Seguidores

27.9.18

ENTRE O AMOR E A CARREIRA - PARTE XIII



- Ou seja, estás a pensar partir de novo para uma dessas missões?
- Tenho esta semana de licença pelo casamento. Devo partir para a  semana. Por isso era tão urgente o casamento.
-E amas, os teus filhos?
-Como te atreves a fazer semelhante pergunta, depois de tudo o que te contei? Não ficou claro o grande amor que lhes tenho?- Perguntou zangado
- Para mim, o que ficou claro, foi o grande amor que tens pela tua carreira. Por ela, tu vais deixá-los entregues a uma desconhecida, que tu compraste através de um casamento maluco, que em nenhum momento desejarias, não só porque não há entre nós nenhum sentimento, como porque pensas que todas as mulheres são falsas e traidoras, e não confias em nenhuma.
- É a segunda vez que censuras este casamento. Devo lembrar-te que não pareceste ter esses pruridos de consciência, quando assinaste o acordo. Ou será que já te arrependeste - perguntou fuzilando-a com o olhar.
- Tens razão,- respondeu. - Do mesmo modo que foste capaz de mentir, e de moveres todas as influências por amor da Soraia, eu também faria qualquer coisa por amor do Tiago. Até hipotecar os meus sonhos e abdicar da minha liberdade por quinze anos, abdicando até do sonho de qualquer mulher. O casamento e os filhos, contentando-me com o arremedo que me ofereceste. Mas isso não me impede de analisar a questão com objetividade. E de dizer o que penso, gostes ou não. Não me sentiria de bem com a minha consciência, se o não fizesse.
Pergunto-me o que direi aos teus filhos, quando o tempo passar e eles me perguntarem, porque o pai, não está presente nos seus aniversários, nas festinhas escolares, ou em qualquer outro momento que eles considerem importante nas suas vidas. E se perderes a vida numa dessas missões arriscadas? O que é que eu faço? Digo-lhes que o seu pai foi um herói, porque trocou os seus abraços, a sua companhia, e o seu amor,  em prol da carreira e das missões ao serviço da Pátria? E que vão receber uma medalha, que vai ser a partir desse dia, tudo o que poderão esperar do homem que devia amá-los e protegê-los? Não, não me respondas, garanto-te que nunca mais mencionarei este assunto, apenas pretendo que penses naquilo que são as verdadeiras prioridades da tua vida. 
E agora que já nos conhecemos um pouco melhor, vamos falar da educação das crianças. Uma vez que não pensas estar presente a maior parte do tempo, educá-las-ei livremente, como os educaria se fossem meus filhos biológicos, ou deixarás expressa uma linha de conduta que terei de seguir à risca?
- Que sejam educados, no amor e respeito pelos seus semelhantes, pela natureza, e pelos animais. Essa é a base de educação que quero para eles.
- Nada mais?
- Não. Acredito que farás o melhor por eles.
- Se me permites gostaria de te dizer que aproveites ao máximo o tempo que possas estar com eles até à partida. Eles precisam de ti – disse pondo-se de pé e dirigindo-se à saída. Ao chegar à porta, voltou-se e disse:
-O meu noivado com o Júlio terminou, quando ele me disse textualmente: “Após o casamento, o teu irmão terá que se desenrascar sozinho. Já não é uma criança, e nós não temos obrigação nenhuma de sustentá-lo. A nossa obrigação será com os filhos que vierem”. E sabes que mais? O casamento nunca foi, uma prioridade para mim. O meu irmão, sim!


15 comentários:

noname disse...

Vou repetir-me, eu sei. Mas gosto da atitude desta mulher :-)

Boa tarde, Elvira

chica disse...

Ela é de uma lucidez que chega a espantar! Tudo muito bem escrito, bolado ,enredado..Vamos acompanhando! bjs, chica

Janita disse...

Esta menina é cá das minhas! :)

Tarde boa!

Cidália Ferreira disse...

Uma mulher de armas! Não arreda pé do que pretende dizer-lhe! Amei!!

Coisas de uma Vida
Beijos e um excelente dia!

Meu Velho Baú disse...

Muito bom
Mulher de fibra
Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Convém pôr os pontos nos iiis!!! Bj

Maria João Brito de Sousa disse...

Sem dúvida, uma mulher com um carácter firme.

Boa noite e um abraço, Elvira.

Gaja Maria disse...

É assim mesmo. Os pontos nos iii
Abraço

silvioafonso disse...

Lembrei-me de minha mãe.
Oh, personalidade forte
danada, sô!

Beijos, Elvira. Beijos.



.

Tintinaine disse...

Arre porra que a rapariga é de força!
Não ficou nenhum i sem o respectivo pingo lá em cima.
Na verdade, gosto de pessoas assim, que não têm medo de escarrar a verdade na cara das pessoas que confrontam.

sandra mayworm disse...

Oi, Elvira!
Agora que entendo a fascinação que minha filha tem por séries, rsrs!
Eu algumas vezes durante o dia lembro da história e fico torcendo pra chegar a noite e eu aparecer aqui pra saber por quanto anda essa deliciosa "série"
Já disse que você escreve muito bem, né?
Amanhã é o Ultimo dia e aí, só na segunda...bjs e boa noite!

Pedro Coimbra disse...

Uma mulher de armas.
Gosto!
Abraço, bfds

Cantinho da Gaiata disse...

Temos uma mulher de armas, assim é que é.
Estou gostando, a amiga Elvira sabe mesmo como nós prender a cada história sua.
Beijinho e boa sexta feira.

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
São estas conversas entre adultos sérios e sem qualquer tipo de problemas em dizer o que lhes vai na alma , que fazem por vezes que a vida da gente dar uma volta de cento e oitenta graus .
Muita tinta vai correr até ao fim e muitas emoções vamos ter com certeza .
JAFR

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma mulher de fibra.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros