Seguidores

5.6.19

UM PRESENTE INESPERADO - PARTE XIV







- Mas não era. Vi uma foto dela e era muito bonita. Talvez esteja a extrapolar, mas uma coisa que aprendi durante o tempo que estive na Judiciária, é que não se pode descartar nenhuma hipótese, por mais estapafúrdia que seja, até provarmos que não tem nada a ver com o assunto. E se o resultado deu negativo, mas é compatível com um familiar, tens que pensar nessa hipótese.
-Mas se vive em França! E depois mesmo que viesse a Portugal decerto viria com a família, e eu teria sabido.
-Talvez. Mas eles não andariam todo o dia atrás dele, e se ele estava a fazer-se passar por ti, faria tudo para que não soubesses que estava em Portugal. Repara, todos nós herdamos 50% do ADN de cada um dos nossos pais. Para um teste de paternidade, não é necessário o ADN da mãe como te devem ter dito. Apenas o do possível pai e da criança. O laboratório, procede então à análise dos dois. A lei diz que terão que se utilizar no mínimo 19 marcadores de cada um para se chegar a um resultado. Quase todos os laboratórios usam bem mais, alguns chegam quase aos 50. Estes marcadores são comparados entre os indivíduos que estão a fazer o teste.  Um resultado de 100% o indivíduo é o pai, zero por cento, não é. Mas supõe que o ADN da criança e o do alegado pai apresentam uma correspondência de por exemplo 50%? Isso quer dizer que o sujeito não sendo o progenitor é um familiar direto. Avô, tio, ou irmão. Provavelmente foi esse o resultado, obtido no teu teste. Sabias que se o possível pai está em parte incerta, ou já morreu, eles podem dizer se era ou não o progenitor duma criança, comparando os marcadores do ADN da mesma, com o ADN do pai, irmão, tio, ou até mesmo de um primo do desaparecido?
- Não fazia ideia. Pensava que o resultado seria positivo ou negativo e nada mais. É a primeira vez que me vejo nesta situação. Meu Deus até agora estava convencido que não tinha com que me preocupar. O que é que eu vou fazer, se a tua desconfiança estiver correta?
-Usurpação de identidade é crime, punido pela Justiça. Porém não podes provar que ele o fez, pois segundo esta cópia, o registo foi efetuado pela mãe da criança. Ele poderá alegar, que a jovem fez confusão com os nomes e ele nem sequer estava em Portugal na data do registo, para tomar conhecimento disso. Apenas podes como te disse requerer a impugnação de paternidade. E agradece a Deus, o facto de vocês não serem gémeos idênticos, ou monozigóticos, porque se o fossem o resultado seria bem diferente. Essa classe de gémeos, partilham o mesmo ADN. Logo o resultado seria de que eras o pai, ainda que nunca tivesses visto a rapariga. Se eu estou certo, e estarei, a menos que tenhas outro familiar, que eu desconheço,não necessitas fazer outro exame, a miúda é tua sobrinha.
-Santo Deus! O que vou fazer agora?
-Podes como te disse, recorrer para a Justiça e pedir a impugnação do registo.  E denunciar o teu irmão.
- De modo algum. Coitada da criança, mais lhe valera não ter pai, do que ter aquele traste. Sei que não devia falar assim, mas aquele tipo, tira-me do sério.
-Bom; Penso que não te posso ajudar mais. Se precisares de mais alguma coisa, telefona-me.
-Obrigado. Manda-me a conta e eu te enviarei o cheque.
-Esquece. Não tinha nada para fazer e sabes de uma coisa? Gostei de conhecer a ama da menina. Uma mulher inteligente e muito simpática. Talvez me aventure a passar pelo parque de vez em quando – disse sorrindo
Levantou-se e estendeu-lhe a mão que Ricardo apertou com firmeza. Dirigiu-se à porta e saiu deixando atrás de si, o amigo completamente destroçado.


27 comentários:

lourdes disse...

