Seguidores

27.10.18

RUINAS ROMANICAS DE S. CUCUFATE - VISITA DE ESTUDO.


Em S. Cucufate, ( nome esquisito deste Santo, que estará sepultado em Barcelona e cujo nome lá é San Cugat. Não vou estar a cansar-vos com a sua história, mas se estiveram interessados AQUI  tem toda a sua história. Adiante. Em S. Cucufate, vamos ver as ruínas de uma villa romana (villa, casa senhorial, não villa no sentido de classificação portuguesa.)
Então, neste local, existem três fases de construção desta villa, embora quase tudo o que vemos seja da última fase, pois das primeiras duas resta apenas alguns muros.  A primeira fase, datará do século I, e terá sido edificada sobre uma ocupação do período Neolítico final.
Este edifício foi reconstruído na primeira metade do século II, com planta centrada em peristilo, e terá sido destruído em meados do século IV.Então por volta do ano 360 d.C. foi então erguida esta magnifica vila palaciana que vamos visitar.
Quando entramos, e embora o nosso olhar abarque logo o complexo da villa, este primeiro edifício é o templo. Dedicado é claro a deuses pagãos, foi cristianizado no século V tendo sido efetuados alguns sepultamentos no seu pórtico envolvente.

 Eis a localização do templo na planta.

Foi-nos dito que estas serão das ruínas românicas mais importantes da península Ibérica por se tratar de ruínas de Villa com mais de um piso, A construção é enquadrada por dois corpos com robustos contrafortes que se ligam por meio de arcadas. Três pequenas escadas  sobem a um comprido palco, descoberto onde os donos da casa aguardavam as visitas.
Deste patim logo em seguida, entrava-se numa espaçosa galeria, cuja abobada ruiu, vendo-se ainda nos extremos os seus arranques. Outras salas com abobadas de berço ficavam por trás desta nave servindo de armazém.

 .

 Ao piso de cima subia uma só escada, estreita e íngreme para um edifício de tão elaborada arquitetura. Uma varanda comprida, guarnecida de madeira, corria ao longo da fachada a ao nível do piso superior.
Como podem ver, algumas partes do edifício,estão com andaimes. Quisemos saber porquê. A guia explicou que na altura das descobertas, os arqueólogos que dirigiram o trabalho, usaram aquelas estruturas para evitar que as intempéries,  acabassem derrubando os arcos.
  Segundo a nossa guia, neste edifício além da casa situada a sol nascente, de jeito a receber a luz do sol mal ele despontasse no horizonte, seguia-se em toda a parte de baixo, os celeiros, lagar do vinho  e adega. Segundo ela terá sido aqui que nasceu o tão famoso vinho da talha, que como sabemos foi introduzido em Portugal pelos romanos.~
Aconselho uma visita a este site, para terem uma ideia do que seria a grandiosidade desta construção. AQUI
 Esta espécie de piscina em frente ao edifício principal,  era um tanque imenso, onde chegava por por um canal a água que saía da piscina sempre que era renovada, para ser utilizada na rega dos campos. O que nos leva a crer que eles já se preocupavam com a poupança da água.



 Aqui uma porta que daria para a adega.
 Ora bem, segundo parece com as grande invasões bárbaras, e a consequente expulsão romana, toda esta enorme construção terá sido abandonada e mais tarde por aqui terão talvez estado os muçulmanos, embora não se saiba ao certo o que aconteceu desde que foi abandonado pelos romanos até ao século IX, data provável da instalação de um convento de frades na Villa. Sabe-se contudo que em 1254, se criou a paróquia de S. Cucufate no Convento e se entregou a mesma ao Mosteiro de S. Vicente de Fora, que em data desconhecida o entregaram aos frades de S. Bento. A comunidade monástica viria a abandoná-lo no século XVII permanecendo nela apenas um frade ermitão. Pensa-se que a capela funcionou até ao século XVIII altura em que ele terá morrido. A instalação dos frades nesta villa romana, terá dado origem à povoação Vila de Frades, que se crê tenha recebido o primeiro foral no século XIII. Infelizmente este documento foi perdido, pelo que D. Manuel I lhe atribui um segundo foral a 1 de Junho de 1512.
Esta é a porta de entrada para a capela situada na zona da adega. Mas antes de entrar ainda queria mostrar-vos mais uma coisa.


 Conduta de água para a casa,
 E pronto já entrámos na capela. Esta parte é uma zona de muitas colunas, infelizmente na outra foto em que tentei mostrar várias, "o meu sabonete" não se portou à altura e a foto não saiu apresentável. E pronto estamos na zona da capela.


 Duas imagens com as pinturas do teto.
 A pintura do altar está muito deteriorada.

 Cá temos de novo uma estrutura metálica para manter intacto um arco .
 Esta seria a zona da casa de jantar.
 A zona da piscina
 Estas construções na parte de trás, separadas do complexo principal, seriam as instalações dos serviçais.


