Seguidores

21.6.16

MANEL DA LENHA - PARTE XCI






No final de Setembro, o neto do Manuel entra na escola oficial, e a  19 de Outubro, num desastre de avião, morre Samora Machel. o presidente de Moçambique. No resto do ano não aconteceu nada que tivesse muita importância para o Manuel, cuja mulher continuava a fazer fisioterapia diária, mas que aparentemente não adiantava muito.  E chegou de novo o Natal, a festa em família teve também a presença dos compadres, sogros da segunda filha, mas a Gravelina continuou a comer na sala com o marido e a não ir à mesa.
E o ano chegou ao fim e como sempre outro lhe sucedeu, sem que a Gravelina mostrasse melhoras que se vissem.A 23 de Fevereiro de 1987, morre um grande cantor, da música de intervenção, Zeca Afonso,  de quem o Manuel era um admirador. No início de Abril a Assembleia da República, aprova uma moção de censura ao governo de Cavaco Silva, e no dia 28 do mesmo mês, Mário Soares, dissolve a Assembleia e marca eleições antecipadas.
Quase um mês depois, a 27 de Maio o Futebol Clube do Porto, sagrou-se Campeão Europeu de Futebol, em Viena. Uma grande alegria para o Manuel, cuja vida nos últimos tempos, não tinha razões para alegrias. 
No dia 1 de Junho desse mesmo ano, o Creoula era oficialmente entregue ao Ministério de Defesa Nacional, mediante despacho, adquirindo o estatuto  de Unidade Auxiliar da Marinha. O antigo porão,fora redimensionado,  dando origem à zona que se estende da casa das máquinas, à coberta de praças, foram instalados camarotes e câmara dos sargentos, a enfermaria foi alargada, criou-se um refeitório, ampliaram-se as instalações sanitárias, mudara-se o lastro da embarcação.
Recebia a classificação de "navio de treino de mar", que ainda mantém, iniciando assim uma nova etapa da sua história pessoal de navegação à vela. 
Em Julho as eleições legislativas dão um vitória estrondosa ao PSD que viria a formar governo em Agosto, com maioria absoluta e Cavaco Silva como primeiro ministro.
Em Outubro, a Gravelina, dá os primeiros passos. Apoiada na terapeuta, vai do quarto à sala. A terapeuta manda comprar uma bengala com base em tripé a fim de que apoiando-se nela possa recomeçar a andar. O filho vai comprar a bengala, e nos próximos dias a terapeuta, dedica-se a que a Gravelina, aprenda a controlar o esforço sobre a bengala e ganhe confiança. 
A casa onde viviam, abria directa para uma sala quadrada, onde existiam seis portas, dando cada uma para uma divisão da casa, a saber, de um lado, a cozinha, dois quartos de dormir,  e uma casa de banho.  Na outra parede em frente, a sala de estar e a casa de jantar.  O quarto onde o casal dormia, era o que ficava ao lado da casa de banho. A Gravelina aprendeu a seguir "colada" à parede, do quarto à sala, de modo que o braço direito, que levava a bengala, (o esquerdo continuava morto) fosse sempre encostado à parede. Na volta para o quarto ia pela parede do outro lado para que sentisse igualmente o braço junto à parede. Assim ela sentia-se mais confiante. De outro modo o medo era maior que ela e não dava um passo. 
A 8 de  Dezembro, quando em Portugal se comemora o dia da Padroeira, os E.U. e a U:R:S:S. assinam em Washington, o primeiro tratado de desarmamento da história, eliminando os misseis de alcance intermédio estacionados na Europa, os famosos SS20 e os Pershing II
E antes do ano acabar, a terapeuta que tinha acompanhado a Gravelina, dá por findos os seus tratamentos ao domicílio, devendo a doente a partir daí dirigir-se à clínica para continuar os tratamentos. 
Acabara de fazer 3 anos que os médicos a tinham mandado para casa, para morrer junto dos seus, pois a sua vida estava por horas.

14 comentários:

Beatriz Pin disse...

Obrigada pela sua visita ao meu blog, por deijar sempre um comentario que me anima a seguir facendo o blog. Também gostei de ler o último que escriveu que tam bem compajina acontecementos históricos que nos refrescas a memoria, como a vida do Manuel, con tódolos detalles da cotidianeidade que tan bem sabe refleijar.
Uma grande aperta, amiga Elvira.

Isa Sá disse...

Passando para acompanhar a história..

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

A satisfação do Manel de o Porto ganhar a Taça dos Campeões Europeus foi igual à minha uma enorme alegria.
Um abraço e boa semana.
Andarilhar

Gaja Maria disse...

Gravelina era uma guerreira e as guerreiras quando querem conseguem :)

chica disse...

Me inteirando do que havia perdido.Gostei! bjs, chica

Anete disse...

Gravelina melhorando, isso é muito bom...
A história continua com bons capítulos...

Um abraço grande...

Edum@nes disse...

Nesse ano de muitos acontecimentos, morreu Samora Machel, aquele que nos fez a vida negra em Moçambique. No futebol, o Porto, foi campeão Europeu. Morreu o cantor Zeca Afonso, o homem que cantou Grândola Vila Morena. Mário Soares deitou abaixo o governo de Cavaco Silva. Gravelina, continua a lutar contra a doença com o apoio duma bengala!

Tenha uma boa tarde amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.

O meu pensamento viaja disse...

Continuo intensamente ligada ao seu relato!
Beijo

Majo Dutra disse...

~~~
Continuo a aplaudir
o esforço necessário para redigir este relato.

~ Abraço, Elvira.
~~~~~~~~~~

Rosemildo Sales Furtado disse...

Para contrariar os médicos, três anos se passaram e D. Gravelina ainda estava vivinha e gozando com a cara deles.

Abraços,

Furtado.

Sensibilidade a navegar com poesias disse...

Amei seu espaço, belos textos, parabéns, voltarei

Pedro Coimbra disse...

O que eu vibrei com essa vitória do Porto!!!

Elisa disse...

Um grande beijinho para si Elvira sempre bom acompanhar aqui ;)
Beijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.pt

Blogger disse...

There's shocking news in the sports betting industry.

It's been said that any bettor needs to see this,

Watch this now or quit placing bets on sports...

Sports Cash System - Sports Betting Robot