Seguidores

9.11.20

CILADAS DA VIDA - PARTE LVI

 


Depois que os dois se sentaram, João estendeu ao irmão a carta da mãe que ele leu em silêncio.

-Uma carta sincera e emotiva tal como ela era. E que diz muito do amor que te tinha e de quanto sofreu a vida toda, por ter de te deixar. Sabendo que vinhas hoje, trouxe-te um álbum de fotografias, - abriu a gaveta, retirou o álbum e estendeu-lho.

João abriu-o e viu na primeira página a foto de uma jovem morena de baixa estatura. Tinha vestido umas calças de ganga e uma t-shirt branca. Tinha um ar sério, ou triste.  Depois uma foto dela com um homem alto. O homem sorria abertamente, mas a jovem continuava com o seu ar sério.

-É a única foto que tenho dos meus pais, - disse David. E nem me lembro dele, morreu quando eu era ainda um bebé. Não havia outras fotos dele, e um dia perguntei à mãe porquê. Ela disse-me que logo depois o meu pai adoeceu e nunca mais quis ser fotografado. Queria que eu o recordasse sempre como o homem alegre e feliz desse dia. Até há pouco tempo pensava que essa, fosse a fotografia do casamento deles, mas hoje sei que ela nunca casou. O marido nunca lhe deu o divórcio e como o meu pai já tinha morrido, ela não se preocupou. Depois há essa foto dela grávida de mim. E por último são fotos minhas e dela comigo. Verás que em nenhuma delas, mostra um ar alegre e feliz como é habitual nos momentos de intimidade entre mãe e filho. Lembro-me de escrever um dia, numa composição sobre a mãe, na escola, que a minha mãe, era uma mulher muito triste, porque sentia muitas saudades do meu pai. Hoje ambos sabemos que não era por saudades dele que ela era assim, embora tenha gostado dele, porque ele a amou e lhe deu um lar, evitando-lhe o desespero que a podiam ter matado.

-Obrigado, por me teres deixado ver estas fotografias. Não sei que pensar do meu pai. Quero acreditar que ele era um homem mentalmente muito doente, porque se não foi por doença, então tenho de pensar que ele era um monstro, que me roubou não só o amor dela, mas toda uma infância normal, e me imbuiu o espírito de ideias que me fizeram crescer e tornar-me um homem cético, em relação ao amor e descrente da lealdade das mulheres. Acreditas que me fez acreditar que a mulher o deixou, porque era uma espécie de ninfomaníaca capaz de seguir qualquer um que lhe permitisse satisfazer os seus inconfessáveis desejos? Isso fez com que crescesse a odiá-la. E com que nunca até agora tivesse olhado para uma mulher sem pensar no que ele me dizia.

-Percebo que a tua vida não tenha sido fácil, mas agora que sabes a verdade, tenta esquecer, és jovem, bem parecido, tens uma excelente situação financeira, ainda estás a tempo de encontrar uma boa mulher e te apaixonares.

- Penso que já a encontrei, David. O problema vai ser convencê-la. Ambos temos uma bagagem emocional péssima, e por isso ambos nos tornámos incrédulos em relação ao amor, à lealdade do sexo oposto, e ambos tínhamos decidido que não daríamos a ninguém o poder de nos fazer sofrer.  É uma história complicada que te contarei se tiveres tempo e paciência para me ouvires.

-Sou um homem muito paciente e tenho todo o tempo que precisares  para te ouvir. Levei trinta anos sonhando como seria bom ter um irmão.

E então João contou-lhe tudo. Desde o cancro no testículo, a reserva de esperma para o futuro, na clínica de Procriação Medicamente Assistida, e  o que lhe tinha acontecido ultimamente, desde que recebera o telefonema da clínica, dando conta do erro cometido, até à emoção do dia anterior, quando a médica lhe mostrou os três minúsculos pontos no ecrã e ouviu o bater dos corações dos seus filhos.

 

17 comentários:

noname disse...

O presente está a fazer as pazes com o passado.

Boa noite, Elvira

lagartinha disse...

Vim matar saudades e ler :)
"Visita de confirmação de actividade.
Os sócios do clube de bloguistas portugueses sem actividade nos últimos 12 meses terão o seu cartão retirado do clube.
Parabéns por manter o seu blogue ainda activo"

1º prémio para a sócia mais activa do clube!

Bjokas verduscas

Pedro Coimbra disse...

Reconciliar-se com a vida é fundamental.
Boa semana

Tintinaine disse...

Está na hora de acreditar no Cupido. Ele existe e acerta sempre com as suas setas no alvo que escolhe.
Boa semana de confinamento! Já nem posso ouvir falar no Corona!

chica disse...

Tão lindo, momentos tão emocionantes...Adorei! beijos, tudo de bom,chica

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Maria João Brito de Sousa disse...

Continuo a acreditar que estes dois irmãos se vão tornar amigos inseparáveis.

Forte abraço, amiga!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um belo capitulo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

João Santana Pinto disse...

Reencontro com a família, paz com o passado e um olhar sobre o presente... em família.

Ainda há muito para se saber e cumpre aguardar pacientemente pelos próximos capítulos que normalmente devem estar destinados à evolução do casal... (sorrisos)

Janita disse...

Um capítulo emocionante! O descoberta de um passado que redime todos os erros que possam ter sido cometidos pelo nosso personagem principal. Tristemente levado pela mente doente, ou preversa, de um homem que não soube ser pai nem marido.
Prevê-se um final feliz para eles, e pra nós, que gostamos de finais felizes. :)

Um abraço, saúde e uma boa semana.

Janita disse...

Bolas!! Hoje estou meio taralhouca e farto-me de fazer correcções ortográficas.

. Perversa
. A descoberta e não O... :(

Cidália Ferreira disse...

A coisa está a ir por bom caminho! :)
.
Somos filhos dum mundo louco
.
Beijo, e uma excelente semana.

aluap disse...

Depois de ler este capítulo só me ocorre dizer que é verdade que "o amor entre irmãos é mais forte que o tempo e que qualquer distância".
Boa semana.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um capítulo muito bonito, onde a aproximação e cumplicidade entre os dois irmãos é bem patente.
Um beijinho.
Ailime

Edum@nes disse...

Penso que João e Teresa vão juntar os trapinhos e na companhia dos três filhos que vêm a caminho. Todos juntos serão felizes.

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

teresa dias disse...

Uau!
Elvira, é lindo este capítulo.
Venham mais!!!
Beijo, boa semana.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Acredito que a partir desse encontro com o irmão, ele passe a ter uma vida menos rancorosa. Acompanhando, gostando e aguardando os futuros acontecimentos.

Abraços,

Furtado