Seguidores

29.12.19

CONTOS DE NATAL - O PRESENTE DE NATAL ESPECIAL



Faz todo o bem que puderes, usando todos os meios que puderes,
de todas as formas que puderes…durante o maior tempo que puderes.
John W. Desley


Através da montra da drogaria onde ambos trabalhávamos como assistentes de gerência, conseguia ver que Lamar aguardava ansiosamente a minha chegada. Tínhamos acordado no mês de novembro anterior que ele trabalharia no dia de Natal e eu no dia de Ano Novo.
O tempo que fazia era típico de Memphis nesta altura do ano. Lamar e eu tínhamos sempre esperanças de ver um Natal branco, mas este estava a desenrolar-se exatamente como os dos últimos vinte anos: frio, enevoado, sem um único floco de neve à vista.
Quando me apressei a entrar no calor da loja, Lamar pareceu aliviado.
— O dia foi difícil? — perguntei.
Gesticulando na direção da caixa central, resmungou:
— Ontem chegámos a ter filas de quinze pessoas. Nunca tinha visto tanta gente a tentar comprar pilhas e películas fotográficas ao mesmo tempo. Suponho que é uma das alegrias de trabalhar no dia de Natal.
— O que queres que faça hoje? — perguntei.
— Acho que o movimento vai acalmar por volta das seis da tarde. A noite a seguir ao Natal é sempre muito parada. Talvez pudesses pôr em ordem toda a secção de brinquedos.
E, dito isto, inclinou-se para pegar num animal de peluche.
Aquele pequeno cão de peluche tinha-se tornado a nossa mascote. Parecia que estávamos sempre a apanhá-lo do chão. Cinco, talvez dez vezes por dia. Nunca tinha sido um brinquedo bonito e agora era-o ainda menos: o pelo longo e felpudo tinha-se tornado emaranhado e sujo, por causa da poeira do chão e da sujidade das mãos das crianças que lhe tinham pegado, enquanto as mães aviavam as receitas. O brinquedo já tinha baixado de preço muitas vezes, sem sucesso. Naquele mundo de bonecos brilhantes e mágicos, um pequeno cão de pelo sujo não era um brinquedo de eleição. No entanto, todos os miúdos de Memphis devem ter apertado aquele cachorrinho pelo menos uma vez naquele Natal.
A tarde passou-se rapidamente entre devoluções, trocas e vendas de decorações de Natal (com 50 por cento de desconto). Contudo, às seis horas, tal como Lamar tinha previsto, o negócio diminuiu e fui trabalhar para a secção dos brinquedos. O primeiro brinquedo que me veio parar à mão foi, evidentemente, aquele cãozinho peludo de orelhas cabisbaixas. Comecei por pô-lo no lixo e retirá-lo do inventário, mas mudei de ideias e coloquei-o de novo na prateleira. Por razões sentimentais, suponho. De repente, uma voz interrompeu as minhas divagações.
— Desculpe, é o gerente?
Virei-me e vi uma mulher jovem e franzina com um rapazinho de cinco anos junto dela.
— Sou assistente da gerência — disse. — Em que posso ajudá-la?
A mulher baixou os olhos por um momento, depois levantou o queixo e disse num tom de voz áspero:
— O meu filho não teve Natal. Tinha esperanças de que agora tivessem alguma coisa com desconto, algo que eu pudesse pagar.
Confesso que encarava com cinismo os ocasionais pedidos de moedas dos sem-abrigo, mas a voz dela continha um tal misto de sinceridade e mágoa por ser obrigada a fazer aquela pergunta que eu disse:
— Estou agora mesmo a remarcar os brinquedos com o desconto. O que procura?
O rosto da mulher iluminou-se, como se tivesse finalmente encontrado alguém disposto a ouvi-la:
— Não tenho muito dinheiro, mas gostaria de comprar ao meu filho algo de especial.
O rapaz ficou feliz ao ouvir as palavras da mãe. Dirigindo-me a ele, pedi:
— Pega no brinquedo que mais gostarias de ter neste Natal, está bem?
O menino olhou para a mãe, que acenou em concordância. Esperei, curioso por ver qual dos brinquedos mais populares daquela quadra ele iria escolher. Talvez um carro de corridas ou uma bola de basquetebol. Porém, em vez disso, dirigiu-se ao cão velho e peludo e apertou-o com força. Fiz de conta que estava a afastar o cabelo da frente dos olhos, enquanto limpava uma lágrima.
— Quanto custa aquele cão? — perguntou a mãe, abrindo o fecho de um pequeno porta-moedas preto.
— Não custa nada — disse eu. — Até me faz um grande favor se o levar.
— Mas eu quero pagar a prenda de Natal do meu filho — insistiu ela.
— É um dólar — disse eu.
Tirou da carteira uma nota amarrotada e estendeu-ma. Depois virou-se para o filho e disse:
— Agora podes levar o cãozinho para casa. É teu.
Uma vez mais, disfarcei a minha comoção, enquanto o rapazinho sorria, extático. A mãe sorriu também e murmurou um silencioso “Obrigada”, enquanto saíam da loja.
Através da janela, vi-os embrenhar-se na noite que começava a cair em Memphis. Ainda não se via um único floco de neve, mas, quando voltei para o corredor dos brinquedos, percebi que tinha acabado de viver um Natal branco.
Harrison Kelly