 E vamos subir a escada que nos vai  conduzir  ao piso superior da casa, deste rico senhor.
 Deste local, onde seria o salão nobre, vêem-se as dependências inferiores e tem-se uma esplêndida vista para as termas da família.

 Pronto aqui está a zona termal. A propósito, vocês sabiam que aqui havia uma pedra mármore na parte superior da digamos sanita, embora naquele tempo ela não existisse ainda. Bom do recipiente, onde as pessoas se aliviavam. Pois havia um empregado cujo trabalho era ter sempre a pedra mármore à temperatura do corpo, para que os senhores, não pusessem o seu rabiosque na pedra fria?
Uma curiosidade, Crê-se que aquela oliveira será contemporânea da villa.

  E pronto chegámos a zona agrária. Este era um senhor muito rico com uma zona de muito quilómetros de vinho e azeite, ou melhor vinhas e olivais.  Teria decerto além de muitos serviçais, gado e utensílios vários e daí estas instalações agrárias logo depois das casas dos trabalhadores. Esta zona que aparece aqui com estes dois pedregulhos era o lagar do azeite. E estas duas pedras que pesarão toneladas, não estavam aqui para decoração. Que o azeite se faz da azeitona todos sabemos. Hoje há máquinas para tudo. Mas numa época em que não existiam como se faria o azeite? O vinho era fácil, pisa-se a uva toda a gente sabe, embora hoje, já quase se use a pisa apenas como atração turística. Mas e o azeite? Então estas duas pedras eram exatamente para esmagar as azeitonas. Naquele encaixe. que se vê na pedra encaixava uma peça que por complexo processo as faziam rodar, esmagando assim as azeitonas.
E aqui era o cemitério.

Por aqui a visita terminou, espero não me ter esquecido de nada, resta-me só mostrar-vos uma outra oliveira também milenar que se encontra logo na entrada, mas na qual não reparamos, pois viemos logo direcionados para as ruínas


Cá está ela. Reparem no tronco seco e carcomido. No entanto a oliveira apresenta-se surpreendentemente verde e carregada de azeitonas.

E pronto espero que tenham gostado do passeio.



Nota: todos os objetos arqueológicos encontrados nas Ruínas da villa, encontram-se expostos na casa do arco em Vila de Frades.  Vila de Frades e S. Cucufate, pertencem ao Concelho da Vidigueira, distrito de Beja.


16 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

Fascinantes, as ruínas românicas de São Cucufate.

Cá voltarei ainda hoje para melhor explorar todos os links,

Obrigada, Elvira.

São disse...

Muito interessante reportagem sobre uma zona que há muito desejo visitar

Beijinho e bom serão

Graça Sampaio disse...

Desconhecia em absoluto. Gostei de ver e de saber. Só faltou dizer que estão situadas na zona de Beja (ou ter-me-á escapado?)

Obrigada pela reportagem que está muito completa. Beijinho e bom fim de semana.

Cidália Ferreira disse...

Muito obrigada pela sua partilha para com os seus leitores. Amei as imagens e a sua narração!

Até o perfume das rosas nos enterneciam... (POETIZANDO) .
Beijos - Boa Noite, Bom fim de semana!

Edum@nes disse...

Tudo isso é interessante para quem aprecia essas ruínas do passado. Onde habitaram os povos que por aqui passaram! Agora são locais de entretimento!

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira.
Um abraço.

lourdes disse...

Uma visita guiada por ti, para quem não foi lá.
Sempre bom saber mais alguma coisa do nosso país.
Bjs.

Tintinaine disse...

Nunca tinha ouvido falar!
Da Vidigueira só tinha ouvido falar no vinho!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Um passeio altamente cultural revestido de muitos conhecimentos, valeu!
Devido a perda de uma amiga e funcionária que faleceu vítima de um CA, estive ausente dos blogs, estou retornando e agradeço pelas visitas e comentários na minha ausência.
Abraços carinhosos!

Larissa Santos disse...

Bom dia. Estes passeios são sempre muito interessantes e enriquecedores. Adorei as imagens. Parabéns.


Hoje: Recordações ao passado. {Poetizando e Encantando}

Bjos
Votos de um óptima Domingo

Teresa Isabel Silva disse...

Bonito passeio!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

O meu pensamento viaja disse...

Muito interessante e uma excelente sugestão.
Obrigada, Elvira.
Tenha um bom domingo.
Beijinhos

Isa Sá disse...

Um lugar interessante para visitar!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma bela reportagem minha amiga e eu tenho que fazer uma visita a estas ruínas.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Nunca tinha ouvido falar.
Uma boa lição de historia.
JAFR

Majo Dutra disse...

Estimada Amiga.
Gostei muito de conhecer e do passeio que me proporcionou.
De facto, a mansão de com dois andares, o conjunto de arcos românicos, as pinturas da capela, os vestígios de abóbadas, o provimento de água, as termas... é tudo encantador.
Foi uma excursão muito interessante.
Abraço grande.
~~~~

Rosemildo Sales Furtado disse...

Obrigado pelo belo e instrutivo passeio turístico que ora me proporcionas.

Abraços,

Furtado