Seguidores

8.12.20

CILADAS DA VIDA - PARTE LXIX



Pouco depois Sandra e Olga chegavam ao hospital. As duas deram-lhe os parabéns, e Sandra disse após ter-lhe entregue as chaves do carro:

-Tenho uma amiga que é enfermeira no bloco da maternidade. Posso ir lá acima ver se ela está.

- Não vale a pena, a Teresa está no recobro, vamos almoçar e na volta subimos. Não sei se a podem ver hoje, a médica disse que não era bom ter visitas para que ela descansasse, mas nessa altura a Sandra poderá procurar a sua amiga ou informar-se com outra enfermeira.

Saíram do hospital e seguiram para um restaurante que havia ali numa transversal a uns cinquenta metros do hospital.

Não era um restaurante de luxo, mas tinha um ambiente agradável e o prato do dia “Cozido à Portuguesa”, era menu  que todos gostavam e isso foi ótimo, já que João queria estar na maternidade do hospital quando a mulher saísse do recobro e já tinham passado cinquenta minutos desde que ela lá entrara.

Quando o empregado chegou, João pediu três doses de Cozido e para acompanhar um tinto Conde D’Ervideira reserva. O empregado disse-lhe que as doses ali eram grandes e que talvez as senhoras quisessem apenas uma para dividirem. E o vinho não tinham. Tinham poucos vinhos engarrafados, as pessoas da zona quase todas optavam pelo vinho da casa, um alentejano de boa qualidade, mas se quisessem engarrafado ele aconselhava o Marquês de Marialva. E o empresário aceitou a sugestão.

Durante o almoço, João foi pondo-as ao corrente de tudo o que acontecera na sala cirúrgica.

- Se os bebés respiram bem, têm controle da temperatura corporal e são bebés nível dez, não precisam ficar no hospital, vão para casa com a mãe quando ela tiver alta, - disse Sandra.

- E a Sandra vai continuar lá em casa como até agora, não só por causa dos bebés, mas também para ajudar a Teresa a alimentar os bebés. Ela vai amamentar, mas apesar de termos lido alguns livros sobre o assunto parece que amamentar três bebés, é difícil pelo menos até a mãe ganhar uma certa rotina. Decidi que vou manter as três enfermeiras, até os bebés terem um ano. E vou contratar duas amas. 

Olga amanhã entras em contacto com a agência, pedes duas amas, competentes e responsáveis, livres, que possam ficar internas durante um ano. Penso que a partir dessa data, nos bastará a sua ajuda de dia, mas quando lá chegarmos se verá. Preciso que entres em contacto com a empresa que decorou o quarto dos bebés. É preciso que eles preparem o quarto ao lado, para as duas amas. A Gabriela dormirá no quarto onde eu estive estes meses, eu fico com a Teresa.  Claro que nós estaremos sempre lá para eles, mas vamos precisar muito de ajuda, até porque não posso descurar os negócios, pois vocês melhor que ninguém sabem que deles dependem muitas famílias.

-Os bebés não podem dormir sozinhos nos primeiros meses-- disse Sandra. E melhor que a cama da Gabriela seja colocada no quarto deles, e ela durma lá. Ela poderá chamar as amas para lhe ajudar quando for preciso levá-los a mamar. ou para os mudar.

 Entretanto acabaram a refeição, e João chamou o empregado. Este veio com a lista de sobremesa, que os três dispensaram por terem abusado do Cozido à portuguesa,  que estava realmente muito bem confecionado,  pelo que ele apenas pediu os cafés e a conta.

Enquanto esperavam, Olga disse:

- 14 de Fevereiro. Já pensaste que nunca vais festejar de um modo especial o dia dos namorados, porque sempre estarão a festejar os anos dos vossos filhos?

-Acreditas que nem me lembrei do dia que era?  E daqui para a frente este sempre vai ser o dia deles, mas não importa, sobram 364 dias para namorar, - disse sorrindo.

Acabado o café, pagou e saíram em direção ao hospital. Ao passar por uma florista João disse.

-Esperem um pouco, vou comprar umas rosas para a Teresa.

- Não lho aconselho, - disse prontamente Sandra, os médicos devem ter recomendado que levem os bebés para junto da mãe, assim que ela subir para o quarto. É essencial que eles tomem contacto com o corpo dela, oiçam a sua voz, e sejam colocados no seu seio para mamar. E os bebés podem ser alérgicos ao perfume das flores.

 

15 comentários:

Teresa Isabel Silva disse...

Estou a gostar cada vez mais de acompanhar...

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Tintinaine disse...

Surpresa! Não esperava por este episódio, pois hoje era dia não! Mas gostei de ler e depois da minha dieta que já dura há 13 meses, fiquei a salivar com o cozido à portuguesa.
Bom dia com a nossa padroeira!

chica disse...

Tudo tão bem contado, cada detalhe bem pensado pela Elvira! Gostei muito! beijos, chica

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar história!

Edum@nes disse...

Para cuidar dos seus filhos. Quem tem dinheiro pode contratar as amas que quiser. Com o passar do tempo muita coisa mudou para melhor. Embora haja quem diga que não. Antigamente as mães não tinham com quem deixar os filhos. Embrulhados numa manta enquanto mandavam o trigo deixavam-nos debaixo de um chaparo ou de uma azinheira.

Tenha um bom feriado amiga Elvira. Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Mais um maravilhoso episodio!;))

**
Amo a vida na sua forma de ser...
-
Beijo e um excelente feriado!

aluap disse...

Sempre podem comemorar o "Dia dos Namorados" no dia de Santo António, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".
Bom restinho de feriado.

Janita disse...

Caramba! Nada como ter dinheiro. Três enfermeiras e duas amas para cuidar de três bebés, o que vai fazer a mãe?
Namorar o tempo todo, pois. Neste conto houve casamento sem namoro e filhos sem ter havido núpcias, há que namorar e haver conhecimento íntimo entre o casal.

Um abraço, Elvira.
(ou muito me engano ou a Elvira quer apressar o desfecho deste conto para nos contar uma história de Natal, será?)

Manuel Veiga disse...

gosto muito da tua escrita -limpids e directa

beijo, amiga Elvira

AC disse...

Para além do bom enredo, no qual a Elvira revela mestria, ressalvo a tentativa do bom conhecimento dos vinhos. :)
Num à parte, se me é permitido: gosto de vinhos alentejanos, mas prefiro, num gosto muito pessoal, os tintos da região do Douro. Excelentes!

Muita saúde, Elvira!

lis disse...

Oi Elvira
Tudo com detalhes corretíssimos e caprichou também na comidinha à portuguesa que deu saudade dos dias que passei por aí ,comendo sempre bem!
E, os bebês estão ótimos e o João continua gentil lembrando até das flores _
homem quando apaixona fica assim rs
Bom demais, Elvira.
E, seguimos.
abraços e boa noite _(volto amanha pra ver o proximo, ok)

teresadias disse...

Maravilha!!
Emília, não lhe escapa um pormenor.
Beijo.

teresadias disse...

Elvira, peço perdão pela troca do nome...
Bjs

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Maravilha das maravilhas este conto!
Abraços fraternos!

João Santana Pinto disse...

Um texto cheio de ternura e de encantar...

Inicialmente parecia-me pessoal a mais a ser contratado (sorrisos) mas é verdade, ambos trabalham e pelo menos uma parte do dia, há que assegurar o cuidado das crianças.