Seguidores

3.9.17

PARABÉNS A MIM

Pois é, há 70 anos atrás, às 11,20 da manhã eu nasci. Uma história atribulada, na Seca do bacalhau onde os meus pais trabalhavam, os casais não viviam juntos, os homens eram separados das mulheres e apenas podiam fazer juntos as refeições. O Manel da Lenha, meu pai tinha trabalho todo o ano no armazém da lenha. Minha mãe como todas as pessoas que apenas trabalhavam durante a safra, só vivia na Seca nessa altura. Eles se casaram a 9 de Novembro de 1946, e a Gravelina, minha mãe, se mudou da Seca do Seixal para a da Azinheira Velha.  Quando os casais se queriam amar, tinham que o fazer no pinhal ou no canavial que existia no caminho da Seca para a Telha, local onde existia uma taberna e mercearia que os abastecia. Não havia por perto nenhuma pensão, e ainda que a houvesse também não havia dinheiro para alugar um quarto. Naquele tempo as compras eram feitas com uma caderneta. Então o "avio da caderneta" passou a ser o nome de código entre os casais para significar o ato de fazer amor.  Então esta vossa amiga, é fruto de um avio de caderneta.
Quando a safra acabou minha mãe teria que ir para a terra, para casa da mãe dela, já que a malta das mulheres seria fechada e só com a chegada dos navios no final de Setembro, voltaria a abrir. Meu pai falou com o patrão e foi autorizado a habitar uma pequena barraca de madeira , debaixo de um pinheiro manso.  Na madrugada de 3 de Setembro de 1947, uma violenta trovoada de Verão, fez com que um raio caísse sobre o pinheiro, decepando-lhe um lado. O medo da minha mãe, foi tão grande que acabei nascendo nessa manhã, embora só fosse esperada para o fim do mês. E pronto, aqui estou hoje 70 anos depois a comemorar convosco este dia.



41 comentários:

chica disse...

Então a festa acabou já?

PARABÉNS, felicidades por essa linda idade e tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!

Que teu dia tenha sido lindo e assim sejam todos os outros! bjs, chica

paideleo disse...

Parabéns !!!!.
E que siga a conta.

CÉU disse...

Olá, estimada Elvira!

Li, com toda a atenção, o seu texto, que me impressionou. Agora, entendo tanto a seu respeito, embora já tivesse esboçado na minha mente um retrato robot da sua infância e adolescência.

PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, FELICIDADES, PAZ E MUITA SAÚDE.

E o bolo já está feito, ou melhor, as suas mãos já o fizeram, mas só às 11:20 provarei um bocadinho.

Esse seu olhar mostra desejo de saber, de conhecer e de aprender.

Um beijo e um cordial abraço.

Vane M. disse...

Fruto do "avio da caderneta", hahhahaha, que bárbara sua história, Elvira, de emocionar! Parabééééns, muuuuita luz em sua vida, amor, alegria, saúde, passeios e boas histórias para contar! Grande abraço, tudo de bom!

Majo Dutra disse...

~~~
Muitos parabéns, estimada amiga.
Foi uma longa vida, difícil no início, mas sempre brindada por um grande amor familiar e conjugal...
E no fim dos percalços da vida, a felicidade venceu.
Continuação de uma vida com saúde, amor e muito carinho.
Grande abraço sentido e festivo.
~~~~~~~~~~

Anete disse...

Cheguei para a sua festa, querida Elvira! Que bom que você nasceu e pude conhecê-la pessoalmente este ano!... Um relato emocionante demais.
Sua vida tem, certamente, abençoado muita gente! Gosto da sinceridade que é uma das características do seu coração...
Bolo lindo!
Bjs, abçs... Muitas felicidades e saúde...

Tintinaine disse...

Então está cá e está muito bem!
Parabéns pelos 70 e que venham mais alguns para acrescentar à conta. E com muita saúde, de preferência.

Rui disse...