Olha olha! Querem ver que temos 2 casamentos à vista? O tio e a tia da criança e o amigo com a ama?
ihihihihih!
Bjs.

noname disse...

Xiiiiii que grande confusão :-)

Boa noite, Elvira

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Elvira!
Está melhor?
Torcendo pra se formarem os pares.
Tenha dias amenos!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Sandra May disse...

Adoro romances assim. Esse possível irmão do Ricardo, que cafajeste hem!!!
Até amanhã, Elvira.
Um abraço brasileiro.

Pedro Coimbra disse...

Era por onde eu andava... :))
Abraço

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
É caso para dizer :
- E quem será o pai da criança
Eu sei lá, sei lá , eu não estava lá
JAFR





Maria João Brito de Sousa disse...

Sempre estava correcta, a "minha" teoria do irmão... veremos, nos próximos episódios, como se desenrola o fio desta meada :)

Forte abraço e a continuação das suas melhoras, Elvira.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Continuo a acompanhar e a gostar.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

teresa dias disse...

E agora?
Vou estar atenta à decisão de Ricardo.
Beijo.

Cidália Ferreira disse...

Está muito complicado! Será que vão encontrar?


Beijos e um dia feliz.

chica disse...

Apesar das notícias, o amor está rondando em dose dupla! Será! Vamos esperando! bjs, chica

rosa-branca disse...

Querida amiga Elvira, então como está? Espero que bem melhor. Vai tudo correr bem se Deus quiser. Estive a pôr a leitura em dia e cá fico eu mais uma vez com a pulga atrás da orelha. Adoro a maneira como nos deixa colados às suas histórias. Beijinhos

Anete disse...


Um caso contado que nos prende aos detalhes...
Aguardo novidades a respeito desse "presente inesperado"... A vida é feita de mistérios e descobertas!
Abração e boa quarta-feira...

Larissa Santos disse...

Vai aparecer certamente o pai... Deve ser o primo.. está aqui um bico de obra.


Hoje:-Por vezes existem dias sem cor.

Bjos
Votos de uma óptima Quarta - Feira

Os olhares da Gracinha! disse...

Ponho a leitura em dia e continuo atenta ao desenrolar da história... Bj

Janita disse...

E agora? Qual será a atitude que o Ricardo irá tomar? Sabendo que poderá ser tio da menina e não sendo o outro traste de confiança, quase posso garantir que vai deixar tudo como está, para bem da criança. Que rico e inesperado presente a vida lhe trouxe...:)

Um abraço, Elvira.

Tintinaine disse...

Um belo enredo! Se eu tivesse essa habilidade dedicava-me a fazer concorrência ao Rodrigues dos Santos que quer ficar na «História da Literatura Portuguesa» pelos calhamaços de mais de 700 páginas que nos impinge umas quantas vezes por ano.

Edum@nes disse...

Essas coisas que surgem na sua imaginação,
na vida real poderão já ter acontecido
até ser esclarecido que grande confusão
estou pensando por bem tudo será resolvi!

Continuação de boa semana amiga Elvira. Um abraço.

Teresa Isabel Silva disse...

Isto está realmente a ficar cada vez mais denso!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Kique disse...

Isto por aqui esta um reboliço
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Jogo da BALEIA AZUL faz vitimas...

dercy lyne disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ailime disse...

Boa noite Elvira,
A história parece complicar-se um pouco,
mas decerto tomará outro rumo.
Acompanhando...
Beijinhos,
Ailime

dercy lyne disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Meu Velho Baú disse...

Por esta é que eu não esperava....
Beijinhos

aluap disse...

Deus lhe pague por este conjunto de informações. Longe de mim pensar nesse tipo de marcadores! Hoje aprendi mais umas coisas, obrigada.
Um abraço.

Gaja Maria disse...

Mas que confusão coitado do homem :)

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Pense numa grande confusão mesmo, coitado!
Beijos!