Seguidores

20.2.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE XXI

 


O jantar decorreu com a animação de quem está em família e sente que é amado. E na verdade, era assim que a jovem se sentia na companhia dos compadres. Sabia que eles a amavam e se preocupavam com ela como o fariam com uma irmã.

Durante a refeição, Anabela contou a conversa que tivera com o Dr. Azevedo.

-E aceitaste? - perguntou Diogo.

- Disse que ia pensar e lhe dava uma resposta amanhã. O que vocês acham?

- Pessoalmente, preferia que ficasses cá, do que ponhas em prática a ideia de ires para a Inglaterra. Monetariamente embora o doutor não te tenha dado um valor, decerto  o salário não ficará atrás do que ganharias em qualquer país na Europa e não terás que pagar alojamento nem comida o que é uma mais-valia.

Por outro lado, é um grande desafio e se tiveres êxito é muito bom para o teu curriculum. Mas como dizia minha avó, “teu coração, teu mestre”. Tu é que terás de analisar os prós e os contra, e decidir.

-O Dr. Azevedo parece depositar uma grande esperança nas minhas capacidades. E se eu não aguento mais tempo do que as minhas antecessoras?

-Tenho a certeza de que aguentarás. Tu adoras um desafio e por muito mau que seja não será pior do que aquilo porque já passaste com o traste do Óscar.

-A Paula tem razão, - acrescentou Diogo. A tua profissão não é fácil, mas nada se compara, ao que o Óscar te fez, ou à violência psicológica a que os teus sogros te submetem, sempre que se cruzam contigo.

-Tens razão. Mas embora me custe a atitude deles e me queira afastar daqui, no fundo eu compreendo. Eles amavam o filho, estão destroçados e atacarem-me faz com que não pensem na culpa que eles têm. Algumas pessoas atacam as outras, como defesa própria contra o sofrimento.

-E não pensas que pode ser esse o caso do sobrinho do Dr. Azevedo? Imaginas como se sentirá, um homem jovem e ativo que de um momento para o outro se vê incapacitado de seguir a sua vida e ainda tem de lidar com a traição da noiva? – perguntou a amiga.

-Se acontecesse comigo, não sei se não faria um disparate, que me levasse de vez, - acrescentou o marido.

-Não sejas tonto, - zangou-se Paula. Isso é um ato de cobardia…

-A Paula tem razão. Nenhum sofrimento, por maior que seja se resolve com o suicídio. Além do mais é uma atitude egoísta, porque deixa o sofrimento para aqueles que o amam. Mas vamos mudar de assunto. Já ouvi a vossa opinião, vou pensar no assunto, mas estou quase decidida. Bom, - disse pondo-se de pé, - vou-me embora.

Vejo-te amanhã quando for à clínica, e a ti Diogo qualquer dia se não me decidir a aceitar a proposta, ou quando me vier despedir se decidir o contrário. Muito obrigado aos dois, por tudo o que têm feito por mim, e por me acolherem no seio da vossa família como se fosse um membro dela.

-Mas tu és…- disseram os dois em uníssono, acompanhando-a à porta.

13 comentários:

Pedro Coimbra disse...

E agora vem o momento da decisão.
Boa semana

Janita disse...

É bom ter amigos de verdade. Ter com quem contar nas horas em que precisamos de apoio. Nem tudo está mal na vida de Anabela.

Boa semana e um abraço, Elvira.

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanha a história e desejar uma ótima semana!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

chica disse...

Belo capítulo!Aguardando a decisão dela.É difícil! beijos, ótima semana, chica

Emília Pinto disse...

Claro que a Anabela vai aceitar e vai ser bem sucedida. Um beijinho, Elvira e um bom carnaval, com alegria e saúde. Um beijinho
Emilia

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Começa a clarificar-se esta história .
Digo eu !

JR

Jaime Portela disse...

Ela vai aceitar a proposta, estou a achar...
E continuo a gostar da história e da forma como ela está a ser contada.
Boa semana, amiga Elvira.
Beijo.

teresadias disse...

Tenho p'ra mim que a Anabela vai aceitar e encontrar, finalmente, o verdadeiro amor.
Estou certa, Elvira?!
Beijo, boa semana.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste capitulo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

noname disse...

Acho que a Anabela já se decidiu e vai à luta :)

Beijinho, Elvira

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Um belo capítulo, muito bem escrito, detalhado, como só a Elvira sabe!
Beijinhos e uma boa semana com saúde.
Ailime

Tintinaine disse...

No princípio pensei que hoje não haveria publicação, o Sexta não ordenou na minha lista de blogs e aparecia, lá ao fundo com "Poesia às Terças". Alguma coisa não está a correr bem com os automatismos e agendamentos.

Teresa Isabel Silva disse...

A gostar do que tenho lido e muito curiosa com o desenvolvimento!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube