Seguidores

11.12.20

CILADAS DA VIDA - PARTE LXXII



Passaram-se  três meses, durante os quais Teresa só saiu de casa para tirar os pontos, e para as consultas necessárias com ela ou com os bebés. Apesar de todas as ajudas com amas e enfermeiras, sentia-se sempre cansada. Continuava a dar de mamar oito a dez vezes por dia, e nos intervalos continuava a tirar leite não só para alimentar um dos bebés, como para manter estimulada a produção, congelando o excesso quando sobrava para depois lhes dar quando começasse a ser necessário um reforço.  

 E ainda assim,  pensava que era uma privilegiada. Imaginava como seria a sua vida, sem família, a viver de um emprego e ter tido três filhos em vez de um. Não sabia se teria forças para sobreviver. E ela sabia que havia milhares de mulheres em todo o mundo, que passavam por isso.  

Outra coisa que a preocupava, era a relação com o marido. Desde que viera para casa, que partilhavam o leito conjugal, mas apesar de já ter passado o tempo de resguardo ainda não tinham consumado o casamento.  No início ele abraçava-a e ela deitava a cabeça no seu ombro e dormia assim o pouco tempo que lhes era permitido entre as mamadas dos bebés.

Passados que foram dois meses, as carícias do marido tornaram-se mais insistentes, mais ousadas, mas ou por causa do cansaço ou pela preocupação, o certo é que ela perdera o desejo que sentira pelo marido antes do parto, e começou a evitá-lo, procurando que os seus corpos não se tocassem.

Embora João não se queixasse, ela sentia-lhe o desejo frustrado, e ficava nervosa, cada vez que via a noite aproximar-se, e pensava que daí a pouco ele se ia deitar a seu lado. O pior é que os bebés percebiam o nervoso da mãe e mostravam-se mais inquietos.

Isso levou Sandra a inquirir o que se passava com ela, se estava doente, se tinha dores no peito, às vezes o mesmo gretava e causava dores. Não era o seu caso.

Apesar de entre as duas ter nascido uma relação de amizade, Teresa envergonhada não se abriu.

Porém quando Inês a visitou nessa tarde Teresa contou-lhe o que a atormentava. 

Inês contara-lhe que também tinha tido esse problema e que a doutora Laura lhe dissera que o cansaço, a ansiedade, e o aleitamento dos filhos, reduziam de forma drástica a libido de muitas mulheres.  Em vez de tentarem uma relação frustrante, deveriam optar por abraços prolongados, beijos, massagens, carícias mais ou menos ousadas, e ia ver que num mês ou dois o organismo ia começar a reagir e a exigir mais. ´

-E o certo é que realmente funcionou, - disse.

 A amiga também lhe aconselhou a ter uma conversa franca com João e explicar o que se passava.  De contrário ele podia pensar que havia da parte dela uma rejeição, ou até que ela se arrependera do casamento.

Por outro lado, os bebés tinham crescido imenso e os três estavam já com um peso muito semelhante, ao de bebés não prematuros. E dentro de dois meses poderia começar a alimentação artificial com a introdução de um reforço, que se ia tornando cada vez maior até deixar de dar de mamar por completo. E nessa altura, poderia enfim relaxar e ter um tempo só para eles dado que os bebés tinham duas amas e uma enfermeira para cuidar deles. 

 Nessa mesma noite, Teresa confessou ao marido o que se passava com ela e pediu-lhe que tivesse um pouco mais de paciência. Contrariamente ao que supôs, João mostrou-se compreensivo

- Casámos há oito meses, dormimos na mesma cama há três meses e ainda não tivemos a nossa noite de núpcias. Se temos que esperar mais dois ou três meses, esperaremos.  Afinal o que são alguns meses quando Jacob esperou 7 anos para ter Raquel - terminou sorrindo para a animar.    

 

13 comentários:

Emília Pinto disse...

Até agora está tudo correr bem e espero, querida Amiga, que proporciones a esta familia um Natal melhor que o nosso. A vida pregou-lhes uma partida muito desagradável, portanto tem que os recompensar com a felicidade que merecem. Não te esqueças! Ja viste um Natal com três lindos bebes? Maravilhoso! Beijinhos, Amiga, e saude para todos não esquecendo as tuas fofas.
Emilia 🎄 ☃️🙏

Janita disse...

Finalmente, vejo uma luzinha ao fundo do túnel e a falar é que a luz se aproxima e me alumia.

Isto é que tem sido aqui um sufoco, até me sinto como se também eu tivesse dado à luz.

Abrevie lá a história, Elvira que o meu coração não aguenta tanta trama, tramada.

Um abraço e uma boa noite.

Pedro Coimbra disse...

Forçar é uma forma mais suave de violação.
Mas não deixa de ser violento na mesma.
Bfds

chica disse...

Que bom ele é compreensivo e entendeu o que a mulher sente...Vamos esperando! beijos, lindo dia! chica

teresadias disse...

O amor é lindo!!
Vá lá Elvira, conceda ao casal a desejada (pelo João) noite de núpcias.
Beijo, bom fim-de-semana, proteja-se do frio.

Teresa Isabel Silva disse...

Vou ler o que perdi...
Aproveito para desejar um bom fim-de-semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Isa Sá disse...

A passar para acompanhar a história

Martyna disse...

Very fine story :)

Tintinaine disse...

Very fine, disse a comentadora que me antecedeu. Eu não sei qual o adjectivo a usar para qualificar esta situação que foi criada pela nossa novelista. Isto fez-me recordar um amigo (que não sabia uma palavra de inglês) e costumava dizer: - very fine, very wine! Só porque rimava, acho eu!

Edum@nes disse...

Será que o acasalamento se está a desmoronar?

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira- Um abraço.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Eles ainda vão ser muito felizes com os seus pimpolhos, depois da mãe passar umas merecidas férias:))!
Adorei também este capítulo.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

O amor dele é muito sensível, imenso e torna-o compreensivo.
Abraços fraternos!

João Santana Pinto disse...

Qualquer que seja o caminho que se escolha, o mesmo abre a "porta" a um número de problemas/questões e aqui, num casamento com estas particularidades havia a curiosidade de saber como é que a autora ia dar a volta e aqui está o resultado, com o recurso a uma amiga que se pode dizer ter ajudado e até salvo a relação.