Seguidores

19.9.18

ENTRE O AMOR E A CARREIRA - PARTE IV




Desceu as escadas e dirigiu-se à biblioteca. Abriu a porta, não sem antes bater com os nós dos dedos.
Ricardo estava sentado atrás de uma grande secretária. Tinha um bloco na sua frente onde escrevia algo.
Levantou a cabeça e olhou-a. Era um olhar amistoso? Indiferente? Clara não saberia dizê-lo.
- O teu irmão saiu há uns vinte minutos. Disse que ia acampar com o seu grupo de escuteiros e que te telefonava amanhã. Vai acampar muitas vezes?
- Entrou para os escuteiros aos seis anos. E desde essa data que acampa, amiúde, durante as férias. No tempo de aulas não. Porquê? Não te agrada?
- Porque não me agradaria? Perguntei por simples curiosidade.
- Por falar em curiosidade. Disseste que o Tiago e a Soraia não são irmãos?
-Não quero falar sobre isso.
- Como não? Temos um contrato, no qual eu me comprometi a cuidar deles, a educá-los e protegê-los até atingirem a maioridade, tal como se fossem meus filhos. O que são, mais ou menos quinze anos. Se vou ser a mãe deles, tenho todo o direito de saber o que lhes diz respeito.
Tinha levantado a voz, e ao dar-se conta disso, corou.
Ricardo pousou a caneta, e por largos minutos não disse nada. Depois…
-Talvez tenhas razão, mas de qualquer modo, hoje não é dia para falarmos disso. Antes quero apresentar-te as minhas desculpas. Devia ter-te dado as boas vindas à tua nova casa, coisa que não fiz. Sê bem-vinda.
-Obrigada. Disseste que a Antónia fazia o trabalho da casa e que eu só devia cuidar das crianças. Quero saber se estou proibida de fazer outras coisas.
- Que coisas? O teu trabalho é, cuidar das crianças.
- E durante o tempo em que dormem? Ou quando forem para a escola? Posso cozinhar, jardinar, ou fazer qualquer outra coisa que me apeteça no momento, ou tenho que me sujeitar a ficar no quarto como se estivesse de castigo?
- Que se passa, Clara? Porque não falaste nisso, antes de assinares o contrato? És mais esperta do que eu pensava. Aceitaste tudo, até estares casada e agora começas a mostrar as garras.
 Ergueu a cabeça e disse o mais serena que conseguiu, embora  os seus olhos estivessem mais brilhantes e a raiva lhe apertasse a garganta.
- Não sei com que espécie de mulheres, lidaste até hoje, mas gostaria que não me julgasses por elas.  Fui absolutamente sincera quando te disse o que me tinha levado a responder ao teu estúpido anúncio. Mas mesmo necessitando-o com toda a minha alma, eu não teria assinado aquele contrato, se não gostasse de crianças e não soubesse que era capaz de ser para elas a mãe que decerto precisam. Fui mãe do Tiago, desde que meu pai morreu e tu sabes isso, deve estar no relatório do detetive. A ideia do casamento foi tua. Eu faria exatamente a mesma coisa com um simples contrato de empregada. Por isso não me venhas dizer que fiz isto ou aquilo, até estar casada, como se te tivesse enganado. Sabes muito bem que até ao momento da cerimónia, vi mais vezes o teu advogado do que te vi a ti. E decerto não lhe ia fazer as perguntas a ele. E outra coisa, o facto de cuidar das crianças não me impede de fazer outras coisas que gosto de fazer, como cuidar do jardim, fazer um almoço especial quando me apeteça, ou até lavar os vidros da janela. 
Sei que tens uma boa empregada e que podes contratar quantas quiseres mais. Calculo que sejas um homem muito rico, mas que fique bem claro. Compraste os meus serviços, mas não há dinheiro no mundo que compre, a minha vontade, ou mude a minha maneira de ser.  Quando era criança, os meus pais tinham uma cozinheira e duas empregadas. Mas desde os oito anos que aprendi a arrumar o meu quarto e nunca mais deixei a empregada fazê-lo.
 Virou-se, saiu e subiu para o seu quarto sem esperar resposta.



