Seguidores

28.4.20

À MÉDIA LUZ - PARTE XII






No dia seguinte, depois de muito pensar, Gabriel decidiu que o melhor local para se encontrarem e falarem sem serem interrompidos, seria na empresa, que, como era domingo, estava fechada. Depois telefonou ao amigo e à jovem informando-os da sua decisão e confirmando a hora da reunião.
Gabriel, chegou um pouco antes da hora marcada, e aguardou no parque a chegada dos outros dois. Cinco minutos mais tarde chegou Sandra. Trajava um vestido preto que se ajustava ao corpo como uma luva e lhe descia até aos joelhos. Por cima uma casaquinha branca debruada a preto. O empresário ficou contente por ela ter posto de lado as ridículas e antiquadas roupas que usara até ao fim de semana anterior. O cabelo estava preso como de costume. Simples e muito elegante. Pouco depois, chegou o inspetor, e Gabriel  apresentou-os. Depois dirigiram-se para o escritório onde se sentaram. O inspetor foi o primeiro a quebrar o silêncio.
- Bom, Sandra, o Gabriel pôs-me ao corrente do que fez. Parece que andou por aqui, vasculhando o escritório dele, tentando encontrar alguma prova para ilibar o seu pai. Isso quer dizer que está convencida que seu pai é mesmo inocente. Posso saber o que lhe dá essa certeza?
- O meu pai jurou-me. Mas não era preciso que o fizesse. Conheço-o desde que nasci. Ele foi meu pai, minha mãe, meu amigo. Confio nele como em mim própria, senhor.
- Muito bem. Porém deve saber, que na maioria das vezes, as nossas certezas são falsas. Às vezes a pessoa tem tentações a que não consegue resistir.
- Não o meu pai. E se o senhor não acredita que ele está inocente, não vai ajudar-me em nada. O melhor é ir-me embora, - disse levantando-se.
- Por favor sente-se e acalme-se. O Gabriel pediu-me ajuda e eu vim. Isso significa que quero ajudar. Deve compreender que na minha profissão, somos desconfiados por natureza e não conheço o seu pai. Tudo o que lhe possa perguntar, será o mesmo que perguntaria em qualquer outro caso em que estivesse envolvido, na certeza de que procurarei acima de tudo a verdade. Nem por amizade ou mesmo laços familiares eu falsearia um resultado. Entendeu? 
-Sim. Peço desculpa!
-Não precisa. Sei que para si a situação é muito dolorosa. Voltando à nossa conversa. Que mais lhe disse o seu pai, além de jurar, que era inocente?
- Ele disse-me que alguém tinha armado as provas para o incriminar. E que se descobrisse quem o fez, descobriria quem tinha roubado o dinheiro.
-E ele desconfiava de alguém em particular?
- Não.
- E a Sandra? Desconfiou de alguém?
Ela enrubesceu e olhou para Gabriel. Sentiu como o rosto masculino endurecia, talvez estivesse magoado, mas ela tinha que ser sincera.
- Sim. Quando descobri que o senhor Gabriel Santana, comprou a parte do seu sócio, poucos meses depois da condenação do meu pai, acreditei que ele poderia ter feito o desfalque para desestabilizar a firma e fazer com que o sócio lhe vendesse a sua parte.
- E por isso conseguiu o lugar de secretária dele?
- Isso foi uma questão de sorte. A empresa onde trabalhara até pouco tempo antes, mudara a sede para o norte do país e eu não podia afastar-me de Lisboa, por causa das visitas ao meu pai e então despedi-me. Procurava emprego, quando vi o anúncio para a vaga e resolvi candidatar-me.
- É muito bonita, Sandra. Esperava apanhar o Gabriel seduzindo-o?
Sem se conter, Gabriel soltou uma gargalhada, enquanto ela corava até à raiz do cabelo.
- O que é que eu disse de tão engraçado? - perguntou o inspetor olhando para o amigo com estranheza. 
- É que não te contei. A Sandra resolveu disfarçar-se de alguém sem graça. Devias tê-la visto. Se não fosse uma ótima profissional, tinha-a despedido no segundo dia. Parecia... uma dama de um quadro de museu.


E porque amanhã é um dia de festa, não haverá esta história. Mas por favor não faltem. Estão todos convidados.


17 comentários:

Janita disse...

Muito bem! Sigo com a atenção de sempre e, quanto ao convite, se a Elvira pede, amanhã cá estarei.

Boa noite e sono descansado.

noname disse...

Expectante :-)

Boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

Por aqui vamos ter festa a partir de quinta-feira.
Um fim-de-semana GRANDE

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Outro episódio que apreciei imenso, em que a sua criatividade continua bem presente.
Então, amanhã, junto-me à festa.
Beijinhos e bom dia com saúde.
Ailime

Isa Sá disse...

Já aceitei o convite!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Maria João Brito de Sousa disse...

:) Cá estarei, desde que o coração me não deixe ficar mal, amiga!


Forte abraço!

Tintinaine disse...

Festa? Isso será impossível recusar!
Já não recordo o motivo da festa que deve ter acontecido no mesmo dia em anos anteriores, mas isso será motivo a dobrar para voltar aqui, amanhã.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Está a ficar interessante.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Teresa Isabel Silva disse...

Estou a gostar de acompanhar... Vou ler os capítulos que deixei para trás!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

chica disse...

Capítulo muito legal e vamos estar aqui na festa,com certeza! beijos, chica

" R y k @ r d o " disse...

Quem teria mesmo feito o desfalque? Continua a incógnita.

Cumpts

teresa dias disse...

Capítulo lido com muito agrado.
Convite para a festa, aceite!
Beijo, saúde.

Edum@nes disse...

Voltarei para saber o resultado das investigaçães levadas a cabo pelo inspector.

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

As coisas estão a correr bem! :)
-
Ventos forasteiros ...
Beijos e uma excelente noite!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Ótimo este capítulo, tomara que esse cara consiga ajudar a provar a inocência do pai dela. Já fui na festa, linda e cheia de guloseimas, me fartei!
Beijos afetuosos!

Os olhares da Gracinha! disse...

Mais um belo capítulo... Que gostei de ler!!! Bj

João Santana Pinto disse...

Não é fácil um texto com tantos diálogos e talvez por isso eu acabe por me esconder em inúmeros pormenores (nos cenários).

Gostei da capacidade da personagem Sandra não se deixar intimidar e reafirmar sobre quem recaiam as suas suspeitas, bem como o pormenor final do Gabriel, ou seja o facto da autora nunca ter escolhido o caminho mais fácil (o de ter uma personagem a seduzir) permite um toque muito engraçado à história, pala além dos valores já antes transmitidos de que uma mulher tem o mérito para pela competência conseguir emprego, ou o assédio nos locais de trabalho)

Abraço e vamos aguardar pela continuação