OH ! :)) ... amiga Elvira !... que estória tão bonita essa ! eheheh
Um "avio de caderneta" e um nascimento ligeiramente prematura por causa de um "raio que o partiu" (à árvore) ! rsrsrs

O meu grande e duplo abraço de parabéns pelo aniversário e por ter entrado na minha década dos 7 !!! :)))

Joaquim Rosario disse...

bom dia
não podia ser mais original a forma como descreve a sua origem.
embora não a conheça dou-lhe os meus parabens com um respeitoso beijinho.
Joaquim Rosário

Cantinho da Gaiata disse...

Gostei tanto de ler esta história, muitos Parabéns minha querida amiga, que mais um ano lhe traga muita paz, amor e saúde.
Adorei ler que é fruto de "avio de caderneta" hahaha.
Beijinho muito grande e aceito uma fatia desse bolito.

Ana disse...

Feliz aniversário! Que venham mais 70 ehehe
Abraço

Janita disse...

Muitos Parabéns, Amiga Elvira!
Que conte muitos, com alegria e, sempre a acompanhar, essa inspiração fantástica com que Deus a dotou.
A história da sua vinda ao mundo, creio que já a tinha contado no ano passado, mas gostei muito de a voltar a relembrar!
Então, a minha amiga fez para si um bolo igual ao que me ofereceu no meu aniversário? Se a receita for a mesma, é excelente e dulcíssimo!

Um abraço especial neste seu Dia!

Luis Eme disse...

Um dia muito feliz, Elvira.

abraço

António Querido disse...

Então PARABÉNS A SI, AMIGA ELVIRA! E faça por conseguir contar mais 30 e convide-me para a festa, anote na sua agenda!

Com um grande abraço.

Os olhares da Gracinha! disse...

Parabéns e que linda história de AMOR!!!bj

Os olhares da Gracinha! disse...

E esse bolo está fantástico!!!bj

Gaja Maria disse...

Parabéns Elvira. Que a vida lhe traga muitas alegrias e muitos anos mais. Um beijinho

PNLima disse...

Parabéns a você! E muitos mais!

Edum@nes disse...

Tem graça, quando é engraçado,
também hoje da minha mulher
é o dia do seu aniversario
a seu contento seja como quiser
amiga Elvira parabéns do Eduardo!

Muitos anos de vida, muitas felicidades e um dia de feliz aniversário, um abraço,
Eduardo.

Socorro Melo disse...


Elvira,

Felicito-lhe pelo seu aniversário! Penso que o raio daquela noite deixou-lhe uma marca profunda, a capacidade de criar, de dar vida a personagens que parecem ser reais. Este é um dom fabuloso, minha amiga! Que Deus continue agindo em você, que tem essa missão, além de outras, com certeza, de nos prender em expectativas e de nos dar valiosas lições de vida. Feliz aniversário, querida! Paz e luz!

Socorro Melo

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Muitos parabéns minha amiga.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Que história de vida emocionante a forma como viviam seus pais.
Graças a Deus que a Elvira viu a luz do mundo e hoje comemora mais um Aniversário.
Os meus Parabéns e muitas felicidades!
Saúde, alegria, muita paz e amor lhe desejo.
Beijinhos,
Ailime

Andre Mansim disse...

Ah que lindo! Fazendo aniversário!
Deus te abençoe muito! Você é uma amiga especial!

Emília Pinto disse...

