Seguidores

11.9.19

VIDAS CRUZADAS - PARTE III

- Está nervoso? - perguntou Pedro, mais para aquietar o outro do que por curiosidade.
- É a primeira vez que venho ao médico – respondeu o jovem – sempre fui saudável, mas ultimamente não sei o que tenho. Faltam-me as forças, canso-me a andar, não me apetece comer, e durmo mal. Não é normal na minha idade. E você?
 – Bem, a mim acontece-me mais ou menos o mesmo. - respondeu Pedro. É por isso que aqui estou. Também é a primeira vez.
- Pedro Medeiros chamou a assistente do médico.
Ele levantou-se mais nervoso ainda. Seguiu a assistente por um curto corredor, e atravessou a porta do consultório que ela lhe abrira.
Na sua frente estava uma sala com uma enorme secretária, atrás da qual se encontrava um homem dos seus cinquenta anos, cabelos grisalhos, e uns olhos que se escondiam atrás dos óculos de grossas lentes. Vestia uma bata branca. Ao lado da secretária um biombo branco escondia talvez alguma maca, ou marquesa, como dizia a sua mãe. Ao canto um aparelho grande, branco. "Deve ser o tal da radioscopia," - pensou.
- Sente-se, - disse o médico de mão estendida, apontando a cadeira vazia na frente da secretária. A assistente, poisou a ficha do doente na frente do médico e saiu
 fechando a porta atrás de si.
- Ora então diga-me lá, de que se queixa, senhor... - olhou para a ficha e continuou - Pedro Medeiros, não é verdade? 
O jovem assentiu com a cabeça, em vez de responder. Sentia-se intimidado. Engoliu saliva e a custo, explicou os sintomas. Quando acabou, o médico levantou-se, colocou o estetoscópio e disse:
- Passe ali para trás do biombo e dispa a camisa:
Pedro levantou-se e fez o que o médico lhe mandara. Este aproximou-se dele e fez um demorado exame, ao mesmo tempo que lhe mandava respirar fundo, e tossir. Depois  dirigindo-se à secretária pegou no 
esfigmomanómetro e mediu-lhe a tensão arterial. Por fim mandou-o deitar, apalpou-lhe a zona do fígado, do estômago, do apêndice. Mirou-lhe os olhos e mandou-lhe pôr a língua para fora. Endireitou-se e disse:
- Agora venha aqui a este aparelho.
Pedro seguiu-o cada vez mais nervoso, e foi fazendo o que o médico lhe pedia. Uns minutos depois o clínico deu o exame por terminado e dirigindo-se para a secretária disse:
- Pode vestir-se.
E começou a rabiscar algo. Quando ele se sentou já vestido, o médico disse:
- Não lhe encontro nada de nada. Mas para afastar qualquer hipótese, e ver se descobrimos a razão dos seus sintomas, vai fazer umas análises e volta quando tiver os resultados.
E dizendo isto estendeu-lhe a folha onde antes estivera a escrever.
Pedro, pegou na folha e balbuciando um obrigada dirigiu-se à porta e saiu. Antes ainda ouviu a última recomendação do médico:
- Dê uns passeios e distraia-se.


17 comentários:

Janita disse...

Li os dois capítulos últimos e, como qualquer início de história, ainda a procissão não saiu da Igreja.

Sigo os acontecimentos com o habitual interesse.

Um abraço, Elvira

noname disse...

E cá vamos nós, numa outra história que já garante interesse.

Boa noite, Elvira

chica disse...

Agora vamos esperar resultados exames...Seguindo! bjs, chica

lis disse...

Fico na expectativa,Elvira
Desejando que o belo rapaz 'nada tenha de nada' rs
beijim

Pedro Coimbra disse...

Ansiedade??
Cheira a ansiedade...

Tintinaine disse...

O remédio mais seguro é casar. Pelo menos tem companhia para repartir as preocupações e se ela for do tipo chato até se esquece do que o aflige.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Estou a acompanhar e a gostar, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Maria João Brito de Sousa disse...

De leitura em dia, deixo-lhe um abraço, Elvira.

Luis Eme disse...

(fiz um roteiro para a Elvira, nas minhas "Viagens pelo Oeste)

abraço

Anete disse...

Olá, Elvira...
Acompanhando o que vem pela frente...
Bjs e boa quarta-feira

Teresa Isabel Silva disse...

Acho que está a começar bem, mas é apenas o inicio... ainda há muita coisa para acontecer!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

O médico não lhe encontrou nada de nada, mas as análises podem encontrar o que o médico não encontrou?

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Larissa Santos disse...

Estou a gostar da história ;)) Cansaço:..

Hoje:-Para além do infinito

Bjos
Votos de uma óptima noite

João Santana Pinto disse...

E aqui estou novamente, "preso" à sua história e a aguardar por mais...

Em todo o caso, o primeiro diagnóstico do Médico parece-me para já adequado... O sair de casa, o apanhar ar, o passear e conviver ajudam pelo menos a um dia a dia melhor...

beijinhos

Gaja Maria disse...

Abraço Elvira

Cidália Ferreira disse...

Alguma depressão?


Não sou o que não quero ser. [Poetizando e Encantado]
Beijos, e um excelente dia!