Seguidores

27.2.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE XXIV


 

 -Venha Anabela, antes de apresentá-la ao meu sobrinho, gostaria de lhe mostrar a sala de tratamento que eu e o meu irmão montámos para as sessões de fisioterapia – disse abrindo uma porta e dando-lhe passagem.

A jovem entrou e parou maravilhada. A sala era maior do que esperava, e dentro dela havia sido montado tudo o que poderia usar nas suas sessões, uma marquesa, recipiente para os calores húmidos, aparelhos de ondas curtas, de ultrassons, botas de pressoterapia, um armário com toalhas, cremes e óleos analgésicos e de massagens. Também barras de alongamento na parede e barras paralelas com base antiderrapante para começar a andar. Em cima de uma pequena mesa, uma agenda com o programa de tratamentos iniciais. Maravilhada, voltou-se para o médico e disse:

-Isto é uma autêntica maravilha. Não falta nada para a recuperação do doente. Assim ele tenha vontade de se curar.

-Vejo que está satisfeita com as condições da sala. Esta era a sala de espera, para os doentes, pois o Tiago esperava dar aqui consulta gratuita, aos doentes mais necessitados, aqueles cujos recursos são tão baixos que evitam a ida ao médico. Claro isso seria apenas no intervalo das suas estadias nas regiões mais inóspitas de África ou Asia, onde algumas ONGS atuam.

 Infelizmente nesta última missão o centro onde trabalhava foi praticamente devastado e ele viu morrer alguns dos seus companheiros, o que o deixou tão mal como as próprias lesões. Depois, ao recuperar a consciência, a noiva rompeu o compromisso no próprio hospital, quando o foi ver,  o que o tornou ainda mais amargo.

Tenho de a avisar que já lhe falei de si e ele não se mostrou minimamente interessado, em cumprir com nenhum tratamento. Parece ter perdido a vontade de viver. Mas como já lhe disse, acredito em si e na sua força de vontade para mudar as coisas. Sei que se alguém pode tirá-lo do fundo do poço onde está, esse alguém é a Anabela.  E agora, vamos vê-lo?

Anabela apenas anuiu com a cabeça. Estava emocionada. Pelo que o doutor Azevedo dizia, Tiago era um herói. Um herói destroçado, com corpo e alma em ferida, mas ainda assim um homem admirável. E ela apercebia-se que ia teria pela frente o maior desafio da sua vida. E naquele momento prometeu a si mesma, que se os médicos diziam que o doente poderia voltar a andar, ela o faria andar ou abandonaria a sua carreira de enfermeira-fisiatra.

8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Adivinha-se um doente muito complicado.
Boa semana

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Não vai ser tarefa fácil para Anabela,mas estou convicta que o seu trabalho será um êxito.
Beijinhos e uma boa semana com saúde.
Ailime

Isabel disse...

Grande desafio entre maõs :)
Espero que esteja a recuperar bem e tenha uma boa semana

Tintinaine disse...

Quanto mais difícil a tarefa, mais saboroso o triunfo!

teresadias disse...

Hum, a Anabela vai penar mas o Tiago merece o esforço.
Vai tudo correr bem, não vai Elvira?! Já agora, amei a descrição da sala de tratamentos... Nada foi esquecido.
Beijo, boa semana, saúde.

Maria João Brito de Sousa disse...

Apercebi-me de que teria de recomeçar desde o primeiro capítulo e assim o fiz, hoje.

Com dois longos intervalos pelo meio, seria inútil recomeçar no ponto onde a tinha deixado antes do meu último "apagão"...

Hoje reli os três primeiros capítulos e amanhã tentarei reler mais três ou quatro porque ou vou devagarinho, ou "apago-me" outra vez. Ainda sinto um grande e esmagador cansaço físico e mental.

Um abraço, querida amiga!

Janita disse...

Com todos os aparelhos e requisitos para dar início ao tratamento e recuperação do doente, vamos ver o que acontece quando se der o primeiro encontro.
Fácil não será, mas tenhamos esperança.
Aqui, tudo acaba bem.
Um abraço e boa semana, Elvira.

Teresa Isabel Silva disse...

Hum... Não vai ser tarefa fácil!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube