Seguidores

17.3.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE XXX


Apesar do cansaço, Anabela tardou a adormecer. Estava habituada ao ruído constante da cidade, durante praticamente toda a noite. Estranhava o silêncio da casa, no meio da quinta, afastada da estrada principal. Ali só o galo que vira, durante o passeio pela quinta, à tarde, no galinheiro, rodeado de galinhas, como um sultão no harém, podia cantar, mas ainda faltavam umas horas para a madrugada.

Por outro lado, não podia esquecer o doente no andar inferior, nem a sua estanha atitude. Depois de tudo o que o doutor Azevedo e o Joaquim lhe contaram sobre o  jeito intratável com que reagia às profissionais que a antecederam, ela preparara-se mentalmente para uma luta diária. Porém depois do mau génio demonstrado quando ela lhe fora apresentada, a atitude do doente mudou por completo.

 Quando nessa noite lhe levara o jantar, esperava outra demonstração de fúria e má educação do doente, mas em vez disso ele mostrara que sabia ser um homem educado. Que pretenderia com a nova atitude? Esperava que ela baixasse a guarda para então lhe infernizar a vida? Devia ser isso, ou então Nossa Senhora dos Milagres passou por lá e ninguém mais deu por isso. Sim porque ela não acreditava que tivesse sido o seu sermão, que lhe tivesse mudado a atitude. Nunca acreditara em vitórias fáceis, talvez porque na sua vida nada fora fácil.

Por tudo o que lhe contaram, Anabela sentia uma profunda admiração pelo homem que tanto se preocupava com os desvalidos da sorte, a ponto de largar a sua vida de conforto e pô-la ao serviço de quem nada tinha. Por outro lado, não podia deixar de se compadecer, pela sua situação atual.

Porém, esse era um sentimento, que não podia de modo algum deixar transparecer na frente dele. Se Tiago se apercebesse de qualquer tipo de compaixão, ia lutar contra a sua vontade, fazendo-lhe a vida negra e atrasando consideravelmente a sua recuperação. Se não suportava a compaixão dos que ele amava, pais e tio, muito menos suportaria a sua, que era uma desconhecida.

Anabela preocupava-se com a magreza excessiva do doente, com os músculos enfraquecidos e atrofiados, pelo longo tempo no leito. Acreditava que durante o tempo no hospital, lhe tivessem feito alguma fisioterapia, porém há dois meses que ele estava na quinta enfiado na cama, sem qualquer espécie de tratamento.

 E segundo Joaquim, só saía da cama, pela manhã para o duche diário. Ela já vira a casa de banho, sem banheira, apenas o chão liso, de modo que a cadeira de rodas se deslocasse até debaixo do chuveiro.

 Enquanto ele estava no banho, Isilda entrava no quarto, fazia a cama e aspirava o chão. Quando Tiago saía o empregado ajudava-o a meter-se de novo na cama, arrumava a cadeira e ia buscar o pequeno-almoço

Deu uma volta na cama, ajeitou o travesseiro e deixou-se invadir pelo esquecimento, nos braços tentadores de Hypnos.

 

 


8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Atracção fatal é assim que começa, a tirar o sono
Bfds

Tintinaine disse...

Espero para ver como será o próximo confronto. Por algum lado vai ele começar a fraquejar, digo eu que não conheço o enredo!

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Maria João Brito de Sousa disse...

Não é nada fácil a tarefa que a protagonista tem em mãos, mas acredito que será bem sucedida.

Bom fim-de-semana e um abraço, minha amiga!

Janita disse...

Neste blog estamos sempre a aprender!!
Não é que eu, nas minhas noites de insónia, sempre desejei cair nos braços de Morfeu e venho agora a saber que andava a pedir, ardentemente, os (a)abraços do filho quando a Anabela, moça e jovem, deseja os braços do pai Hypnos?

Como não sou de fácil desistência, vou continuar a pedir o filho, sempre deve ter mais vigor!!!

Bom fim de semana e um abraço, Elvira.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um grande episódio.
A luta vai levar o seu tempo, mas Anabela vai conseguir atingir os objetivos a que se propôs.
Vê-se que é uma mulher determinada.
Beijinhos e saúde. Bom fim de semana.
Ailime

Cidália Ferreira disse...

A estória continua muito boa!:)
.
Sou, o colo que dou sem pedir ...
.
Beijo. Bom fim de semana.

teresadias disse...

Dorme Anabela, o confronto com o Tiago não vai ser fácil...
Gostei deste capítulo, Elvira.
Beijo, feliz fim-de-semana.