Seguidores

22.10.18

ENTRE O AMOR E A CARREIRA - PARTE XXXIV




Era o dia de folga de Adelaide, pelo que Clara aproveitou-se desse facto para ficar na cozinha, ajudando Antónia na preparação do jantar especial que a empregada, estava a fazer para comemorar a volta de Ricardo.
Ia fazer Bacalhau à Brás, Arroz de Pato, e Torta de Laranja. Três iguarias que ela sabia eram as preferidas, do dono da casa, desde que ainda bem pequeno tinha ido viver com a avó.
Pouco depois chegou Tiago, e Clara voltou a emocionar-se ao ver o carinho com que ele e Ricardo se abraçavam. Apesar do pouco tempo que tinham convivido, ambos tinham criado um laço muito forte de afetividade.
O jantar decorreu animado, entre Ricardo, o cunhado e os filhos.
Clara mantinha-se em silêncio, limitando-se a responder aos comentários do irmão e dos filhos.
Pouco depois de terminado o jantar, Clara disse:
-Meninos está na hora de ir para a cama. Amanhã há escola têm que acordar cedo.
Sem refilar, as crianças beijaram Tiago e dirigiram-se ao pai.
-Vou convosco,- disse ele levantando-se e dando as mãos aos filhos.
-Eu também vou,- disse Tiago, pondo-se de pé. – Tenho teste amanhã preciso rever a matéria.
Subiram juntos a escada. Ao chegar ao piso superior, Tiago seguiu para o seu quarto despedindo-se com um boa-noite a que todos responderam. Depois os quatro entraram no quarto das crianças. Enquanto elas seguiram com o pai para a casa de banho, Clara abriu as camas e preparou os pijamas.
Depois que se deitaram, aconchegou-lhes a roupa, deu-lhes um beijo de boa noite e saiu do quarto deixando-os com o pai e o livro de histórias.
Cinco minutos depois, Ricardo entrou na sala.
-Adormeceram tão rápido que nem deu tempo de ler a história, - disse.
- Estavam cansados, foi muita emoção e brincadeira. Amanhã queres levá-los tu à escola?
- Estava a pensar ir contigo. Podemos dar uma volta pelos standes a fim de escolheres um carro para ti. Tens alguma marca preferida? Ou modelo?
-Não. Gostava de um citadino pequeno. Não gosto de modelos grandes nem muito luxuosos.
-Então fica combinado, - disse estendendo a mão e agarrando a dela.
- Por favor, Ricardo -  suplicou.
- Tem calma, - disse largando-lhe a mão. - Vamos apenas conversar. Mas atenta numa coisa. Vivemos na mesma casa. E sempre que por aqui esteja, será inevitável que te toque. Temos dois filhos. Repara que digo, temos e não tenho, porque sei que os amas como eu. Vejo-o nos teus olhos quando estás com eles. Conheço esse sentimento, foi o que me levou a não abandonar a Soraia no hospital. O que quero dizer é que as crianças são muito intuitivas. Se tu te afastas quando eu estou com elas, ou vice-versa, elas vão perceber que há tensão entre nós, vão pensar que estamos zangados e vão sofrer. Estás de acordo?
- Sim.
- Estou num ponto crucial da minha vida. Levei estes últimos meses a pensar deixar o exército e dedicar-me a um sonho de menino. Escrever um livro. Porém agora penso que talvez seja melhor continuar com a carreira militar. As crianças vão crescendo e acabam habituando-se às minhas ausências. Penso que será melhor para nós os dois, e por consequência para eles também.
- Não Ricardo. O melhor para eles será sempre crescerem com o pai ao lado. E eles devem ser sempre a nossa prioridade. Nós somos adultos saberemos lidar com a situação. Por favor, mais comissões não, – suplicou.
- Mas não percebes que essa convivência diária vai ser um tormento para os dois? Tu olhas-me como se eu fosse a oitava maravilha do mundo, e isso faz com que te deseje mais do que nunca.
- Vou ser muito sincera contigo, Ricardo. Não sei como te olho, mas não posso evitar olhar-te dessa maneira. Porque eu te amo. Amo-te com tanta intensidade, que resistir à tua oferta, me pôs doente. Mas eu não vou entregar-te o meu amor, em troca de umas noites de paixão, que fatalmente acabarão um dia. Nem em troca de uma posição social, nem mesmo pelo amor que tenho às crianças. Sabes de uma coisa? Ia casar-me com o Júlio, completamente enganada. Pensava que ele me amava, e saber o que ele pensava fazer com o Tiago, deu-me a certeza de que verdadeiramente não me amava. Mas hoje eu sei que também não o amava, embora na altura julgasse que sim. Se o amasse metade daquilo que te amo, ter-me-ia sentido destroçada com o fim do noivado.
- Tens noção de que conhecendo os teus sentimentos, eu posso jurar-te amor só para conseguir os meus objetivos?
- És demasiado sincero para isso, Ricardo. Não serias capaz de o fazer, mesmo que o pensasses. E sabes o que é mais caricato? É que eu penso, que independente de todas as tuas desconfianças, o sentimento que tens por mim, não é apenas desejo. Mas é preciso que o reconheças e lhe dês guarida no teu coração. É porque penso assim, que não tive pejo de te confessar o que sinto.
Levantou-se, roçou as costas da mão, pela face masculina numa carícia suave e afastou-se em direção à porta, dizendo:
-Boa noite, Ricardo. Dorme bem.


