Seguidores

20.9.18

ENTRE O AMOR E A CARREIRA - PARTE VI



Deixou um quarto para a mãe e dividiu o outro com o irmão que traumatizado com a morte do seu progenitor e o alheamento da mãe, não fazia outra coisa que não fosse chorar. Essa fora a principal razão que a levara a inscrever o irmão nos escuteiros da paróquia de São Pedro de Alcântara. Após a mudança e despedida a última empregada, Clara pensou que precisava de arranjar rapidamente trabalho, pois o dinheiro que sobrara, depois de pagar aos credores, escoava-se rapidamente nas necessidades básicas do dia-a-dia. Porém como fazê-lo se tinha de cuidar da casa, da mãe e do irmão, na época apenas com apenas com sete anos? Ainda restavam as jóias da mãe, mas de modo algum queria desfazer-se delas. Cada uma representava para a progenitora, um momento especial, seria decerto um choque fatal desfazer-se delas.
Infelizmente seis meses depois de terem mudado para a nova casa, a mãe morreu docemente enquanto dormia. Clara havia completado dezoito anos dois dias antes. Foi como se a mãe tivesse esperado que ela atingisse a maioridade para se reunir ao seu amado marido. Assim ela podia assumir a educação do irmão. Se fosse menor, a Segurança Social tê-los-ia separado, e provavelmente acabariam os dois nalguma instituição.
Com o pequeno Tiago na escola, podia enfim arranjar um trabalho, que lhes permitisse viver. E foi o que fez. Arranjou trabalho num café perto de casa. O salário não era muito grande, mas com o abono de família, e as gratificações dos clientes, dava para irem vivendo. Com a vida mais estabilizada, propôs-se terminar o décimo segundo ano à noite, coisa que levou a cabo com a ajuda das vizinhas que lhe tomavam conta do irmão, nas horas em que ela estava na escola.
Mais tarde, fora a uma entrevista e conseguira entrar como escrituraria numa empresa e o salário aumentou substancialmente. E assim foram vivendo os dois, os anos passando, Tiago crescia, sem lhe dar problemas. Tinha dezasseis anos, e ia iniciar o penúltimo ano do Secundário. Quando terminasse essa fase,  teria que entrar no mercado de trabalho, já que de modo algum, Clara conseguiria pagar-lhe a faculdade, a menos que vendesse as poucas jóias da mãe, que ainda lhe restavam, coisa que ela não desejava fazer.Eram a única recordação que tinham dos pais, e uma defesa para a eventualidade de uma doença. E foi então que no refeitório da empresa uma colega lhe chamou  a atenção para um anúncio, no jornal, que na altura considerou absurdo.

“Cavalheiro 35 anos, deseja conhecer senhora dos 30 aos 35 anos, que goste de crianças, meiga e competente, para possibilidade de desempenhar o papel de mãe delas. Assunto sério. Resposta ao apartado 1100 Rossio”

Porém o resto do dia, o anúncio não lhe saiu do pensamento. Ela gostava de crianças. Se o homem pagasse bem, e tendo em atenção que provavelmente iria viver lá para casa, talvez conseguisse pagar a Universidade ao irmão.
Assim, depois de uma noite em que quase não dormiu, decidiu responder ao anúncio. Nunca lhe passou pela cabeça que se tratasse de um casamento, pensou sim que se trataria de um emprego como ama.
Escreveu a seguinte missiva no trabalho durante a hora de almoço.

Exmo. Senhor.
Talvez não devesse perder tempo a responder ao seu anúncio, já que refere a idade entre 30 e 35 anos, e eu tenho apenas 26. Mas como gosto imenso de crianças, e tenho experiência no assunto já que há oito anos, venho criando sozinha, um irmão que tem atualmente dezasseis anos, penso que talvez a questão da idade não tenha uma importância muito grande, e eu possa ser escolhida para cuidar das suas crianças.
Estou na atualidade empregada na firma, Ramos & Ramos Lda em Alcântara, mas não teria problema em pedir a demissão.
Sem outro assunto, termino com os melhores cumprimentos.
Atenciosamente
Clara Mendes de Sá.

P.S. Não envio referências, pois acredito que o senhor não entregará os seus filhos ao cuidado de ninguém, sem antes fazer uma aturada investigação sobre essa pessoa. Pelo menos, era o que eu faria, se fossem meus filhos.

17 comentários:

noname disse...

Começa a ganhar forma, o facto dela estar ali. Curiosa por saber, o que fez o "emprego" ser por vontade do contratador um casamento com prazo de validade eheheh

Boa tarde, Elvira

Teresa Isabel Silva disse...

Está a ficar interessante!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Sandra May disse...

Vai muito bem...a menina parece séria e competente!
Boa noite a todos!

Os olhares da Gracinha! disse...

Interessante a forma como se conheceram!!! Bj

Edum@nes disse...

Ainda agora está no princípio. Para bem poderem chegar ao fim. Sem obstáculos, livre esteja o caminho a percorrer!

Tenha uma boa noite amiga Elvira.
Um abraço.

Larissa Santos disse...

Agora percebi o porquê:))

Bjos
Votos de uma boa noite

Janita disse...

Amiga Elvira, não pude deixar de sorrir, com algum enlevo e muito agrado, com a leitura final deste novo e esclarecedor episódio.

Costumo gostar, ou não, das personagens dos romances que leio, de uma maneira geral acabo gostando de todas. Esse mérito é do autor, que nos mostra personagens com dignidade e força de carácter. Qualidades que toda a gente admira e aprecia, nos livros, como na vida real.
A Clara é uma dessas pessoas. :)

Um abraço, e cá me terá até ao fim desta história!

chica disse...

Bem escrito e muito interessante.Estou gostando! bjs, chica

lis disse...

A Clara demonstra maturidade apesar dos seus 26 anos e experiência pequena no mundo dos homens,ou melhor em relacionamentos amorosos.Passou até aqui, estudando e cuidando da mãe e do irmão.
É uma personagem que vai merecendo meu olhar atento sobre o que também ela merece nessa história rs
Seguindo e admirando a escrita primorosa da minha escritora predileta :))
beijo, Elvira

Tintinaine disse...

É toda decidida a nossa heroína. Gosto dessa característica da personagem criada pela nossa novelista. Acredito que vai ser um bonita história.

Cantinho da Gaiata disse...

Estou a ficar muito curiosa, essa Clara ainda vai dar muito que escrever.
Beijinho amiga.

Kique disse...

hummm isto esta a ficar interessante
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Liberdade de Expressão

Pedro Coimbra disse...

E agora começo a pensar que a personagem principal poderá ser minha familiar.
Sá?? :))))
Abraço, bfds

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Realmente a autora tem uma forma especial de começar as suas historias , que nos deixam sempre na espectativa para o episodio a seguir e depois o relato pormenorizado de cada cena que parece que estamos a vive-la !!
JAFR

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Assim começou uma história que presumo virá a ter um desfecho feliz.
Mas até lá muito acontecimentos vão ocorrer para que seja uma história com grande sucesso.
Estou a gostar imenso.
Beijinhos
Ailime

Rosemildo Sales Furtado disse...

Muito inteligente o argumento usado pela Clara, com relação a coleta de informações sobre a pessoa interessada. Curioso, gostando e aguardando os acontecimentos.

Abraços,

Furtado

Smareis disse...

Criatividade é o ponto alto dessa história. Acho dificil encontrar outra escritoria em blog tão boa quanto você Elvira. Fico sempre curiosa com os detalhes.
Continuando a seguir...
Beijos!