Seguidores

30.4.20

À MÉDIA LUZ - PARTE XIII





- Estou a ver. E porque desistiu do disfarce?
- O senhor Gabriel descobriu-me. Na academia de dança.
- À sim, essa parte ele já me contou. E então o que fez, além de ser a eficiente  secretária do Gabriel?
- Eu, - voltou a olhar o rosto de Gabriel, como que pedindo desculpa. – Revirei as gavetas do escritório, pesquisei as pastas, tentei até entrar no seu computador, mas não descobri a password.
- E…
- Nada, senhor.
- Sabe que me espanta a sua ingenuidade? Então pensa que se o Gabriel, tivesse feito o que pensou, ele deixaria as provas aqui à mão de semear, à espera que alguém as viesse procurar? E mais, sabe que com essa confissão, pode ser despedida e denunciada pelo que fez?
Sandra limitou-se a acenar com a cabeça.
-Por favor Pedro, - interrompeu Gabriel - conhecendo as suas razões, eu nunca faria isso! 
- Sei que não. Conheço - te há muitos anos. E conheço o cordeiro que se esconde, sob a pele de lobo. Só quero que a Sandra tenha noção do risco que correu, porque o que fez é crime.  Agora diz-me, já tinhas câmaras de vigilância na altura do desfalque?
- Já.
E tens todas as gravações guardadas, ou são apagadas ao fim de algum tempo?
-Creio que estejam todas guardadas, mas sinceramente não sei. Foi o meu sócio que tratou do contrato com a empresa de segurança, e eles é que tratam disso. Mas podemos já saber disso. É só chamar o segurança de serviço - disse pegando no telefone, e chamando-o.
- E quem mais podia ter acesso à conta da empresa, sem seres tu, e o teu sócio? - perguntou o inspetor.
- Naquela altura, a firma não funcionava como agora.  Inicialmente a sociedade era composta pelo António e pelo meu pai. Eu entrei pouco tempo antes do desfalque, quando morreu o meu pai, e herdei a sua parte. A firma estava antiquada, em muitas coisas, e a segurança informática, não era lá grande coisa. O contabilista e a secretária, tinham acesso à conta, tal como eu e o meu sócio.
- A secretária? Tua, ou do teu sócio? E o que foi feito dessa secretária?
-A Alice assessorava-nos aos dois. Era uma senhora de meia-idade, que estava na firma desde a sua fundação. Faleceu há dois anos de ataque cardíaco.
Bateram à porta e o segurança entrou.
- Boas-tardes, - saudou
 - Boa-tarde, Francisco. Gostaria de saber o que fazem vocês às cassetes de video vigilância, - perguntou Gabriel
- Estão todas arquivadas por ano e mês, lá no depósito. Desde o início até agora.
- Obrigado. Pode retirar-se.
O segurança saiu fechando a porta. Gabriel perguntou então ao inspetor:
- Pensas que pode estar lá qualquer coisa que escapou aos investigadores? Porque eles examinaram-nas.  
- Não sei. Mas pode acontecer, se a data do desvio não coincidir com a data em que vocês deram por isso. Diz-me uma coisa, tens confiança no teu ex-sócio?
- Absoluta.
- E com que frequência vocês verificavam o saldo da empresa?
- Bom, recordo que na altura, eu ainda estava a tentar inteirar-me do que acontecia por aqui. Preocupava-me mais com os projetos que meu pai tinha deixado a meio do que com as contas. Isso estava mais com o António e nessa altura ele também andava um bocado em baixo não só com a morte do meu pai de quem era amigo há anos, como com a própria saúde.
- Isso torna possível que o desfalque tenha ocorrido algum tempo antes de vocês darem por isso, - concluiu o inspetor ficando por momentos pensativo. Depois de alguns segundos em que o silêncio reinou no gabinete, retomou a palavra e disse olhando para a jovem:
- Não prometo inocentar o seu pai, mas posso prometer que vou fazer todos os possíveis para descobrir a verdade sobre o desfalque. Vou ter que analisar as cassetes da video vigilância, desde o dia em que foi detetado o desvio até três meses antes. Calculo que por muito em baixo que estivesse o teu sócio, não levaria mais de três meses sem verificar o saldo da conta. Espero que as tenhas todas amanhã à tarde, Gabriel. Passarei por aqui no fim do trabalho, a recolhê-las. Peço que mantenham segredo absoluto sobre as nossas intenções, e não quero que ninguém saiba que a Sandra é filha do antigo contabilista. Para todos os efeitos, tudo tem que continuar como até hoje. Entendido?
-Sim - disseram os dois em uníssono.
- Então creio que podemos ir. – voltou-se para Gabriel. – Não te esqueças de ter as cassetes separadas para eu levar amanhã à tarde. Sandra, tenho que ir visitar o seu pai. Ele está onde?
- Em Monsanto.
-Muito bem. Vamos?
E os três encaminharam-se para a saída, onde se despediram e partiram cada qual para seu lado.

