Seguidores

15.6.18

GERÊS, UM PEDAÇO DO PARAÍSO PERDIDO


Para os amantes da natureza, e para os que aproveitam as férias para os tratamentos termais, temos hoje o  Parque Natural da Peneda-Gerês com as suas termas na Vila do Gerês,  no concelho de Terras do Bouro.

Pensa-se que estas termas já existiam no tempo dos romanos, pois nas escavações junto às nascentes termais, foram encontradas moedas da época romana.
 De resto ali perto temos a Geira Romana, que ligava Bracara Augusta, (actual Braga) a Asturica Augusta (actual Astorga em Espanha). Conhecendo as características únicas da água e sabendo como os romanos eram apaixonados pelas termas não é de estranhar que venham dessa época


É no reinado de D. João V, que se constroem  os primeiros edifícios para banhos, constituídos por tanques de granito, abrigados em guaritas de pedra,- os Poços
Em 1888 é esta estância visitada por suas majestades D. Luiz I e D. Maria Pia, D. Carlos I, então Príncipe real e sua esposa D. Maria Amélia. Só em 1897 é iniciada a construção do primeiro Estabelecimento Termal do Gerês.


As termas e a capela em frente


Hoje existe um moderno Estabelecimento Termal, e o novo SPA encontra-se dotado das mais modernas técnicas termais e de bem estar.
Mas o Gerês é também um paraíso para os amantes da natureza, por onde se podem "perder" em paisagens de sonho, que alterna  entre o azul do rio Caldo,  e o verde da floresta
Ponte sobre o rio Caldo
A paisagem vista do miradouro na serra.


As múltiplas quedas de água
     Os garranos, uma raça de cavalos que só existe aqui
                     Por todo o lado o luxuriante verde

Para os cristãos, no Gerês existe o maior Santuário não Mariano de Portugal,O  Santuário de S. Bento da Porta Aberta. Desconheço a data da sua construção, mas  foi reconstruído no final do século XIX.  
 Com um belo retábulo em talha coberto a ouro, 

E belos painéis de Azulejos, que contam a vida do Santo


Por se ter tornado demasiado pequeno para tantos peregrinos, foi inaugurada em 1998, um grande e moderno santuário, denominado a CRIPTA, ali mesmo ao lado, na encosta da serra, sobre o rio Caldo.

Painéis de azulejo com cenas religiosas acompanham-nos ao novo espaço de oração.

E aqui está ele, moderno e muito simples em contraste com a riqueza do anterior.
Mas ainda há mais para descobrir. A Cascata do Arado 


Portela do Homem, na fronteira com a Espanha, um local cheio de história
 Vilarinho das Furnas, a aldeia submersa pela Barragem parcialmente visível apenas no tempo de seca
E então? Vamos ao Gerês?

16 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite amiga Elvira,
Admirável e rica postagem, e para quem não pode curtir ao vivo, faço meu passeio virtual por Gêres, belo lugar e imagens. Uma partilha de muito bom gosto. Grata.
Votos de um feliz final semana!
Abraço!

Os olhares da Gracinha! disse...

Há 4 anos que não vou e perante os olhares lindos ... apetece regressar! bj

A Nossa Travessa disse...

Minha querida Elvirinhamiga

INFORMAÇÃO

Como deixei escrito no final do quarto texto da saga É DIFÍCIL VIVER COM UM IRMÃO MONGÓLICO fiquei seriamente a pensar em terminar a sua publicação. Isto porque o primeiro episódio teve uma boa aceitação (52 comentários e correspondentes respostas), o segundo ficou-se pelos 20 e o terceiro ainda menos, 18…
O apelo para uma boa polémica só teve uma resposta. A da Nonamamiga.
Escuso de matutar mais no problema: fico-me por este último texto. Continuarei a escrever a saga mas para outra finalidade. Obrigado a todos os que me acompanharam e também a quem o não fez


esteban lob disse...

Muy bello, Elvira. Pensar que aquellas termas ya existían en época de los romanos, hace poner los pelos de punta.

Abrazo chileno.

Tintinaine disse...

O Gerês conheço bem. Era passeio obrigatório todos os verões. Agora que os filhos e netos já comem pão com côdea, nem tanto, mas já lá fui este ano, mais ou menos sozinho, para reviver o passado.

Cidália Ferreira disse...

Portugal é lindo e está na moda! Belíssima postagem!! Obrigada, Amiga!

Beijos. Bom fim de semana.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Magníficas fotos do Gerês que já percorri de lés a lés há cerca de dez anos com o meu marido.
Fomos de carro e foi assim que viajamos e conhecemos grande parte do nosso lindíssimo País.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
já visitei essas Terras do Bouro por varias vezes e tenho fotos de alguns desses lugares. tenho inclusive boas recordações desse cantinho lindo de Portugal onde fui muito feliz .
Um bom fim de semana para todos .
JAFR

Isa Sá disse...

<muito bonito mesm!

Larissa Santos disse...

Fui lá em miúda. É lindíssimo e imagino que esteja ainda mais bonito. Obrigada pelas imagens

Hoje: - O meu semblante, perde-se, na melancolia { BC- Poetizando...}

Bjos
Votos de um óptimo Sábado

Meu Velho Baú disse...

Claro o Gerês é sempre digno da sua visita.....é mais um dos sítios que faz com que Portugal seja um País maravilhoso.
Obrigada pela lição de história
Beijinhos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Espero lá ir este Verão.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Teresa Isabel Silva disse...

É realmente um paraíso!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Victor Barão disse...

Minha estimada e honrosa amiga Elvira, sem já falar na sua vertente meramente literária, a exemplo de "Casamento de conveniência" cujos últimos dezassete capítulos terminei de ler e comentar minutos atrás; mas tão só daí para cá, extensível à postagem alusiva a São Pedro do Sul, à outra alusiva a Lagos _ Algarve, terminando, de momento, nesta alusiva ao Gerês, além da natural e inevitável gratidão pela partilha cultural e nacional que as mesmas representam, de repente é-me suscitado que quem me dera ter não metade, mas tão só um terço... da dinâmica fotográfica e escrita da estimada Elvira Carvalho.

Muitos parabéns, minha amiga, com extensíveis votos da melhor saúde possível.

Abraço e excelente fim-de-semana

VB

Graça Sampaio disse...

Vamos!! Já lá fui muitas vezes, mas nunca me canso de tão lindo que é!

Berço do Mundo disse...

A Elvira anda cá pelo Norte? Gosto muito do Gerês, merece muitas visitas.
Beijinho, boa semana
Ruthia d'O Berço do Mundo