando os acontecimentos.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Pedro Coimbra disse...

Os centros comerciais têm cada surpresa!!!
Abraço

Tintinaine disse...

Vai ser uma tristeza para os meus vizinhos de Vila do Conde. Sem a festa do santo baptista a vila nem é vila nem é nada!
No domingo à noite, toca-me a mim, pois também ficarei sem o meu S. Pedro.

Maria João Brito de Sousa disse...

:) Encontram-se, finalmente!

Amiga, vou "festejar" o S. João no veterinário, com a minha Mistral. Não tenho outro remédio...


Forte abraço!

" R y k @ r d o " disse...

Vamos ver o que vai dar
.
Um dia feliz
Cumprimentos poéticos

chica disse...

Que bom o encontro...Esperemos! Feliz S.João EM CASA! beijos, chica

Edum@nes disse...

Com a presença de Luis, como terá reagido Isabel?

Tenha com muita saúde bom São João em casa. Para o ano que vém será festejado como dantes se o Coronavirus não o impedir. Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Ora muito bem... Com que então um contro!:))

-
São sinais do tempo, de tormenta

Beijo, e uma excelente dia! :)

AC disse...

O Luís a escrever uma novela... Que bem lhe ficava esse papel, Elvira!

Abraço

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Ótimo este capítulo!
Beijos!