Seguidores

30.12.20

CONTOS DE NATAL


Fim do Natal

 Os reclames na televisão anunciavam o tempo das prendas. Era um tempo 
mágico. A mãe e o pai ensinaram-me que na véspera de Natal devia pôr o 
sapatinho na chaminé e ir dormir se não o Menino Jesus não vinha para dar as
 prendas. O mano, sempre mandão repetia:

 — Não podes ficar acordado senão o Menino não te dá nada!

 Eu cumpria. E o Menino Jesus não faltava ao prometido.

 Houve uma vez - devia ter três ou quatro, não sei - que a ansiedade me acordou 
de madrugada, ainda não amanhecera.

 Chamei baixinho pelo meu irmão:

 — Mano! O Menino Jesus já veio?

 — Não sei — respondeu. — A mãe é que sabe.

 A mãe sabia que sim:

 - Vamos lá ver - disse ela quando a fui acordar.

 Em casa acenderam-se muitas luzes e num instante demos com os sapatinhos e
 a chaminé cheios de prendas. Ena! Aquilo é que foi uma alegria! Ao lado do meu 
sapatinho, havia um camião gigante azul e amarelo embrulhado com uma fita 
encarnada. E a seu lado uma escavadeira do mesmo tamanho que elevava a pá!
 Fiquei felicíssimo e quis logo ir brincar às obras, mas a mãe disse que ainda
 eram horas de dormir; o Menino Jesus podia ainda tornar outra vez com mais prendas. Demasiado excitado, lá aceitei ir-me deitar.

 Na manhã de Natal, corri a desembrulhar as prendas para a cama dos pais. No
 sapatinho, além de roupas e coisas menos engraçadas ainda achei uma 
debulhadora...

 Esbagoando e enfardando agora estas histórias lembro-me que depois desse 
Natal tudo se baralhou: o Pai Natal apareceu também a dar prendas e na 
confusão veio-me à ideia que ele devia ser pai do Menino Jesus... 
Ao depois os miúdos da taberna - os cabacinhos como lhes chamava a Dª Joana  
mais o primo deles, disseram-me que não havia Pai Natal nem Menino Jesus nem
 nada; que eram os pais a fingir. 
Foi o desencantamento mais custoso que passei


Retirado daqui

13 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boas Festas, querida amiga Elvira!
Eu fiquei atônita aos doze anos... Quanta inocência naquela época!
Gostei muito do conto e da mensagem.
Os adultos queriam que as crianças fossem dormir e o papai Noel era uma boa desculpa.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno

noname disse...


Que o novo ano lhe traga boas novas, beinho

FELIZ 20 21

Manu disse...

E sempre uma desilusão quando as crianças descobrem que não há Pai Natal.

Para o novo ano que se avizinha, desejo-lhe muita paz e saúde.

Abraço Elvira

chica disse...

Pena quando perdem a magia do Natal! Lindo! beijos,tudo de bom!chica

Pedro Coimbra disse...

Há pai e mãe Natal.
Sempre!

silvioafonso disse...

Eu continuo acreditando
no Bom Velhinho...
Beijos, Elvira. Beijos
e rabanadas ao vinho.

Alexandra disse...

Estive a ler alguns dos contos de Natal que publicou. São uma doçura!

Passei para lhe desejar um BOM ANO!

Um abraço e saúde.

Isa Sá disse...

Que o ano novo nos traga saude!

Os olhares da Gracinha! disse...

Um desencanto que surge algum dia em nossa vida!!!
Um 2021 com mais histórias lindas de se ler... muita saúde e esperança no futuro!!! Bj

Roselia Bezerra disse...

🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️

Feliz 2021, querida amiga Elviraa!
Bjm carinhoso e fraterno de gratidão
😘🏡🙏🙌

Cidália Ferreira disse...

Fantástico. Mas é tão bonito a magia das crianças, no Natal :))
.
Adeus 2020. Bem vindo 2021.
.
Adeus 2020. Bem vindo 2021________Desta vossa fiel amiga; Cidália Ferreira.
Beijos e abraços a quem de direito!

Gaja Maria disse...

Um feliz Ano Novo Elvira.
Beijinhos

Rogério G.V. Pereira disse...

Não tenho ideia de ter passado por qualquer desencanto. Até digo mais
Eu fingia que acreditava
para não desencantar meus pais