Querida Elvira, ainda me lembro bem de tudo o que contaste aqui no blog sobre o teu pai e a vida dura que levavam na seca do bacalhar. Aqui no Norte em Vila do Conde, zona de pescadores havia uma seca de bacalhar e ainda se mantém o lugar agora mais bonito porque resolveram pintar o edificio com gravuras referentes a esse trabalho; passo lá muitas vezes pois frequento a praia da Póvoa de Varzim que fica junto a Vila do Conde; isto para te dizer que lembro-me sempre de ti quando olho para aquele lugar. A única coisa que nunca tinhas contado é que tinhas sido fruto de um " avio de caderneta " o que achei muito interessante. Querida amiga, foi uma vida muito dura, mas tudo passou e desses tempos nasceu, cresceu e aqui está uma GRANDE MULHER que criou uma bela familia e que de certeza é muito feliz. Não te conheço pessoalmente, mas é como se já fizesses parte da minha vida há muito tempo. Apesar de já ser muito tarde e a festa já ter acabado, ainda consegui comer uma fatia desse bolo tão gostoso e, na impossibilidade de fazê-lo pessoalmente ( que pena !!! ) deixo-te um grande abraço de parabéns e os meus votos de que tenhas tido um dia muito feliz e que assim sejam todos os outros que a vida ainda te concederá. Deixo-te também a certeza da minha sincera amizade.
Emilia

Odete Ferreira disse...

Ausente por três dias, só agora abri o computador.
Muitos parabéns e qua vida te traga todos os sorrisos que, eventualmente, a infância complicada terá roubado.
BJinho

Pedro Coimbra disse...

Já tinha mandado beijinhos via Facebook, agora é aqui.
Boa semana

Isa Sá disse...

Parabéns e que venham muitos mais anos cheios de felicidade!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Afrodite disse...

Só hoje consegui vir ler esta linda história!
Que vidas difíceis as de antigamente! :(

Eu também nasci 3 semanas antes do tempo... e também vinguei! :))
Muitos beijinhos e votos de que a sua árvore da vida continue em flor e frondosa.
​🌸

São disse...

Um enorme abraço de parabéns recheado de votos de muita felicidade e saúde, amiga

Smareis disse...

Muitos e muitos parabéns, abraços e muitos abraços minha amiga. Que Deus te abençoe e te conceda muitos e muitos anos a mais de vida, com saúde, e de paz.
Feliz aniversário Elvira!
Já peguei minha fatia de bolo.
Beijo, abraço, sorrisos e um buquê (https://uploaddeimagens.com.br/imagens/27324gg-jpg) de flores.
Boa semana!

OQMDNT disse...

Parabéns e desejos de felicidades

Um fortíssimo abraço

:)

Bell disse...

Deus te abençoe grandemente minha amiga.
Estou em recuperação ainda.

bjokas =)

aluap disse...

Parabéns atrasados Elvira e um abraço desta sua amiga,
Paula.

As Mulheres 4estacoes disse...

Deve ter sido uma época difícil para seus pais.
Embora atrasada,te desejo muitas felicidades.
Um abraço com carinho,
Sônia

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Elvira
muitos parabéns(atrasados) somos do mesmo mês
virgens até morrer, rsrsrsrs
beijos
:)

Graça Sampaio disse...

Que bolo tão bonito!!! És mesmo habilidosa!!

Beijinhos doces.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, querida amiga Elvira!
Que cartãozinho mais delicado! Gosto de flores nos cartões aplicadas...
Sua história é bem bonita e resume um seja bem vinda, Elvira, ao mundo!
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm de paz e bem

Nequéren Reis disse...

Muitas felicidade, obrigado pela visita.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

Lua Singular disse...

Oi Elvira,
Parabéns pelo aniversário
Eu sou oito dias mais velha que você. Estamos na mesma maré.
Eu cá com minhas dores, até quando Deus quiser. Nada há mais a fazer na medicina dos homens. Só Deus! Ele deve ter muitas pessoas, mas tenho a certeza que passará por aqui.
Um beijo grande
Até qualquer dia
Lua Singular

redonda disse...

Muitos parabéns (penso que os terei dado antes no FB)

um beijinho

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Elvira! Chegando com atraso, mas o mais importante é que aqui estou para desejar de coração que DEUS te abençoe, te proteja e permita que essa comemoração se repita por muitos anos, sempre com ELE te ajudando a apagar as velinhas do bolo. Parabéns pelo teu aniversário.

Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado