Seguidores

6.5.19

UM HOMEM DIVIDIDO - PARTE XXXIX





-Não te preocupes. António nunca teve intenção de casar comigo. Foi só mais uma maneira de atormentar o pai.
-Isso é que eu não entendo. Se ele odeia o Jorge e se queria vingar dele, porque não o fez? E depois há o cheque de cem mil euros. É uma exorbitância. Eu sei que ele é um homem muito rico, mas ainda assim continua a ser muito dinheiro. Quando disse ao Jorge que salvaria a empresa se te casasses com ele, também lhe disse que lhe faria um empréstimo para voltar a erguê-la. Mas nos documentos não vem referenciado nenhum empréstimo e estamos preocupados. Porque o fez? Ou que fizeste tu, para que ele o fizesse?
- Não sei porque o fez, disse-me que era uma indemnização pelos prejuízos que causou ao pai. E não se preocupem, a única coisa que fiz foi uma festa de aniversário de casamento para a sua irmã.
-Não tem lógica. O resgate da hipoteca ao banco seria a indemnização lógica. Um empréstimo, também seria aceitável, assim não. Não podemos aceitar o cheque. Venho entregar-to e pedir que lho devolvas.
Paula estremeceu. Ir vê-lo depois do que tinha acontecido? De modo nenhum.
-Não posso fazer isso. Se vocês pensam assim, o pai que vá ao seu escritório e lho entregue. Além do mais eu estou exausta, tenho trabalhado sem descanso, quase dia e noite, de há três meses até agora. Parto de férias amanhã logo pela manhã.
- Teu pai não o fará. É muito orgulhoso, tu sabes.
- Mas se é verdade que está arrependido, e se quer devolver o cheque, é ele quem deve fazê-lo. Já vai sendo tempo de reconhecer que o orgulho não leva a lado nenhum. E se realmente reconhece que errou, tem mais é que proceder de acordo com isso. Eu no  teu lugar, aconselhava-o a ter uma conversa franca com o António Ferreira. Pelo pouco que conheci dele, é uma excelente pessoa, que sofreu uma injustiça e se sente magoado, daí o seu desejo de vingança, mas como vês não conseguiu levá-la adiante.  Se ele soubesse o que me contaste, decerto ia entender e quem sabe, perdoar. Era bom para os dois. Eu não me meto nisso, e a tua participação também não deve ser outra, senão a de aconselhares o pai. De qualquer modo, eu parto amanhã como te disse.
- E para onde vais?
-Não sei. Vou por aí, à descoberta do país. Onde me sentir bem, fico. De qualquer modo vou telefonando para saber como vocês estão. Gostava muito de levar o Miguel comigo, mas as aulas ainda não terminaram e eu não aguento mais.
- Mas passas lá por casa para te despedires?
- Esta noite depois do jantar.
-E porque não vais jantar connosco? Tenho a certeza de que o Jorge ficaria feliz. E o Miguel nem se fala. Adora-te.
- Se me convidas com tanto entusiasmo, convite aceite. Espero que tenhas razão em relação ao meu pai.
-É claro que tenho. Bom, sendo assim vou-me embora. Vemo - nos logo. 
Levantou-se e Paula não resistiu a abraçá-la. Sempre gostara de Cidália, que desde que casou com o pai e foi viver com eles, sempre foi para ela como a mais carinhosa das mães.
-Gosto muito de ti,- disse
-E eu de ti. Não duvides disso.
Saiu e a jovem ficou à porta até vê-la entrar no elevador.

17 comentários:

Janita disse...

Este é um episódio que vai dar azo a mais uma reacção por parte de António. Sabemos que não aceitará a devolução do cheque, e daí, podem advir situações inesperadas, se boas ou más, é o que veremos.

Boa semana.
um abraço

Pedro Coimbra disse...

Cada vez mais curioso para perceber no que isto vai dar.
Boa semana

Cantinho da Gaiata disse...

Mais um capitulo que me deixou confusa, como vai ser a reação do Antônio, com a devolução do cheque.
Esperar para ver.
Bjs

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Não sabemos qual , mas que vai haver surpresa no jantar . é quase certo .
Uma grande semana para todos .
JAFR

Anónimo disse...

Sempre acompanhando, deixo-lhe um abraço muito amigo, Elvira.

Maria João

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Continuo a acompanhar com interesse.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história e desejar uma ótima semana!



Isabel Sá
Brilhos da Moda

noname disse...

Ora, vamos lá ver se o Pai de Paula engole o orgulho e procede como um homem honrado. Das reacções do António, que existirão, não duvido, vamos ver o que resultará.

Bom dia, Elvira

Os olhares da Gracinha! disse...

Já coloquei a leitura em dia e gosto muito do capítulo!
Boa semana...

chica disse...

A cada capítulo,mas gosto! Linda leitura! beijos, tudo de bom,chica

_ Gil António _ disse...

Acompanhando e desejando uma semana feliz.
.
Deixando cumprimentos
.
** Amar-te **

Cidália Ferreira disse...

Muito bom. E será que Cidália (lol) consegue convencer o marido em ir entregar o cheque? Hummm se o fizesse, seria de Homem! Ser acusado injustamente é muito doloroso. É algo que vai destruindo lentamente por dentro. Sobretudo quando se trata de roubo!
*
Isolo-me entre o jardim do meu silêncio.
Beijo e uma excelente semana!

Anete disse...


Antes do comentário, PARABÉNS PELO DIA DAS MÃES!!! O mês de Maio é mesmo lindo!...

"Um Homem Dividido" continua com muito suspense...
Abraço e BOA SEMANA...

Edum@nes disse...

Paula, resolveu se ausentar em viagem de férias. De momento, assim sem mais nem menos! Acho estranho?

Boa segunda-feira amiga Elvira. Um abraço.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Continua o suspense. Estou a gostar imenso desta história.
Um beijinho,
Ailime

Gaja Maria disse...

Espero que António não a deixe ir de férias sozinha :)

cata-vento disse...

Continuo a ler com muito interesse Consegues prender qualquer leitor. Parabéns. Beijinhos