Seguidores

5.5.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE II





Durante uma semana, Gonçalo ligava várias vezes ao dia, mandava carinhosas mensagens cheias de saudades. Lena respondia da mesma maneira.

E chegou o dia do regresso à casa paterna.  Sérgio, o irmão, resolvera regressar dois dias antes do fim das férias, a fim de passar esses dias na quinta, para que os pais pudessem desfrutar da presença do neto, que começava a dar os primeiros passos e a balbuciar as primeiras palavras. Depois voltaria para Coimbra e só se veriam meia dúzia de vezes até que chegasse o Natal e todos se reunissem de novo.

Por sua vez, Lena também iria para Lisboa, a fim de iniciar os seus estudos. O pai tinha-lhe conseguido um quarto, na casa de uma jovem, filha de um grande amigo de infância, Francisco e neta do velho ferreiro da aldeia, Alberto Santos.

O dia em que chegou a casa de Rita, foi o primeiro em que Gonçalo não telefonou, nem respondeu à mensagem que ela lhe enviou já com a morada de Lisboa.

E esse foi o primeiro dia, do fim daquele amor que parecia indestrutível.

Rita Santos, era alta, morena, de cabelos e olhos escuros, nariz pequeno e boca carnuda. Tinha vinte e seis anos e acabara de se divorciar, mas contrariamente ao que Lena pensara, não se sentia triste, antes pelo contrário dava graças, por se ter livrado do marido, um pinga amor, capaz de a trair com qualquer uma. As duas, sentiram uma grande empatia, e em breve era como se fossem amigas de longa data.

Uma tarde, Rita que trabalhava na agência imobiliária do pai chegou a casa e encontrou Lena na sala com os olhos vermelhos e inchados, sinal mais que evidente de ter passado a tarde a chorar.

-Lena, querida que se passa? Estás doente? Aconteceu alguma coisa com os teus pais ou o teu irmão?

As sua perguntas despoletaram uma nova avalanche de lágrimas. De seguida tirou as mãos do colo e mostrou o teste.

- Meu Deus, estás grávida! E o Gonçalo continua sem responder às tuas mensagens? Tens que lhe dizer. Ele tem que assumir a responsabilidade.

- E como vou fazê-lo se o telemóvel está sempre desligado e nem sequer viu as mensagens que lhe enviei. Meu Deus Rita, como é possível que me tivesse enganado tanto com ele? Juro que acreditei de coração que ele retribuía o meu amor!

- Alguns homens são mestres na arte de sedução. São capazes de enganar a maior cínica da terra, quanto mais tu que és tão ingénua. Mas chorar não resolve nada. Tens que decidir se vais querer esse bebé, e as implicações que isso vai ter na tua vida, ou se queres fazer…

-É claro que eu quero este bebé, Rita. Mal soube que ele estava aqui, - disse colocando a mão no ventre, - o meu coração encheu-se de amor por ele. O que me preocupa é a deceção que vou dar aos meus pais.  Não sei como arranjar coragem para lhes contar. Estão velhos, viveram sempre na quinta. O meu irmão, não quis casar, vive em união de facto e é feliz, mas os meus pais, custaram a aceitar a decisão do filho. E agora eu apareço grávida, sem casamento, sem namorado, sem nada.

-Talvez seja melhor telefonares ao teu irmão, e pedir-lhe que venha cá. Contas-lhe e decerto ele te ajudará a enfrentar os teus pais. De resto eu estou aqui para te apoiar em tudo o que precisares, já que não podes nem deves abandonar os estudos. Eles serão a tua porta, para um futuro melhor.

 

16 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Rita Santos é uma grande amiga minha aqui de Macau.
Comendadora, uma força da Natureza.
Uma energia inesgotável.

teresadias disse...

Amores de verão... nem sempre resultam.
E agora? Aguardemos.
Elvira, que bela escrita!
Beijo.

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Dá para ver que vamos ter aqui mais um drama de amor .

JR

Tintinaine disse...

Eh lá, nada de precipitações! Pode ter acontecido alguma coisa ao rapaz! Sei lá, talvez um acidente, uma amnésia, ou coisa que o valha. O melhor será esperar para ver o rumo que a novela toma.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um excelente capitulo.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

noname disse...

Grande imbróglio está aqui mas, por qualquer razão acho que a falta de notícias dele tem outra razão que a não a fuga. Veremos, o que nos guarda a história.

Bom dia, Elvira

chica disse...

Puxa,Elvira! Já deu confusão? Vai ser lindo acomnpanhar, pelo jeito. Gostando muito,vamos esperar...beijos, lindo dia! chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Não sei por quê, mas
tenho a impressão de que Gonçalo não abandonou a protagonista por vontade própria... ou muito me engano, ou algo de muito grave ocorreu.

Claro que sei que posso estar redondamente enganada... :)

Forte abraço e muita saúde, Elvira!

Emília Pinto disse...

E aqui está o que sempre digo, na vida estamos sempre, sempre a " Começar de novo " ( obrigada, Elvira ) . Um novo começar na vida desta jovem que vai dar certo! Beijinhos, Elvira e SAÚDE!
Emilia

Duarte disse...

Estou a gustar e já o comentei com a Turma.
Temos o Renascer quase terminado, quanto a tradução.
Abraço de vida e cuida-te muito, pois faz-nos falta essa leveza do teu escrever.

Janita disse...

Levar com um balde de água fria logo no segundo capítulo, não é moleza. Mas algo me diz que o moço não ia fazer uma sacanagem dessas. É esperar para ver e ter coração forte, para aguentar...

Um abraço.

aluap disse...

Não podemos fazer com que o tempo volte atrás, só que dadas as apertadas liberdades de quem vive na aldeia, contar aos pais que está grávida não vai ser pêra doce!
Mas como outro comentador disse, nada de precipitações!
Oxalá ainda tenha namorado.
Abraço.

lis disse...

Iiih a menina descuidou e o resultado veio rapidinho. rs
_agora é encarar mesmo e contar os pais. Tudo acaba bem!
é o que fico torcendo.
abraço, Elvira

Isa Sá disse...

A passar para acompanhar a história!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Fê blue bird disse...

Quero acreditar que o amor ainda está no ar.
Acho que algo de grave aconteceu ao Gonçalo, vou estar atenta e expectante aos próximos capítulos.

Um abraço Elvira, saúde e paz!

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
A história teve uma grande reviravolta. Algo se passou com Gonçalo, mas a Lena decerto vai ter que assumir o bebé, para já, sozinha.
Dois episódios e já estou a gostar bastante do enredo.
Um beijinho e saúde.
Ailime