Com este conto, encerro este ciclo de contos de Natal. Espero que tenham gostado, escolhi-os porque em todos eles há um pouco de magia, que nos levam a sonhar com um  mundo melhor. 


Regressei há poucas horas. Espero que tenham passado um Natal muito feliz, e agradeço a todos as mensagens de boas festas recebidas. Hoje, domingo tentarei retribuir as vossas visitas.
Bem Hajam.

14 comentários:

chica disse...

Muito lindo e esse presente inesquecível! Gostei de acompanhar sempre que deu! Bom te ver voltando! beijos, feliz 2020! chica

Ana Freire disse...

Uma história verdadeiramente tocante! Adorei ler!
Estimando que tenha passado um bom Natal e feito um óptimo regresso... deixo um beijinho e os meus votos de continuação de Festas Felizes! Daqui a pouco estarei de volta, com tempo, para ler estes contos, que se me escaparam nestes dias tão corridos... mas que não quero perder, pois gosto imenso da selecção que a Elvira, tem hábito fazer!...
Beijinho! Continuação das melhoras de ambos... e até daqui a pouco!...
Ana

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Contos com um sentido unico !!
o de Natal
Parabens e obrigado !!

JAFR

Maria João Brito de Sousa disse...

Um conto muito especial a encerrar este ciclo de contos de Natal :)

Um forte abraço e tudo de bom para o novo ano que se aproxima a passos largos.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um belo conto e aproveito para desejar à minha amiga um Excelente Ano de 2020 cheio de coisas boas.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

esteban lob disse...

Han sido hermosas historias de Navidad, Elvira, con una rúbrica llena de emotividad.

Feliz 2020 para ti, tu familia...y el mundo en general.

luisa disse...

Um lindo conto, mesmo. Gostei imenso.
E anda estamos em tempo de Natal, pelo que lhe deixo os meus votos de Festas Felizes. :)

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Também estou a regressar aos poucos aos blogues, depois de uma pausa forçada, conforme email que lhe enviei.
Espero que o seu Natal tenha sido bom.
Adorei este conto. Os outros não pude acompanhar como seria meu desejo.
Tenha continuação de bom domingo.
Beijinhos,
Ailime

Cidália Ferreira disse...

São sempre muito belos os contos que nos deixa aqui!:)
-
Passando para vos desejar a continuação de festas felizes, extensivo a todos os vossos familiares e amigos.

Beijos...Boa noite

redonda disse...

Gostei muito, muito deste conto, obrigada pela partilha aqui
E agora vinha desejar um Ano Novo com muita sorte, a correr melhor que o anterior quanto à vista e saúde, e tudo de bom
um abraço
Gábi

Pedro Coimbra disse...

A encerrar em beleza.
With a white Christmas.
Boa semana

Fatyly disse...

E encerras com mais uma pérola. Gostei imenso.

Beijos extensíveis aos teus.

Os olhares da Gracinha! disse...

Mais um bom momento de leitura!
Um excelente 2020 🥂

Cantinho da Gaiata disse...

Ainda bem que cheguei a tempo de ler o último conto deste ano.
Faço votos para o novo ano tenha mais uns minutos disponíveis para me dedicar aos blogs.
Beijinho e muita saúde, paz e amor para o novo Ano 2020.