Seguidores

4.11.20

CILADAS DA VIDA - PARTE LIV

 


Naquela noite, enquanto Gabriela jantava, e João fazia como de costume companhia a Teresa, a conversa recaiu sobre a ecografia e a emoção que ambos sentiram. E então ele perguntou-lhe se já tinha pensado nas suas vidas quando os bebés nascessem, ao que ela respondeu que lhe prometera falar nisso quando passasse a barreira dos três meses. Faltavam quatro semanas e talvez fosse superstição sua, mas antes das doze semanas não tomaria nenhuma decisão pensando no seu futuro e no das crianças.

- Eu tenho fé que vai correr tudo bem e até já imagino os três meninos…

- E se forem três meninas, - interrompeu Teresa. Fará alguma diferença?

- Nenhuma, - respondeu prontamente. Penso que de forma inconsciente, quando se espera um filho, uma pessoa tem sempre tendência a falar no seu próprio sexo. Um homem fala em meninos, uma mulher em meninas, mas na prática pouco importa. O que realmente conta, é que sejam saudáveis. E vão ser felizes porque se vão ter uns aos outros, vão poder brincar juntos, amar-se e apoiar-se. Crescer sozinho, é muito triste.

- Foi assim contigo?

-Foi. O meu pai era uma pessoa muito severa, e a única amiga que eu tinha era a Olga, que vivia no mesmo pátio mesmo ao lado da minha casa, mas ela tinha quase onze anos a mais que eu. Quando eu tinha cinco anos ela já estava no secundário e tinha mais ou menos o mesmo corpo que tem hoje. É fácil de perceber que as minhas brincadeiras não lhe interessavam.

- E a tua mãe?

É uma história muito complicada, não dá para ta contar agora, a Gabriela deve estar a voltar do jantar. Mas prometo que ta conto em breve.

-Eu também sou filha única, mas nunca fui uma criança solitária, pois na aldeia éramos todos muito unidos. Mas de certo modo tenho pena destas crianças.  Eles nunca vão ter o carinho de tios, primos ou avós. Eu não conheci o meu pai, nem o meu avô, mas a minha avó era uma grande mulher e foi sempre um pilar de apoio para a filha e neta. Os nossos filhos nunca vão ter esse apoio.

- Não. Mas vão apoiar-se entre si e vão contar com todo o amor da nossa parte. E poderão vir a contar com o apoio de tios e primos, pois acabo de saber que tenho um irmão, que me parece ser uma boa pessoa. Em breve conto-te tudo. Desejo que saibas tudo sobre mim, para que, quando chegar a hora de tomares uma decisão, não tenhas dúvidas.

Naquele momento a enfermeira regressou ao quarto, e isso impediu Teresa de responder se é que o queria fazer. Ele despediu-se desejando uma boa noite às duas, e saiu do quarto.

Já no escritório, olhou o relógio. Nove e dez da noite. Não eram horas de ligar ao irmão, provavelmente estaria com a noiva, mas podia mandar uma mensagem.

Escreveu:

“David, já li a carta. Queria estar contigo, gostava que me falasses da mãe e de ti. Conhecer-te. E dar-me a conhecer. Quando puderes dispor de umas horas, avisa-me. João”

Um quarto de hora depois chegou a resposta.

“Amanhã não tenho audiências. Tenho dois clientes de manhã, e a tarde livre. Podemos almoçar juntos. Telefono-te quando estiver livre e combinamos. David”

Pôs de lado o telemóvel, abriu o portátil e dedicou-se a ler os emails recebidos, quase todos de felicitações pelo “Survive II”.

 

14 comentários:

noname disse...

A coisa vai dar-se. Ambos têm mais em comum do que pensam.

Boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

Porque é que a perspectiva da paternidade amolece até o coração mais duro??

chica disse...

Lindo,Elvira e vamos antevendo bons momentos... beijos, chica

Tintinaine disse...

Os ingleses dizem, no news is good news (não haver notícias é uma boa notícia) e eu digo o mesmo, tudo corre lindamente na nossa novela.
Uma boa quarta-feira (fechada em casa)!

Maria João Brito de Sousa disse...

Estou a gostar muito do rumo que está a dar a este seu Ciladas da Vida, Elvira! :)

Obrigada e um forte abraço

João Santana Pinto disse...

Quando se termina, há a necessidade de encerrar as portas abertas e este conto tinha muitas. Agora a família com um tio que ganhou irmão e está prestes a ganhar sobrinhos(as)

Cidália Ferreira disse...

Fantástico espisodio! :)
.
Mundo louco...
.
Beijo, e uma boa noite!

Janita disse...

Depois de assistirmos à conversa entre os dois futuros pais, como se de um casal "de verdade" se tratasse, ficamos a aguardar até sexta para o encontro de irmãos.
A vida a acontecer por aqui...Gostei!

Um abraço e uma boa noite, Elvira

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um capítulo lindo. Confidências que os aproximam e o encontro dos irmãos que decerto vai ser emocionante.
Um beijinho,
Ailime

Edum@nes disse...

Parece que João e Teresa, já começam a fazer planos para o futuro?

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço,

teresa dias disse...

Aplaudo a aproximação dos irmãos.
Veremos como correrá.
Beijo.

silvioafonso disse...

A família vai mudar, para maior.
Beijos, Elvira. Beijos.

aluap disse...

Verdade, nas aldeias as crianças de ontem - mesmo sendo filhos únicos - brincavam na rua às escondidas, à cabra-cega, ao pião, com os primos, vizinhos e amigos. Presentemente os tempos são outros, houve evolução, apareceu nova tecnologia (ainda bem) e a diversão é outra, só que esta nova tecnologia não devia só servir de distracção, com jogos e mais jogos, que ocupa os tempos que são devidos às crianças para brincar.
3 crianças juntas vão ter muitas oportunidades de inventar!!
Bo fds.
Um abraço.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Maravilhoso este capítulo!
Abraços fraternos!