Seguidores

9.12.20

CILADAS DA VIDA - PARTE LXX

Porque enfim acabei esta história ela sairá diariamente até acabar




Vinte minutos depois, Teresa era levada para o quarto, e logo depois os três berços também.

Foi autorizada a permanência do pai no quarto, mas Olga e Sandra não poderiam ficar mais de cinco minutos, primeiro porque a parturiente não se podia cansar, segundo, porque dentro de minutos ela iria receber a visita de uma enfermeira especializada em aleitamento materno que lhe ia ensinar como amamentar os bebés.

Uma vez, que a sua amiga estava no turno da noite, Sandra falou com a enfermeira de serviço, mostrou a sua identificação profissional e assumiu-se como enfermeira particular da parturiente pelo que pedia autorização para ficar com ela no quarto enquanto ela se mantivesse no hospital. 

A enfermeira disse-lhe que não tinha poder para lhe dar essa autorização, as normas no hospital diziam que as visitas só eram possíveis a partir das quinze  até às dezassete, nunca mais de duas pessoas, além do pai, mas dado o seu caso especial, ela poderia falar com a enfermeira chefe, pois só ela poderia dar ou não essa autorização. Sandra, assim fez e em breve recebia um cartão que lhe dava livre acesso à  permanência no quarto, pelo que João disse a Olga que podia regressar à empresa, Sandra apanharia um táxi quando saísse.

Sandra ainda mal tivera tempo de ver os bebés, quando uma enfermeira entrou no quarto para explicar a Teresa, como fazer para amamentar os bebés.

- Boa tarde. Sou a enfermeira Filomena Seabra, especialista em aconselhamento de amamentação. Estou aqui para lhe ajudar as esclarecer todos as dúvidas em relação à boa alimentação dos seus bebés. Fez alguma preparação para estimular o peito antes do parto?

-Sim, foi uma gravidez de risco, estive sempre acompanhada por uma enfermeira que me ajudou – disse Teresa apresentando Sandra.

-Muito bem, isso é essencial, mas agora chegou a hora de por em prática o que aprendeu e ver se resulta. Vamos tentar dar a primeira mamada.

Sandra apressou-se a levantar a cabeceira da cama e a ajeitar a almofada nas costas de Teresa de modo a deixá-la o mais confortável possível.

A enfermeira Filomena retirou do berço um dos bebés e disse:

 - Primeiro vamos despir o bebé e coloca-lo sobre o peito da mãe. O contacto pele com pele, com a mãe é muito importante e deveria ter sido feito na sala cirúrgica, mas como estes bebés são especiais por serem múltiplos e prematuros, e não se saber se precisariam ou não de ir para a incubadora, não foi feito na altura. Portanto vamos fazê-lo agora

Vamos despir um de cada vez, deixá-lo só envolto na mantinha e deitá-lo durante alguns minutos no seu peito. E vamos ver se ele agarra na mama. É muito importante estimulá-los. Faremos isso com cada um. Mais tarde quando lhe apanhar o jeito poderá amamentar dois de cada vez e o terceiro por biberão. Deve ir alternando o que amamenta por biberão para que não se torne preguiçoso a sugar, já que para eles é mais fácil sugar da tetina do que do peito.

 Vai ter que tirar leite, no intervalo das mamadas não só para estimular uma maior produção, mas para alimentar o terceiro bebé.

Todavia isso não vai ser problema se vai ter a seu lado a tempo inteiro uma enfermeira, ela não só a ajudará a tirar e conservar o leite até à mamada seguinte como lhe esclarecerá as dúvidas que tenha na altura.  

-E se eu não tiver leite suficiente para os três? – perguntou Teresa.

-Vai ter não se preocupe. A natureza se encarrega disso. O corpo de uma mulher é uma fábrica de leite. Quanto mais os bebés sugarem mais leite a mãe produz. Há estudos que dizem que uma mãe, pode produzir três litros de leite por dia. E em média, um bebé masculino, mama por dia 881mililitros. As meninas menos. Por isso não se preocupe.

Enquanto falava desapertara a parte de cima da menina e disse:

- Vamos lá pai, segure a sua filha e ponha-a no peito da mãe. É muito importante tanto para os bebés quanto para a mãe, que o pai e companheiro tome parte no processo sempre que possível.

- Mas, - balbuciou João. É tão pequenina, como vou segurá-la?

- Assim, - disse a enfermeira colocando-lhe a bebé no colo.

Tremendo João voltou-se com a filha nos braços e ajudado pela enfermeira depositou-a no colo da mãe, que já abrira a bata de modo, a apresentar a parte superior do corpo nu, ao contato com a pele da sua filha.

Durante uns minutos a bebé esteve ali sendo estimulada pela mãe e pela enfermeira até que segurou a mama e começou a sugar. Minutos depois a enfermeira retirou a bebé, vestiu-a e deitou-a no berço. Repetiu a operação com os meninos, primeiro um depois o outro, sempre incentivando João a participar do momento.

12 comentários:

noname disse...

Eu quase diria que a Elvira é/foi enfermeira ahahahah

Boa noite, beiinho

Pedro Coimbra disse...

Também lembro esses momentos com a minha mulher.

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Para alem da historia temos tido grandes lições no que diz respeito a partos .

JR

chica disse...

Momento entre mãe e filhos descrito maravilhosamente.Adorando! beijos, chica

Rosemildo Sales Furtado disse...

Maravilha! Deu tudo certo. DEUS é PAI, não é padrasto. Acompanhando, gostando e aguardando os futuros acontecimentos.

Abraços e muita saúde para ti e para os teus.

Furtado

Cidália Ferreira disse...

Maravilha de episodio! :)
~~
Amo a vida na sua forma de ser...
-
Beijo e um excelente dia!

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Momentos de muita ternura que a Elvira descreve de forma brilhante.
Também acho que foi enfermeira;)!
Beijinhos,
Ailime

Ana Tapadas disse...

Apresentação de um belo momento! Como esquecer o dia em que se foi mãe? O João portou-se à altura.

Beijinho

Edum@nes disse...

Agora é o momento de ensinamento e aprendizagem, como a mãe deve amamentar os seus três filhos.

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

teresadias disse...

Que momento lindo!!!
Parabéns Elvira, pela minucia na descrição.
Beijo.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Belíssimo momento descrito neste capítulo!
Abraços!

João Santana Pinto disse...

o João pensava que se escapava... (sorrisos)

Um conto que pode ajudar quem estiver a pensar passar pela aventura do nascimento...

Vou passar ao texto seguinte