Seguidores

5.12.19

CONTOS DE NATAL - O MENSAGEIRO



-O Pai Natal desapareceu!O Pai Natal desapareceu!- alertou, Jeremias, o chefe dos duendes.
Todos os duendes ficaram muito assustados com a notícia.
Era véspera de Natal e os presentes estavam quase todos prontos para serem distribuídos, mas... faltava o Pai Natal!
- Que vamos fazer? - perguntou um duende.
-Temos que o procurar.
-Sim! - disse o chefe - Germano pega num trenó e vai, com o Rudolfo, ver se encontras o Pai Natal.
- Mas, já são 9 horas da noite. E se não o encontrar?
- Nesse caso tenho que usar o segredo.
Esperaram que o Germano e o Rudolfo voltassem com notícias.
- Não encontrei o Pai Natal - disse o Germano muito triste.
- Bom! Nesse caso tenho mesmo que usar o tal segredo! - concluiu o Jeremias.
O Pai Natal estava muito preocupado porque já era quase meia-noite. Também estava muito cansado e com muito frio e, estava amarrado a uma cadeira numa casa de madeira.
No canto da casa estava um adulto sentado e falava com ele:
- Pois é Pai Natal! Agora como é que vais fazer para distribuíres os teus presentes? Este ano não...
O Pai Natal olhou para ele. Estava de boca aberta, pronto para dizer a próxima palavra, mas imóvel. O Pai Natal sorriu, olhou para o relógio que estava em cima da mesa, fechou os olhos, contou até dez e voltou a olhar para o relógio. Percebeu o que tinha acontecido e esperou.
Uma luz apareceu e, como por magia, desamarrou-o
- Pai Natal! O que lhe aconteceu? - perguntou o chefe dos duendes.
- Vamos ao meu gabinete e eu conto-lhe tudo - murmurou o Pai Natal.
No gabinete o Pai Natal revelou-lhe que tinha sido raptado.
-Raptado!? Mas porquê?
-Foi alguém que não gosta do Natal porque não tem família.
-Coitada dessa pessoa! Tenho pena dela!
-Mas isso vai ficar resolvido.
- Como, Pai Natal?
- Trouxe-a para trabalhar connosco.
- Foi uma boa ideia. Pai Natal, tenho uma coisa para lhe dizer.
- Diz!
- O senhor estava desaparecido e eu usei aquela coisa que só deve ser usada em caso de emergência. Peço desculpa.
- Não tens que pedir desculpa. Fizeste bem! Eu percebi que a tinhas usado.
- Mas pode ficar descansado, Pai Natal. Eu usei-a, sozinho, no meu gabinete. Ninguém ficou a saber que temos pó mágico capaz de parar o tempo! Graças a isso ainda vamos a tempo.
- Pois, ninguém dará por nada. Mas há uma coisa que todos deviam saber.
- O quê, Pai Natal?
- Que sou um mensageiro do Menino Jesus! Foi ele que enviou uma estrela para me salvar! Eu apenas distribuo os seus presentes.  É a ele que todas as crianças devem agradecer!


DANIELA DO CARMO    in Chiado Editora " Natal em Palavras" (Colectânea de Contos de Natal) 

20 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Não sei como me aconteceu
Nem procurei... apareceu
Uma pitadinha desse pó
Que usei de uma vez só

E, assim, parei o tempo
e quando julgava que o dia tinha acabado
ele ainda mal tinha iniciado

Resultado?

Num só dia
trabalhei por dois

Ah, pois!

Kique disse...

Gostei deste conto de natal
Bonito
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - A coisa não está fácil.

Pedro Coimbra disse...

Eu ainda quero acreditar no Pai Natal.
Faz bem à alma.
Abraço

Os olhares da Gracinha! disse...

Excelente para ler aos mais pequenos!!! Bj

teresa dias disse...

Olá, Olinda!
Que bom foi começar o dia lendo um conto de Natal!
Como o Pedro, eu quero continuar a acreditar no Pai Natal.
E continuar a fazer rabanadas, e sonhos e azevias... mesmo que num só dia trabalhe por dois... (Desculpe Rogério!)
Não consigo imaginar como será passar o Natal sozinho. Deve doer tanto!!
Beijo.

chica disse...

Tão lindo! Gosto do P.Noel e de saber que temos que agradecer ao real dono da festa! bjs, chica

Fatyly disse...

Tão simples e bonito. Adorei e até hoje acredito no Pai Natal:)

Beijos e um bom dia

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo conto de Natal.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Maria João Brito de Sousa disse...

Um conto de Natal bem ao gosto dos mais pequeninos.

Abraço, Elvira.

esteban lob disse...

Emotiva adaptación, Elvira, a esta época del año de tanto significado para millones, en especial niños.

Saludo austral.

Ana Freire disse...

Adoro contos de Natal!!! E este é um daqueles que delicia miúdos e graúdos!...
Magnifica partilha, Elvira! E por lá no meu canto, como suporte a uma das minhas imagens, também já com um "cheirinho" de Natal... ficarão umas palavrinhas suas em destaque... que muito apreciei, desde que as li... pelo que fiquei à espera, que a altura própria surgisse de novo... para as reler... e dar a conhecer, a quem por lá passar... e lá ficarão uns dias!...
Ando com alguma dificuldade em chegar aos blogues do Blogger... pelo que passei por aqui, antes que a oportunidade me escapasse... mas creio não ser a única pessoa a queixar-se do mesmo...
Um beijinho grande! Estimando a continuação das melhoras de ambos!
Ana

Jaime Portela disse...

Pois, o Menino Jesus ficou para segundo plano e quase esquecido com o aparecimento do Pai Natal...
Magnífico conto, obrigado pela partilha.
Elvira, continuação de boa semana.
Beijo.

Bell disse...

Adorei, que a doçura do Natal reine.

bjokas =)

" R y k @ r d o " disse...

Boa noite:- Bonito conto de Natal
.
Cumprimentos

Tais Luso de Carvalho disse...

Gosto muito de contos de Natal, infelizmente nessa época é que as pessoas ficam muito mais solidárias, afetivas, emotivas...vemos mais a compaixão, todas as qualidades que esquecem durante o ano. Por isso o natal ainda se mantém nos corações. Época em que tudo muda, época em que o ser humano brilha!
Beijo, Elvira! Linda tua postagem.

Cidália Ferreira disse...

Fantástico conto de natal. Tenho que escolher um para me enviar. Para a minha Criança nos ler na noite de Natal que ela gosta!
-
Sonhos perdidos na inocência ...
Beijo e uma boa noite!

lis disse...

Oi Elvira
Um conto diferente de todos que leio sobre o Natal. E aqui chamamos o bom velhinho de Papai-Noel.
Estou retornando devagar, ok?
grande abraço e obrigada por ser quem és.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um conto de Natal muito bonita.
Gostei muito.
Um bejinho e bom fim de se

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de. Sábado, querida amiga Elvira!
Gostei muito que pôs o Papai Noel como um representante do Menino Jesus.
Ficou muito significativo seu conto.
Tenha um final de semana abençoado!
Bjm. Caringjso e fraterno de paz e bem

Rosemildo Sales Furtado disse...

Sempre existe um jeitinho para tudo. Se no passado eu tivesse um pouquinho desse pó, ainda seria um rapazinho. Rsrs.

Abraços,

Furtado