Seguidores

11.11.20

CILADAS DA VIDA PARTE LVII

 


Quatro semanas se passaram depois desta conversa que aproximou emocionalmente os dois irmãos. Quatro semanas em que muita coisa aconteceu na vida deles, e dos que com eles conviviam.

João continuava a passar diariamente as horas em que as enfermeira faziam as refeições com Teresa e fiel ao seu desejo de num futuro próximo pedir-lhe que se casasse com ele, decidiu que ela devia saber como tinha sido a sua vida, quem tinha sido e quem era. Por sua vez Teresa, também abriu o livro das recordações e falou da sua infância na aldeia, da mãe e da avó, ambas desiludidas com o sexo oposto, contara que ela própria tivera uma má experiência amorosa, quando estava na faculdade e que tudo isso contribuíra para a sua decisão de que nunca  iria querer saber de homem algum na sua vida. Essa fora a razão que a levara a querer ser mãe solteira, e a procurar a clínica de Procriação Medicamente Assistida.

Com o convívio diário e com todas as confidências trocadas os dois sentiam que começavam a estar unidos por qualquer coisa maior, mais íntima e mais pessoal do que a responsabilidade de criarem as três crianças.  

Inês ia regularmente todos os fins de semana vê-la, levava-lhe o correio, falava-lhe de como o negócio estava a decorrer e contava-lhe novidades de clientes e empregadas. Às vezes levava o filho e Teresa ficava radiante com o menino que crescia a olhos vistos e aumentava o vocabulário de uma visita para a outra.

Também João tinha ido jantar uma noite com o irmão e a futura cunhada, com quem simpatizou de imediato. Esperava que Teresa fizesse os três meses e tivessem a conversa que decidiria o seu futuro a fim de os convidar a irem passar um dia lá a casa para lhos apresentar e estreitar os laços de sangue que os uniam.

E chegou o dia em que Teresa ia ter a sua consulta das doze semanas. De mútuo acordo, os dois combinaram com Sandra, que ele acompanharia Teresa à consulta, e ele a chamaria depois se a médica achasse necessário dar-lhe novas instruções.

Já na consulta a médica fez-lhe a ecografia das doze semanas depois de lhe ter medido a tensão arterial, a ter pesado e lhe ter feito várias perguntas sobre como se tinha sentido durante aquelas quatro semanas.

Depois de vários minutos em que a observou atentamente disse:

-Está tudo bem com os vossos bebés. Vejam, aqui estão eles, minúsculos ainda, medem apenas cinco centímetros, mas já estão completamente formados da cabeça aos pés.  Vejam.

- Já se consegue ver se são meninos ou meninas – perguntou João.

- Vamos ver – disse a médica e depois de uns segundos apontou o ecrã. -  Este é um menino sem duvida, reparem aqui - disse ampliando a imagem - Este outro tem o cordão umbilical a impedir a descoberta, e este como vêm tem as pernitas cruzadas. Pode ser que se deixem ver na próxima ecografia. Mas às vezes não se deixam ver até ao momento em que nascem

Mas como são gémeos se um é menino, os outros também devem ser, ou não? – perguntou João.

-De modo algum. Os gémeos só são obrigatoriamente do mesmo sexo quando são gémeos monozigóticos.  Ou seja, o óvulo é fecundado por um só espermatozoide que se divide em dois depois de fecundado. São formados na mesma placenta dividem o saco amniótico, possuem o mesmo genoma e o mesmo DNA, e por isso são tão iguais que também se chamam idênticos. Podem distinguir-se apenas pelas impressões digitais, que são diferentes. Os vossos filhos são gémeos dizigóticos uma vez que não dividem a placenta nem o saco amniótico o que quer dizer que houve três óvulos, fecundados por três espermatozoides diferentes e assim tanto podem ser três meninos, como dois meninos e uma menina ou o contrário.

 A consulta está terminada, a Teresa recuperou muito bem, agora o risco de aborto foi reduzido, embora não esteja totalmente afastado e o repouso continue a ser recomendado, já não precisa estar o tempo todo na cama. Claro que não pode fazer esforços como subir escadas ou carregar pesos, deve evitar viagens grandes, mas já pode dar pequenos passeios, apanhar sol por causa da vitamina D. Continua com as vitaminas, o ácido fólico e volta para a consulta das vinte semanas a menos que surja algum problema. Vai continuar acompanhada com a enfermeira?

- Até que os bebés nasçam pelo menos, - respondeu João.

- Isso é bom. Pode sair e mandá-la entrar?


À margem:

Hoje dia 11 deslocar-me-ei ao hospital De Santa Maria para ver como está o olho do transplante, e ver se me vêm o outro que me está a dar grandes problemas.  Vamos ver.

15 comentários:

noname disse...

A história está a ficar boa.

Mas, o importante mesmo serão as notícias que nos trouxer depois da consulta.
Tudo a correr bem é o que lhe desejo
Boa noite, beijinho

Janita disse...

Que possa voltar com boas notícias, Elvira.
A história está lindamente encaminhada e não nos dá cuidados.

Também no dia 19 detes mês vou fazer exame aos campos visuais, no HSJ. A 17 de Dezembro é que tenho consulta com o especialista.

Boa noite de sono e um abraço.

Pedro Coimbra disse...

Que a consulta tenha tão boas novas como a ecografia desta novela.

teresa dias disse...

Tudo a correr bem com os "piquenos", espero e desejo que tudo corra bem também consigo, Elvira.
Beijo.

João Santana Pinto disse...

Tudo a correr pelo melhor, deixo um abraço.

A história está a avançar com normalidade, a autora alargou neste texto o tempo de convício e neste período de tempo, ambos já não devem estar enganados dos seus sentimentos.

chica disse...

Gostando muito da história,a cada capítulo... E desejo sorte na consulta e que tragas boas notícias! beijos, chica

Tintinaine disse...

Dia de S. Martinho no hospital não é grande ideia!
A avaria do computador provocada pelo teclado foi uma surpresa para mim. Nem consigo imaginar como isso possa acontecer, mas o que importa é que o assunto esteja resolvido.

Maria João Brito de Sousa disse...

Esta história vai de vento em popa :)
Espero que a consigam ajudar rapidamente, no que toca à consulta de Oftalmologia, Elvira.

Forte abraço!

isabel disse...

minha querida Elvira
espero que tenha recebido boas noticias na consulta de hoje!
até sempre

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Estou a gostar imenso do desenrolar desta bonita e cativante história.
Desejo que tenha tido boas noticias no hospital sobre os seus olhos.
Um beijinho,
Ailime

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Olá amiga Elvira

sei que a autora não nos vai defraudar. mas estou curiosa demais.

seguindo e amando oconto.

beijinhos

:)

Cidália Ferreira disse...

Muito bem!
Desejo que tudo lhe corra bem! :))
~~
Estranha viagem...
~~
Beijo, e uma excelente tarde

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Sem surpresas preocupantes, tudo continua a rolar na normalidade.

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Ótimo capítulo, acompanhando com bastante interesse!
Abraços fraternos!