Seguidores

13.2.16

S. VALENTIM

  



Porque amanhã se festeja o dia dos namorados que tem por patrono S. Valentim , procurei saber mais sobre este santo. E o que encontrei é uma série de artigos lenda, em que ora me aparece um simples padre que casava os jovens, numa altura em que o imperador Claudius II teria proibido os casamentos, por precisar de mancebos para a guerra, e que por causa disso foi condenado à morte, recebendo enquanto esperava a execução o apoio e o agradecimento dos jovens que anteriormente casara.  Numa outra lenda que começa de igual maneira, a proibição do imperador Claudius, II, no ano 270 A.C.
Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). A morte teria ocorrido a 14 de Fevereiro, no ano 269 antes de Cristo. Uma e outra dão Valentim como mártir.
No entanto, parece que esta data, foi como quase todas as datas religiosas católicas escolhida para se sobrepor a Lupercalia, uma grande festa pagã que se realizava nessa data.
Na antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera. E o dia 14 de Fevereiro era dedicado à deusa Juno,  que além de ser a rainha de todos os deuses, era para os romanos a deusa das mulheres e do casamento. A 15 de Fevereiro começava a Lupercalia, que celebrava o amor e a juventude.
No decorrer dessa festa, havia um sorteio de  nomes de jovens de ambos os sexos, que teriam que ficar juntos enquanto durasse a festa. Acontece que não raras vezes, estes "casais" se apaixonavam e acabavam mesmo por casar. Introduzindo o São Valentim no dia 14 de Fevereiro, como patrono dos namorados, fez-se a adaptação da Lupercalia ao cristianismo, e acabou-se com a tradição pagã.
Muitos têm sido os festejos a  S, Valentim ao longo dos séculos.  Os Celtas costumavam vestir as crianças de adulto, e depois elas iam de porta em porta cantando canções de amor. Nesse tempo,  no País de Gales, os apaixonados trocavam neste dia, colheres de madeira com as seguintes gravações. Um coração, uma fechadura e uma chave, que significava
"Só tu tens a chave do meu coração"
Durante a Idade Média, na França e na Inglaterra, os jovens sorteavam o nome dos seus 
pares e coziam-nos nas mangas da roupa durante uma semana. Se alguém ostentasse um coração cozido à roupa era sinal de que estava apaixonado.
Parece consensual, que foi Charles, o duque de Orleães, o primeiro a utilizar cartões de São Valentim.  Tendo sido feito prisioneiro na batalha de Agincourt, e levado para a Tower of London, em 1945, terá enviado pelo São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor a sua esposa que se encontrava em França.
O "borda de água" assinala o dia como sendo S. Valentim
Dia dos namorados e dos afectos.



Fontes:  Wikipédia, Cupido




13 comentários:

maria disse...

Não sendo eu fã do dia dos namorados, porque não sou, se dissesse o contrário estaria a mentir, no entanto nunca me recusei a comemorar o dia caso a pessoa que estivesse ao meu lado no momento fizesse questão. E já jantei fora nesse dia, não sei como sobrevivi, mas é um facto que já o fiz. Já me ofereceram rosas encarnadas no dia, não gostando propriamente dessa cor de rosas, nada disse. Os homens tendem a pensar que as mulheres são todas iguais, logo, todas gostam de rosas encarnadas. Não é verdade, o meu olhar cai nas rosas brancas e nas rosas chá, mas pronto, uma pessoa não quer magoar o outro no momento e agradece.

Elvira, gostei muito deste seu texto, nunca me deu para pesquisar sobre S.Valentim. Aprender nunca é demais e é bem verdade.

Tenha um bom fim-de-semana.

António Querido disse...

Amanhã dia de S. Valentim, vou-me oferecer para ajudar a fazer o almoço à minha namorada, não sei se vai aceitar, mas penso que vai contar a intenção!
Para o "Figueira Minha", vou à procura de qualquer coisa, mas não vem por aí coisa boa!
Deixo um abraço a todos os namorados.

chica disse...

Interessante pesquisa e desejo ótimo S.Valentim por aí! bjs, chica

Os olhares da Gracinha! disse...

Gosto muito desta "lenda"...bj e bom domingo!

Andre Mansim disse...

Que legal. Bela história.
Mas certeza que é A.C?
Parece uma história mais nova.
Mas sua pesquisa e postagem ficaram muito boas.

Edum@nes disse...

Amanhã, não sei o que irei fazer,
porque o futuro é incerto
só depois de passar poderei dizer
ao fim do dia, se o que fiz estava certo!

Sem fogo, não há fumo! As histórias e as lendas, também não existiriam, se algo não se tivesse passado! Gostei de ter lido esses acontecimentos do passado!

Desejo-lhe uma boa noite amiga Elvira, e um bom dia de domingo, "S. Valentim"! Um abraço.
Eduardo.

AFlores disse...

Cá em casa não vamos em conversas, já somos (ambos) Santos... de nome ;) :)
Tudo de bom.

Tintinaine disse...

Eu sou mais fã do S. Tiago (aos mouros) que espalhava espadeiradas a torto e a direito!
Namorados rima com enganados e nem quero pensar nisso!

Graça Sampaio disse...

Cá fiquei a saber um bocadinho mais desta(s) lenda(s). Abençoada internet...

Passa um bom dia dos namorados e namorem muito... Beijinhos.

Portuguesinha disse...

Acho divertido essa ideia de sortear pares.
É engraçado não saber com quem se vai parar, rsss.

Se continuasse assim pelo menos ninguém ficaria de fora.

Elisa disse...

Eu passei o dia em casa na companhia da minha cara metade como nos outros dias. para mim tem significado o que ele faz nos outros dias...sem contar!!! Esses sim os gestos e atitudes do nada que me enchem o coração...
Um grande beijinho
elisaumarapariganormal.blogspot.pt

Socorro Melo disse...


Interessante as lendas sobre São Valentim. Já conhecia alguma coisa sobre elas. Aqui para nós o dia dos namorados ocorre em junho, dia 12, e o santo protetor dos casais é nada menos que santo Antônio de Lisboa, rsrs

Grande abraço

Dorli Ramos disse...

Oi Elvira
Dia dos namorados são todos os dias.
Quando escolhemos alguém para amar dividimos as alegrias e as tristeza.
Beijos
Minicontista2