Seguidores

21.2.23

POESIA ÀS TERÇAS - DIA DE CARNAVAL -




BACANAL


Quero beber! cantar asneiras
No esto brutal das bebedeiras
Que tudo emborca e faz em caco...
Evoé Baco!

Lá se me parte a alma levada
No torvelim da mascarada,
A gargalhar em doudo assomo...
Evoé Momo!

Lacem-na toda, multicores,
As serpentinas dos amores,
Cobras de lívidos venenos...
Evoé Vênus!
Se perguntarem: Que mais queres,
Além de versos e mulheres?...
— Vinhos... o vinho que é o meu fraco!...
Evoé Baco!

O alfanje rútilo da lua,
Por degolar a nuca nua
Que me alucina e que eu não domo!...
Evoé Momo!

A Lira etérea, a grande Lira!...
Por que eu extático desfira
Em seu louvor versos obscenos,
Evoé Vênus!

Manuel Bandeira


 

13 comentários:

São disse...

Gostei de conhecer o poema.

DEsejo que tenha alegre Carnaval junto às suas meninas

Beijinho de boa noite :)

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Carnaval, querida amiga Elvira!
Não conhecia o poema ou não me lembrava dele.
Confesso que definiu o carnaval atual há um tempo bem distante.
Há sim um bem folia sadia, mas é raro..
A maioria é muita orgia.
Tenha um bom dia de descanso abençoado!
Beijinhos

ematejoca disse...

O poema de Cesário Verde e o meu comentário desapareceram — ou estou no blogue errado?!

Pedro Coimbra disse...

Carnaval não faz o meu género.
E passa despercebido em Macau

chica disse...

Belo poema! beijos, ótimo dia,tudo de bom,chica

Fatyly disse...

Desconhecia e sinceramente não apreciei. Desculpa amiga!
Beijos e um bom dia

- R y k @ r d o - disse...

Gostei de ler
.
Feliz terça-feira de Carnaval. Saudações cordiais.
.
Poema: “” É Carnaval: Brinque-se … ””…
.

Maria João Brito de Sousa disse...

Excelente escolha para uma terça-feira de Carnaval, minha amiga!

Se não fosse por não haver apoio no banho e no almoço, só aqui e agora teria dado pela chegada do senhor Carnaval...

Um forte abraço!

Caderrno de San disse...

Do poeta, tradutor e crítico literário, você nos traz um poema que evoca o Carnaval, mas revela também um poeta sensível à profundidade das tradições populares. Poeta lírico, nele é possível vislumbrar a luz de uma intuição superior e conhecimento da poesia antiga.
Uma bela partilha!
Um abraço, Elvira!

A Paixão da Isa disse...

bonito poema feliz carnaval bjs saude

Olinda Melo disse...


Manuel Bandeira que conheço doutros "carnavais", aqui,
na loucura carnavalesca, mesmo :) Baco está sempre presente
em festas que metem vinho e claro Vénus não podia faltar.
E a folia vai até onde for preciso.

Dia feliz, Elvira.
Beijo
Olinda

Teresa Isabel Silva disse...

Passando para desejar um bom carnaval!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Gostei de conhecer este poema, apropriado para o dia de Carnaval.
Beijjnhos e saúde.
Ailime