Seguidores

19.3.23

19 de MARÇO DIA DO PAI


Porque hoje é o dia do pai, o primeiro homem da minha vida, aquele que me deu o ser, e quando se aproxima a data em que partiu, hoje não há o habitual post do domingo. Talvez se ele fosse vivo me repreenderia, pois sempre foi um homem alegre de sorriso fácil, mesmo quando a sua vida estava mais para lágrimas do que para sorrisos. "Tristeza não paga dívidas, nem mata a fome a quem a tem" costumava dizer. Os que o conheceram, não esquecem o "Manel da Lenha" e recordam-no com admiração e saudade. Sentimentos cuja grandeza ele soube granjear ao longo da vida. 

 

PAI

 

Para ti,

Que foste a semente da vida

Em mim.

Que me acolheste com Amor 

Em teus braços amorosos

Tantas vezes cansados

Mas sempre presentes

E me acompanhaste

Mais de metade da minha vida.

Que me ensinaste

A caminhar

A ler

A escrever

E me mostraste

Com teu exemplo

Como ser uma pessoa de bem.

Para ti

Meu pai, meu amigo,

Meu mentor.

Um enorme obrigado.

E se lá na dimensão

Onde te encontras

Te é dado ver o nosso plano

Aceita pai a minha gratidão

O meu amor, a minha saudade.


Elvira Carvalho



14 comentários:

Emilia Pinto disse...

Lembro bem do sr. Manuel da Lenha,
Elvira e fizeste bem em lembrá-lo hoje, dia do pai O meu também se chamava Manuel e a vida dele foi muito dificil; eram 12 filhos e as dificuldades eram grandes Espero que passes um dia bom, junto dos dois pais aue tens em casa, marido e filhi Que a vida os abençoe com saúde, sempre Beijinhos
Emilia

brancas nuvens negras disse...

Muito bonita homenagem. Que bom seria que todos os filhos se lembrassem dos seus pais.
Um abraço.

Portuguesinha disse...

Olhe que essa expressão "Tristeza não paga dívidas" faz muita falta no contexto social actual. As pessoas estão todas mais "florzinhas de estufa". Não podem ter uma contrariedade que ficam logo "deprimidas". Se tivessem passado pelos desafios das gerações anteriores ou tivessem percepção deles, acho que muitos aprenderiam que é andar para a frente! E não ficar parado, deprimido, fechado em casa, achando que se tem de viver esses meses, anos assim, porque é o que sente. Não. Muitos sentem o mesmo. Todos nós. Mas há que continuar. Se assim não for, nada muda.
Tristeza não paga dívidas - é uma outra forma de dizer que a pessoa não pode ficar passiva sem fazer nada para mudar a sua situação. Não pode lamuriar-se apenas e ficar por aí. Tem de ir à luta. E pensar nos bons motivos que tem para ficar alegre.

Um abraço

Portuguesinha disse...

Tristeza não paga dívidas é uma expressão que devia regressar em força. Para que as novas gerações consigam percebê-la, interiorizá-la. Actualmente perde-se muito tempo a ficar deprimido. Meses, anos. E acha-se que é assim que tem de ser porque se sente essa tristeza. Mas não. É andar para frente porque o que não é bom é ficar estagnado em águas que não correm. Se as gerações mais recentes tivessem um bom entendimento do que a vida foi para as gerações anteriores, muitos paravam de achar que a sua situação atual é miserável e começariam a ser mais positivos.

Roselia Bezerra disse...

Bom domingo dos Pais, querida amiga Elvira!
Um poema muito bonito da sua veia poética.
Tenha um domingo abençoado junto aos pais da sua família!
Beijinhos

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito lindo, querida Elvira,
um feliz domingo com lembranças
lindas de seu pai! Aqui no Brasil
é no mês de agosto.
Um feliz Dia, amiga!
Um beijo.

Tintinaine disse...

Bonita homenagem ao Tio Manel da Lenha. Eu poderia tê-lo conhecido, quando andei a correr por Palhais e Barreiro, mas não se deu o acaso.
Um bom Dia de Pai.

- R y k @ r d o - disse...

Poema lindo, emocionante de ler
.
FELIZ DOMINGO … Dentro do possível, um FELIZ DIA DO PAI
.

Joaquim Rosario disse...

Bom dia do pai
Sublime , esta homenagem.

JR

António disse...

Linda homenagem!
Abraço, saúde.

São disse...

Bonita homenagem.

Grande abraço, amiga, bom domingo .)

Maria João Brito de Sousa disse...

Que bela, esta sua homenagem poética ao homem que lhe deu a Vida, Elvira!

Um grande abraço, minha amiga!

Majo Dutra disse...

Só o conheci indiretamente, por aqui, neste blogue, mas para mim, também é uma pessoa inesquecível.
Hoje é um dia de memórias carinhosas e disfrutar o carinho dos pais presentes no seu núcleo familiar.
Gostaria de ver um bolo feito por si e netas, para o pai e avô...
Um grande abraço.
~~~~~~

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Bonita e sentida homenagem a seu pai num poema que muito me sensibilizou.
Beijinhos e saúde.
Ailime