22 comentários:

Janita disse...

A 'coisa' começa a ter figura, mesmo que ainda não se entendam as razões de Clara ter feito este 'contrato'. Por necessidade financeira? Mas os pais não eram ricos? Vamos andando e vendo, que não se pode andar com a carroça na frente dos bois. :)

Um abraço, tenha um bom dia, Elvira.

noname disse...

Intrincada, esta história. Curiosíssima é como estou :)

Bom dia, Elvira

chica disse...

Que bom que ela está colocando suas dúvidas, questionando e colocando limites de tolerância.Parece que não tem paciência pra ficar parada e sem saber das coisas! bjs, chica

Larissa Santos disse...

Esta história vai aquecer. Ela não é mole:)) Estou a gostar :))

Hoje » Fogo que flagra em lamuria

Bjos
Votos de uma óptima Quarta-Feira.

António Querido disse...

Bom dia com o nosso sol a mandar as manhãs de nevoeiro para outras paragens! Enquanto o sol nascer traz-nos alegria e vontade de viver.

Com o meu abraço

Duarte disse...

Fantástico!!! Como crias ambientes e logras bons diálogos!
Sabes que me tens enganchado.
Também te recordamos, e até diria que a diario.
Um grande abraço nosso.

Cidália Ferreira disse...

Estou mesmo curiosa para saber o que vai acontecer. Ele parece frio e arrogante!!

Segredos, à lua...
Beijos e um excelente dia

Bell disse...

Ela é porreta rs...

bjokas =)

Edum@nes disse...

Foi esse casamento afinal um contrato, para tomar contas dos filhos, que o pai deles diz não serem irmãos? Cujo o mistério penso eu, será desvendado nos capítulos a seguir!

Tenha uma boa tarde de Quarta-feira amiga Elvira.
Um abraço.

Ailime disse...

Ora aqui aqui está uma mulher de armas!
Gostei da atitude dela!
Assim é que é falar!
Um beijinho e continuação de boa tarde.
Ailime

Teresa Isabel Silva disse...

O enredo começa a ganhar forma...

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Maria João Brito de Sousa disse...

Ainda que quase sempre em silêncio, continuo a acompanhá-la, Elvira.

Abraço.

Kique disse...

A historia está a compor-se...mas ainda muitas duvidas do caminhos que tomará
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Sustentar malandros

Sandra May disse...

Os recém casados começaram a conhecer-se. Ela está se impondo e ele foi de certa forma, grosseiro com ela ao dizer que ela estava mostrando as garras.
Tô amando, Elvira.
Beijos!

Tintinaine disse...

Eh, mulher brava! Gosto, assim vamos ter uma história muito mais interessante!

Cantinho da Gaiata disse...

Isto promete, gostei muito de ler as garras de fora, assim é que é, nada melhor que colocar os pontos nos i.
Bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Pelos vistos... tarefas difíceis se avizinham... Bj

silvioafonso disse...

Mas que mulher forte, gente.
Mesmo que Antônia cuide da casa
terá tempo para descansar ao pas-
so que ela abre mão da própria vi-
da para cuidar das que ainda
não sabem tanto da sua.

Elvira, estou em êxtase, se vo-
cê quer saber.

Beijos.



.

lis disse...

Gostando muito do jeito firme dela se colocar perante a situação que vamos também tomando conhecimento. rs Então,foi um contrato tipo 'necessito de alguém pra cuidar das crianças' rs e de quem será se não é dele ? Tudo caminha para alguns 'ranca rabo'(como se diz aqui),e muito mais se espera desse relacionamento.
Bom Elvira _sigamos!

Gaja Maria disse...

Tem pelo na venta a rapariga :)))

aluap disse...

Grande Mulher!

Smareis disse...

Gosto dessa mulher, a história começa a tomar forma.
Beijos!