Seguidores

23.12.18

FELIZ NATAL


Todos os anos era a mesma coisa: eu e minha irmã, que já estávamos dormindo, sendo acordados pelos nossos pais para irmos à Missa do Galo , onde sempre , logo no início da celebração, meu pai se lembrava de que havia esquecido alguma coisa em casa e que precisava voltar lá para apanhá-la …
ele ia e, sempre, só voltava já no final da missa …
E logo que acabava a solenidade, lá íamos nós de volta p#ra casa, cambaleando e cheios de sono … e quando chegávamos, sempre todas as luzes da casa estavam acesas e o meu pai corria na nossa frente e dizia para que nós esperássemos um pouco no portão, porque pode- ria ser algum ladrão …Mas logo depois Ele voltava , chegava na porta e dizia:
– #Papai Noel esteve aqui ! …Só pode ter sido enquanto eu fui apanhar vocês na igreja!…E olha só isso: ele deixou uma porção de presentes no fogão!…#.
E então nós corríamos e sempre encontrávamos o fogão todo enfeitado e cheio de presentes : uma bicicleta que minha irmã havia pedido na sua #cartinha# e o chão todo sujo de cocô de um pato #de verdade# que eu havia pedido ao Papai Noel e que estava lá, amarrado num dos pés do velho fogão …Sempre também tinham outros presentes que, geralmente, eram roupas e sapatos que o Papai Noel, com todos os seus conhecimentos sobrenaturais , bem sabia que nós estávamos precisando …
Êle também sempre deixava #pegadas# da sua bota no chão da cozinha, as quais iam do fogão até a janela…e elas eram brancas #como talco#, mas os nossos pais nos diziam que o trenó do Papai Noel era todo forrado com talco, para que os presentes ficassem bem cheirosos … e nós acreditávamos!
A mesa da sala também sempre estava enfeitada para a ceia, que tinha bolo , castanhas, rabanadas , passas … e também refresco de vinho-tinto com água …
Mas quase sempre a ceia só era apreciada mesmo no café da manhã do dia seguinte, porque no resto da noite de Natal nós ficávamos era brincando com os presentes …
Das melhores coisas da minha infância, ficaram na minha lembrança esses antigos natais …
Marcelo Cardoso


14 comentários:

lis disse...

Oi Elvira
Todos temos as lembranças dessa época dos presentes do Papai-Noel.Até aqueles que não recebiam presentes,lembram de falar a respeito e porque o velhinho nao vinha rs
Permanecem na memória guardadinhos em caixas que abrimos em ocasiões especiais.
Gostei do conto compartilhado.
Feliz Natal Elvira
Vamos celebrar !

teresa dias disse...

Elvira, muito obrigada por me levar de volta aos Natais da minha infância. E que gostosos eles foram!
Reviver coisas boas afasta tristezas.
Feliz Natal!

chica disse...

Natal e suas lembranças. Lindo conto! Desejo que teu Natal seja maravilhoso e muito abençoado! beijos, tudo de bom,chica

Cidália Ferreira disse...

Mais um maravilhoso conto de Natal. Obrigada!:)

Bom dia; Quando um coração transborda de alegria.
________________
Estou com dias trabalhosos e festivos. Poeticamente regressarei dia 26. DESEJO-VOS UM SANTO E FELIZ NATAL, extensivo a familiares e amigos. Abraço-vos com carinho e fraternidade

Maria João Brito de Sousa disse...

Belo conto, Elvira.

O mundo gira mergulhado num denso nevoeiro e os nossos olhos também não estão no seu melhor, mas desejo-lhe um muito Feliz Natal. Porque não há Inverno enevoado que não venha a despontar numa luminosa Primavera. Se não for para nós, será para os que nos precederão. E é tanto! :)


Abraço

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Passei pelo blogue para desejar um Santo e Feliz Natal. 🎄

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Tais Luso de Carvalho disse...

Também adorei esse conto, ah, nossas lembranças...
Elvira, desejo aqui um lindo Natal pra você e sua família, carregadinho de amor. Para 2019, muita saúde, alegria e paz. E muitos contos e poemas!
Beijo, querida amiga.

_ Gil António _ disse...

A administração do blogue - em baixo - deseja que neste Natal caia - ou fortaleça - no coração da administração deste bonito espaço, a LUZ DIVINA, em forma de Saúde, Paz, Amor e ... Poesia.
.
"" Tem mensagem de reflexão natalícia no brincando "
.
*** Brincando com as palavras ***
.
FELIZ NATAL ...EM PAZ E AMOR..

António Querido disse...

Um ÓTIMO NATAL com saúde,paz, amor e dinheiro!

ABRAÇO.

Rogério G.V. Pereira disse...

Eu também tinha uma irmã. Eu gostava dos odores da quinta dos meus avós. Eu gostava daquele frio, pois era a melhor forma de apreciar o calor da família e da lareira. Eu nunca fui à Missa do Galo. Eu durante muitos anos não tive brinquedos, e me lembro de quando passei a tê-los. Antes de os ter aprendi que a família conta mais que o Pai de Natal e que sem família não há Pai de Natal que nos valha.

O Natal para mim sempre foi a noite em que quem estava longe se aproximava.

Boas Festas, Elvira
para ti
e para a tua família

Cantinho da Gaiata disse...

Passando por aqui para ler mais um conto e desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, cheio de muita saúde, felicidades e muito amor no coração.
Beijinhos amiga.

Fê blue bird disse...

Feliz Natal amiga Elvira.

Beijinho

Rogério G.V. Pereira disse...

Ah! e que no Novo Ano que se aproxima sejamos todos Desenhadores de Sonhos

Imiya disse...

The Love of Beauty is a woman's nature, three-point looks and seven-point dress.
Here are women's clubs,Diamond Jewelry,Brand Handbags , fashion Dresses, sexy swimsuits you like, you want to choose.