Seguidores

24.5.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE X

 





- O que aconteceu, Lena? A Matilde está com problemas na escola?

- Não. Apesar de ter baixado um pouco nos últimos testes não foi nada de muito grave. As notas deste período não vão baixar.

-Bom. Todavia se tudo está bem, qual a razão desse nervosismo?

-Quem disse que estou nervosa? – perguntou sorrindo.

-Conheço-te bem, Lena. Podes enganar os nossos clientes com esse falso sorriso, mas não a mim.

-Tens razão! – disse deixando-se cair na cadeira. Vi o Gonçalo.

-O Gonçalo? Que Gonçalo? Não conheço nenhum… espera, estás a falar do pai da tua filha?

-Pai é quem cria, dá amor! A Matilde não tem pai.

-Pai, progenitor, dador de esperma, o que quiseres. É dele que estás a falar? Tens a certeza? As pessoas mudam muito, e já se passaram vários anos.

-Absoluta. Foi há mais de treze anos, mas podiam passar mil anos e eu reconhecê-lo-ia, em qualquer lugar da terra.

- Meu Deus, Lena! A conversa de que não acreditas no amor, não passa disso mesmo. Conversa. Tu continuas apaixonada por esse homem. Como é que eu nunca me apercebi disso!

-Não digas asneiras. Não se ama, quem se odeia!

-Não? Pois eu sempre entendi que o ódio é a outra face da moeda do amor. Mas deixemos isso agora e conta-me. Como foi isso? E ele reconheceu-te?

- Foi em frente à escola. Eu ia quase a correr, e ao dobrar uma esquina esbarrei num homem que vinha com uma menina pouco mais nova que a Matilde. Teria caído, se ele não me segurasse pela cintura, e ao levantar os olhos para me desculpar, quase desmaiava com a surpresa.

-Não me digas! Se ele tem a filha na mesma escola, significa que mora perto, e que talvez se voltem a encontrar. Mas não te reconheceu?

- Não sei! Mal me apercebi de quem era, pedi desculpa e saí correndo.

-E agora, o que vais fazer?

-Nada. Só espero nunca mais me cruzar com ele.

- A vida prega-nos muitas partidas e do mesmo modo que se encontraram hoje, pode voltar a acontecer. E um dia ele vai reconhecer-te. E se vir a Matilde e souber somar dois mais dois vai descobrir a verdade. E tens de pensar na Matilde e na promessa que lhe fizeste. Que lhe vais dizer? Que não sabes o que foi feito dele, quando provavelmente ele já se cruzou com ela na entrada ou saída da escola.

-A promessa de lhe falar sobre o pai quando fizesse treze anos!  E falta menos de um mês para o seu aniversário, - Lena deixou—se cair na cadeira com um suspiro de desalento.

--A Matilde é extremamente inteligente e muito obstinada, - continuou Rita. Tenho a certeza que é a primeira coisa que te vai perguntar no dia do seu aniversário. E é bem capaz de tentar encontra-lo. Sabes que hoje em dia os miúdos, com um computador nas mãos, sabem tudo o que querem. O que farás se ela quiser entrar em contacto com o pai?

-Não sei. Talvez lhe diga que ele morreu.

-Isso é meio caminho andado para perderes a tua filha, se ela um dia tomar conhecimento da verdade. Nunca mais confiará em ti. Se queres o meu conselho conta-lhe toda a verdade, embora claro não lhe digas que provavelmente ele vive perto. E agora vamos almoçar, ou esperamos pela Matilde?

-Hoje é Quinta-feira, ela almoça na escola tem aulas até às dezasseis. E o Inácio? Não vem almoçar connosco, hoje?

-Não. Vai almoçar com um cliente. Então vamos!

 


14 comentários:

teresadias disse...

Sem dúvida... a vida prega-nos muitas partidas.
Elvira, gostei deste diálogo entre duas amigas.
Beijo, boa semana.

Tintinaine disse...

Bom dia, Elvira! Estou gostando do enredo, só não adivinho qual vai ser a razão de o rapaz se ter esquecido daquele amor de verão, há 14 anos atrás!
Mas uma coisa eu adivinho, o JJ vai ficar no Benfica mais um ano para amargurar os meus dias!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Está interessante.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Maria Dolores Garrido disse...

Sim, de facto, 'a vida prega-nos muitas partidas', mas quando se dá a volta, nada mau.
Um dia bom, Elvira, com boas histórias para contar.

noname disse...

Este encontro pde ser: O início de trapalhada ou a resolução do assunto :-)

Bom dia, Elvira

Maria João Brito de Sousa disse...

Este é o primeiro passo para o recomeço, se não estou muito enganada...

Forte abraço, Elvira!

Janita disse...

O que tiver de ser...será!!
A nós, leitores, resta-nos ler e aguardar os acontecimentos.

Um abraço, boa emana, Elvira.

Cidália Ferreira disse...

A vida troca as voltas! :)
-
Se o mundo rodasse numa esfera colorida
-
Beijo e uma excelente semana...

- R y k @ r d o - disse...

A Estória está muito interessante. Mas a verdade tem se ser sempre a vencedora. Não desvendar o fato à filha pode originar que ela um dia se revolte contra a mãe. Custe o que custar, a verdade tem de prevalecer...
E quando se encontrarem olhos nos olhos? Como vai resistir o coração?
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Os dias vão passando e qualquer dia Lena está nos braços do Gonçalo.

Com saúde e alegria, tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Ou muito me engano ou a Lena e Gonçalo vão encontrar - se de novo e dar-se-á o recomeço.
Beijinhos e saúde.
Ailime

Fê blue bird disse...

Era inevitável esta diálogo, são amigas.
A Lena deve seguir o conselho da Rita. Vamos ver ...
Está a ficar cada vez mais interessante, Elvira, parabéns!

Um abraço de boa noite.

Rosemildo Sales Furtado disse...

A coisa começa a esquentar e continuo acompanhando e gostando.

Abraços,

Furtado