Seguidores

22.3.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE XXXII


 


Anabela entrou na sala às dez em ponto. Sobre as calças de ganga e a blusa de malha, tinha vestido uma bata branca. Ao contrário do que esperava, encontrou o doente estendido de barriga para baixo na marquesa, o corpo nu coberto apenas por um boxer preto, enquanto Joaquim arrumava a cadeira com o robe em cima, num canto da sala. Como enfermeira, estava habituada a ver corpos com várias mazelas, mas mesmo assim o que viu deixou-a impressionada.

Bom dia! - disse enquanto abria o armário e retirava algumas toalhas que punha sobre a marquesa, ao lado das compridas pernas masculinas. Abriu uma e colocou-a sobre as costas do doente. Fez o mesmo à segunda e estendeu-a sobre as suas pernas. Se esperava ouvir o doente deve ter-se sentido dececionada, porque ele não respondeu.

- Quando acabar avise-me para que eu venha ajudar o doutor, - disse Joaquim, enquanto dobrava o robe e o punha sobre a cadeira de rodas que já tinha encostado à parede.

-Não é preciso, eu mesmo o ajudarei e o levarei para o quarto - respondeu a jovem.

O caseiro saiu e Anabela puxou uma mesinha com um aparelho de TENS(a) a fim de iniciar o tratamento. Retirou a toalha das costas do doente e colocou várias placas de indução pelas costa e braço esquerdo permitindo-se um olhar mais demorado sobre ele. No dia anterior, quando o vira na cama, não se apercebera de que era tão grande. Tinha de certeza mais de um metro e oitenta, mas estava demasiado magro, e assim seria difícil conseguir ter sucesso em exercícios que visavam estimular os músculos se eles continuavam sem força para reagir.

Já lhe devem ter feito este tratamento enquanto esteve no hospital, de qualquer modo, aviso-o, que ao ligar o aparelho vai sentir uma espécie de formigueiro. Irei aumentando a potência.  Quando achar que está bem, avise-me. Intensidade a mais ou a menos far-lhe-á mais mal que bem.

Tiago tinha decidido, que para a irritar, não lhe daria uma só palavra, mas foi obrigado a fazê-lo.

Enquanto decorriam os minutos do tratamento, Anabela disse:

- Está demasiado magro, e isso não é bom para a sua recuperação. Nunca ouviu dizer que saco vazio não se empina? Se não come o suficiente terá de tomar vitaminas. Vitamina B, Glucosamina e Vitamina D se insistir em não ir à rua. O doutor sabe disso,  melhor que ninguém. O que pretende? Remoer a dor do que lhe aconteceu, fechando-se no quarto até que o coração se canse de bater?

O aparelho desligou-se e a jovem apressou-se a retirar as placas e a trocar o aparelho de TENS, pelo de ultrassons colocou o gel condutor e durante cinco minutos circulou o Ultrassom pelas costas incidindo especialmente nos ombros.

Quando terminou, voltou a cobrir as costas com a toalha, levou a mesinha com o aparelho para junto das outras, e trocou-a pela que tinha o aparelho de ultrassons.

Enquanto espalhava o gel condutor para o ultrassom sobre a pele escura cicatrizada e  áspera. Havia uma cicatriz na zona das vertebras L3 e L4. Ali a pele estava mais lisa e tinha uma cor mais rosada. Era a cicatriz da cirurgia.

Iniciou o tratamento fazendo circular o aparelho sobre os músculos dos ombros e os que sustentavam a coluna, tendo o cuidado de não se aproximar da cicatriz da cirurgia.

Enquanto isso foi dizendo:

- Vou utilizar um esquema de tratamentos alternados. De manhã faremos a eletroterapia e terapia de calor seguida de massagem. De tarde faremos a mecanoterapia. Inicialmente não poderá fazer grande coisa, dada a sua fraqueza geral e sobretudo muscular, mas se quer voltar a andar temos que insistir nos dois tratamentos. É pena que não estejamos no Verão para utilizar a piscina que tem.

-Deve estar doida, - disse Tiago, sem conseguir conter-se. Não me seguro de pé quanto mais ir para a piscina. Só se decidisse suicidar-me por afogamento.


a) TENS A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS, do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation)  TENS é um dos aparelhos de eletroterapia mais utilizados pelos Fisioterapeutas, sendo conhecido pelo "aparelho dos choques". TENS é uma estimulação elétrica Transcutânea, ou seja, é uma terapia que utiliza uma corrente elétrica aplicada superficialmente na pele através de elétrodos.  .

10 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Quando é que ele vai para a piscina??? :))

Tintinaine disse...

Tenho um neto a estudar para fisioterapeuta, acho que vou oferecer-lhe um aparelho desses para ele começar a treinar em casa. E eu que também estou com massa muscular muito reduzida (perdi quase 25 Kgs) servirei de cobaia!
Bom dia !!!

chica disse...

De volta, li alguns anteriores para saber das novidades aqui.
Hoje retomando a acompanhar os capítulos normalmente@! beijos, chica

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Para além da história em si ainda ficamos com conhecimentos de terapias.


JR

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Admiro-a imenso, porque se prepara muito bem para os seus contos!
Este capítulo é exemplo disso.
Vamos ver como o paciente vai reagindo.
Beijinhos e saúde.
Ailime

Maria João Brito de Sousa disse...

A serena persistência de Anabela começa a mostrar bons resultados.

Quando se pretende vergar uma obstinação quase suicida, não há melhor forma do que esta serena e irredutível persistência.

Um forte abraço, Elvira!

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

teresadias disse...

Pra primeiro dia, tudo correu bem...
Gostei do que li.
Excelente, Elvira.
Beijo.

Duarte disse...

Grande capacidade a tua para contar histórias!
Já começamos com a leitura de "Casamento por procuração".
Para os alunos és a Corín Tellado portuguesa.
Um grande abraço da Turma... e meu.

Janita disse...

A enfermeira Anabela não perde a oportunidade de, enquanto faz os tratamentos, ir fazendo as suas sugestões e admoestações ao doente. Precisava te ter também uma noções de psicologia para não ir com tanta sede ao pote...coitado do homem. Há que ter calma. :)

Achei piada à sua saída de «saco vazio não se empina», frase que nos chegou do Brasil, mas de jeito algo diferente. "Não se tem em pé", soaria melhor ao jovem médico, acho eu. Estou a brincar, Elvira. :))

Abraço.