Só para os que estão a ler a história pela primeira vez.
Parece evidente que o Gabriel não teve nada a ver com o desfalque.  Então quem vos parece que tenha sido? Alice? António, o ex-sócio de Gabriel? Outro empregado? Ou Sandra está completamente enganada em relação ao pai?

E amanhã é de novo um dia especial, pelo que esta história continua a 4 de Maio.


17 comentários:

noname disse...

Nesta altura penso que o pai da moça não é culpado, talvez um dos empregados que tinham acesso às contas, mas ainda não tenho palpite, sobre qual.

Boa noite, Elvira

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

A história segue maravilhosa e com este mistério a ser desvendado! Acredito na inocência do pai dela e só penso que o culpado é o ex-sócio.
Beijos afetuosos!

Maria João Brito de Sousa disse...

Amanhã é um dia muito especial para todos nós :)

De momento, não faço ideia de quem possa ter cometido o desfalque, mas não me parece mesmo nada que Sandra esteja enganada quanto à inocência do seu pai, amiga.

Fico a aguardar o que se possa vir a apurar das cassetes de vídeo-vigilância.

Forte abraço!

Isa Sá disse...

A passar para acompanhar a história!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Olinda Melo disse...


Bem, Elvira. Cheguei agora ao conto, que já vai avançado. Como sempre muito bem escrito e com uma pontinha de suspense a despertar o interesse. Terei de vir ler mais. Quem terá feito o desfalque? Não posso ainda dar palpite. Talvez mais à frente.


Beijo
Olinda

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Interessante e continuo a acompanhar.
Um abraço e um bom 1º de Maio.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Teresa Isabel Silva disse...

Confesso que estou a ler esta história com a mente aberta,. por isso para já todos são suspeitos!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

chica disse...

Acompanhando, relendo mais esse capítulo! Lindo dia! bjs, chica

" R y k @ r d o " disse...

Talvez a antiga secretária tenha ou saiba algo sobre o desfalque. O Pai da garota não me parece que seja culpado.
.
Cumprimentos
Cuide-se

Duarte disse...

Claro, tudo é possível e quando interessa até os melhores investigadores fazem vista grossa.
Este tema está a gustar à malta da Turma. Já te contarei coisas.
Boa saúde para um bom feriado.
Abraços de vida

Jaime Portela disse...

Não faço ideia.
E será que a autora já sabe...?
Continuo a gostar, como sempre.
Querida amiga Elvira, tenha um bom fim de semana.
Beijo.

aluap disse...

Como a Alice já morreu eu viro a seta para o ex-sócio, António.
Saúde!

Cidália Ferreira disse...

Pois. a estória pode de facto mudar de rumo.. Fico a agradar!
-
Desalento...
Beijos e uma excelente tarde!

João Santana Pinto disse...

O Gabriel está a "mudar a imagem", mas ainda terá de esforçar-se um pouco mais (sorrisos)

É muito fácil tentar culpar o pai dela ou a secretária… Neste momento estou dividido entre Alice e arriscaria mesmo uma outra possibilidade… o pai do Gabriel por qualquer razão que ainda não se sabe…

Um Abraço

Edum@nes disse...

já li esta hitória, mas não me lembro como terminou.

Bom fim de senama, com o dia do trabalhador a ser festajado em casa. Porque dias há muitos. Por isso, mesmo, mais vale perde um dia na vida, do que por causa de um dia perder a vida. Um abraço.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um capítulo cheio de "suspense" que adorei.
Estou a ler pela primeira vez a história e os meus suspeitos são os menos prováveis.
Se acertar no final eu digo em quem pensei.
Beijinhos e bom feriado.
Ailime

teresa dias disse...

O Gabriel não se está a portar mal mas... não, (ainda) não tenho ideia de quem possa ser o autor do desfalque.
Bjs.