18 comentários:

noname disse...

Mulher castigadora ahahahahah

Boa noite, Elvira

Janita disse...

Isto está complicado...aquele casmurro do Ricardo, depois de tanto tempo ao lado da rapariga, ainda não terá percebido se a ama ou a deseja, simplesmente?
Arre, que homem teimoso. Acho que ele anda a pedir um afastamento por parte dela, a ver se lhe sente a falta e ausculta o próprio coração de uma vez por todas...

Um abraço e boa semana, Elvira! :)

Cidália Ferreira disse...

Áhh caramba... que dura mas convicta!! Já tinha saudades!!:)

Beijos-Boa noite!

Fá menor disse...

Uau! Agora deixou-o a pensar toda a noite!... Acabará por render-se à evidência, mas até lá quantas voltas dará o enredo?

Boa semana!
Beijos.

Edum@nes disse...

Não ata nem desata. Boa noite só não chega para quem se ama e se deseja um ao outro. Mas por ser tanta a desconfiança. Vão adiando dia após dia. Resistindo à tentação de se unirem e satisfazerem os seus desejos?

Tenha uma santa noite amiga Elvira.
Um abraço.

chica disse...

Ela já fez tudo o q1ue podia,declarou o amor intenso...Cabe a ele...Tomara caia na real...bjs praianos,chica

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Mais um magnífico capítulo.
Só espero que Ricardo atente bem nas palavras de Clara.
Beijinhos e boa segunda feira
Ailime

Sandra May disse...

Boa noite, Elvira!
Sigo acompanhando, ótima semana!
Bjss

Pedro Coimbra disse...

Uma noite para ele pensar no que lhe foi dito.
Boa semana

Isa Sá disse...

A passar para acompanhar a história!
Ah, e já ia uma fatia dessa torta!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Mais uma noite de insónias porque por que o amor tem destas coisas .
JAFR

Larissa Santos disse...

Bom dia. Esta Clara sabe bem o que quer e como quer. Não é interesseira. Mas, quando a coisa acontecer até os sinos vão tocar, kkkkkk ...Adorei. :))

Do nosso amigo Gil António: Iluminas-me em Luz de Rosa Vermelha

Bjos
Votos de uma óptima Segunda- Feira

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Está a ficar interessante.
Um abraço e boa semana semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Tintinaine disse...

Como há-de ele dormir bem com o sangue a ferver?
É mesmo coisa de mulheres!

Meu Velho Baú disse...

Ainda bem que ainda não chegou ao fim e pude mesmo com a minha ausência retomar este Romance.
Está difícil para Ricardo assumir o que está mais evidente ( digo eu )....
Beijinhos

Maria João Brito de Sousa disse...

Boa inspiração para os capítulos desta semana, que lhe desejo excelente, Elvira.

Abraço

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Elvira!
Além do conto estar tomando um lindo final feliz (se Deus quiser), eu gostaria de ter esta receita de torta de laranja... Hum!
Tenho uma com massa e creme por cima, mas esta me pareceu um rocambole... Será?
Deus a abençoe muito!
Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

Gaja Maria disse...

Ah malvados casmurro :)))
Abraço Elvira