Seguidores

13.6.19

UM PRESENTE INESPERADO - PARTE XXII


- Uma família. Por muito bem que um homem se sinta sozinho, chega um dia, em que acorda com as pernas trôpegas e os cabelos brancos e sente a falta de uma família.
-Podia dizer que não és pobre a pedir, porém  tu és um homem atraente, rico, ainda não tens quarenta anos, segundo deduzi pelo que disseste há dias, acabaste de dizer que  tens uma boa casa. Se não tens uma família, é porque não queres. A menos que tenhas alguma doença. É isso? Ou não podes ter filhos?
- Não é nada disso. Já te disse que não acredito no amor – calou-se por momentos como se estivesse a tentar encontrar as palavras certas para a convencer. Mas na verdade, relembrava o seu casamento, e a maneira infantil como se tinha deixado ludibriar por Ivone. - Para te ser sincero, não tenho nenhuma confiança nas mulheres, e estava decidido a morrer solteiro. Mas uma vez que o destino me armou esta cilada, seria parvo se não tentasse sair dela, com alguma vantagem. Além disso estou a ser sincero, penso que ganhamos os três com esta solução. Sei que estás desempregada, e deves estar aflita com a situação, mas se aceitares o que te proponho, assumo todas as despesas até ao casamento. E depois da cerimónia, se quiseres dedicar-te à menina por inteiro, nem precisas trabalhar. Além do mais estou convencido de que poderemos ser felizes.
- Antes do mais, deves saber que já não estou desempregada. Começo a trabalhar na segunda-feira. Compreendo que queiras ter participação ativa na educação da Matilde. Também entendo que se aceitar a tua proposta vou ter uma vida muito mais facilitada, mas ao contrário de ti, eu acredito no amor, e não me entra na cabeça um casamento, sem esse sentimento.
- Sabes quantos casamentos se fazem por amor, com casais que se dizem muito apaixonados, e terminam em menos de dois anos? A compreensão, o respeito pelo outro, a cumplicidade, o companheirismo,  podem ser muito mais duradoiros do que a paixão.
- Quando falo em amor, é a isso que me refiro, não à paixão, que essa, como dizia a minha mãe, dá forte mas passa depressa. Supondo que eu aceito esse casamento, como seria ele? Completo ou nem por isso?
-Naturalmente seria um casamento normal, com tudo o que isso implica.
-Vejo que temos maneiras de ver a vida, diametralmente opostas. Um casamento como propões, para mim, seria tudo menos normal.
-Bom, dei-te a solução para darmos à Matilde, o lar a que ela, como todas as crianças tem direito. Disseste que eras capaz de dar a vida por ela. Não te peço tanto. Pensa bem, e logo que tenhas uma decisão telefona-me. Até lá não te importunarei.
Levantou-se e encaminhou-se para a porta, seguido por ela.
-Obrigada pelo jantar- disse ela.
- Fico à espera da tua chamada – respondeu Ricardo apertando a mão que a jovem lhe estendia



Atenção,  que ontem saíram dois capítulos.


22 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Embora eu compreenda os sentimentos de Ricardo para com a criança, acho que deveria ter aguardado mais algum tempo para pedir Isabel em casamento.
Ela tem razão em não aceitar para já e preferir casamento por amor.
Beijinhos e uma boa noite bem descansada.
Ailime

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Elvira!
Sem Amor, fica tudo um acordo tipo comercial...
Vamos aguardar com expectativa.
Tenha uma noite abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Pedro Coimbra disse...

Um homem com um coração empedernido e uma mulher romântica.
Assim é complicado.
Abraço

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Já tivemos aqui uma situação um pouco semelhante , e depois de algum tempo o amor surgiu .
Quem sou eu para pensar que isso vai acontecer novamente , mas estou com espectativas que sim .
Haver vamos .
JAFR

Maria João Brito de Sousa disse...

Rapidamente me apercebi de que não estava a ler a continuação do capítulo que ontem lera. Nem foi preciso chegar à sua nota final, pois recuei de imediato até ao capítulo anterior, amiga.

Com a leitura em dia, deixo o meu abraço de sempre.

isabel disse...

sei que os homens são practicos e directos mas no mundo romantico fazer uma proposta de casamento sem ter dado a oportunidade de se conhecerem melhor foi um pouco brusca...se bem que no mundo real seria bem possivel...
Aguado ansiosa novos capitulos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Continuo a acompanhar.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Tintinaine disse...

Em vez de casamento pedia-lhe namoro e ela era capaz de aceitar! Ia por um atalho, em vez de tomar a autoestrada, e atingia o destino mais depressa!

Isa Sá disse...

A passar para acompanha a história!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Teresa Isabel Silva disse...

Ando mesmo perdida por não ter vindo aqui uns dias, tenho que ler tudo para trás!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Janita disse...

Esse Ricardo, com toda a sua frieza analítica, sobre uma situação tão delicada, exaspera-me.
Se fosse comigo deixava-o a esperar...sentado! Parece que está a tratar de um negócio, o raio do homem.

Um abraço, Elvira. :)

chica disse...

Que seja tomada a melhor decisão...Difícil casamentos assim, mas creio que o amor vencerá! bjs,chica

Larissa Santos disse...

Não sei, mas ela vai ter muito que pensar:))
Adorei



Bjos
Votos de uma óptima Quinta - Feira.

aluap disse...

Só me ocorre uma frase humorística criado por Herman José nos anos 90: "Não havia necessidade!"
Do jantar não gostei, podiam conhecer-se melhor, namorar e então casar.
Abraço.

Cidália Ferreira disse...

Acredito que pela sobrinha ela faça tudo...

Beijo e um dia Feliz.

Meu Velho Baú disse...

Casamento sem Amor ....não resulta mesmo
Beijinhos

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Depois do dialogo entre Ricardo e Isabel. Penso que se irão entender. Para o bem de Matilde. Sem que isso seja para ambos um sacrifício?

Tenha uma boa tarde de Santo António amiga Elvira. Um abraço

Jaime Portela disse...

Um pedido de casamento nada romântico... mas se calhar mais realista...
Estou a gostar da narrativa e do enredo.
Elvira, continuação de boa semana.
Beijo.

Sandra May disse...

Adorei que Isabel tenha conseguido um emprego!

Gaja Maria disse...

Será que ela vai aceitar??

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

O amor vem depois com a convivência que proporciona o conhecer um ao outro.
Beijos!