Seguidores

29.11.19

OS SONHOS DE GIL GASPAR - PARTE XX




O Natal desse ano, não teve o brilho nem o esplendor daqueles que Sara  organizava, mas em compensação o calor humano esteve sempre presente. Nele estiveram presentes, além de Gil, os seus irmãos, Marco com Isabel e os futuros sogros, Laura com Alcides, cuja amizade parecia desviar-se para dar lugar a outro sentimento, a julgar pelos olhares que trocavam entre si. Estavam também à mesa, Celeste, a empregada que estava na casa há mais de dez anos, viúva, cujos filhos se encontravam emigrados, e Inês e o seu filho, o pequeno Luís, um garoto moreno e franzino, que parecia estar sempre em sobressalto como se temesse algo.
Odete, que tinha sido despedida por Sara, e fora reintegrada depois do acidente, e Maria, tinham tido licença para passarem o Natal em casa com as respetivas famílias.
Mariana que saíra do hospital dois dias antes, dormia docemente no seu quartinho, depois de ter tomado banho e bebido todo o leite do biberão.
Pelas vinte horas, o pessoal do restaurante onde Gil encomendara não só a Ceia de Natal, mas também as refeições do dia seguinte, vieram fazer a entrega, e Celeste ajudada por Inês, (que desde que tinha o filho consigo parecia outra pessoa e ganhara de imediato a confiança das restantes empregadas) puseram a mesa.
A ceia, decorreu, pois, num ambiente de fraternidade. Durante ela, Marco e Isabel disseram que pensavam casar no primeiro domingo de Março, do ano seguinte. E Gil informou que tinha aceitado, a proposta de venda dos direitos do seu primeiro livro "Almas Sombrias" para o cinema e que por isso viajaria logo a seguir ao Ano Novo para Nova Iorque, onde se ia reunir com um famoso guionista, que iria transformar a história do livro no guião para o filme.
-Custa-me muito separar-me da minha filha tão pequenina, mas é impossível viajar com ela. Vou conversar com o guionista, saber como ele pretende fazer a adaptação e iniciar o trabalho com ele. Espero estar fora no máximo uma semana. Depois de termos elaborado o projeto poderei analisar e acompanhar o seu trabalho via Internet. Se por algum motivo a estadia se prolongar vou voltar no fim de semana a fim de estar com ela um ou dois dias. E estarei convosco todos os dias por video chamada. A escritura do prédio para a futura Fundação está marcada para o dia vinte e oito e o doutor Alcides tratará imediatamente de contratar a empresa que combinamos a fim de iniciar as obras do projeto que já aprovei. Há umas pequenas alterações com a sala para consultas, mas isso deixo com a Laura que percebe mais de uma sala de consultas do que eu. Ela tratará com o arquiteto. Quero aquilo pronto o mais rápido possível.
- E como se chamará a Fundação? – perguntou a irmã.
- Mariana Gaspar – respondeu Gil emocionando os irmãos, pois todos comungavam da mesma devoção, pela mulher que lhes dera a vida e que tanto sofrera para os criar.
- Laura, tu estarás aqui em casa enquanto eu estiver fora, ou vais para o teu apartamento? – perguntou um pouco mais tarde.
-É claro que estarei aqui durante a tua ausência, exceto claro o tempo que estiver no hospital, pois como sabes vou começar a trabalhar dia dois de Janeiro.
- Obrigado. Fico mais descansado, contigo aqui, não porque não confie em vós, - disse voltando-se para Inês e Celeste. – Mas as crianças nestas idades adoecem com facilidade, e é sempre bom ter uma médica perto.




E com o comentário do Esteban chegamos aos 44.000 

13 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Sem fazer a mais pequena ideia das surpresas que nos guarda.
Bfds

Os olhares da Gracinha! disse...

Pondo a leitura em dia 👏👏👏👏👏

chica disse...

Lendo, curtindo e gostando muito! bjs, chica

Cidália Ferreira disse...

Gostei deste episódio! Obrigada Elvira!

.
Afeição aos silêncios.
Beijo e um bom fim de semana.

António disse...

Passo para desejar um bom fim de semana e com votos de que tudo corra pelo melhor.
Abraço

Jaime Portela disse...

A história está a ser muito bem contada. Numa narrativa sempre interessante, ficando o leitor com água na boca por mais um capítulo.
Elvira, tenha um bom fim de semana.
Beijo.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Continuo por cá e a acompanhar com interesse.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

noname disse...

Aos pulinhos, para saber como vai isto findar.

Boa tarde, Elvira

Fá menor disse...

Estou a gostar muito de seguir mais esta história!

Força, sempre, amiga Elvira!

Bom fim-de-semana!

Beijinhos.

Edum@nes disse...

Tudo parece estar indo de acordo com o que Gil tem planeado para o futuro?

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira. Um abraço.

Kique disse...

Passei para por a minha leitura em dia
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Grande Promoção

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Continuando a gostar imenso desta história.
Um beijinho.
Ailime

João Santana Pinto disse...

Um texto para enquadrar os personagens e fazer como que o balanço antes de avançar para novos voos...